Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

José Sena Goulão / Lusa

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica desta quinta-feira.

Houve um aumento de 783 casos (9,5%) em comparação com o número de novos casos de quarta-feira. Há mais 316 casos internados, num total de 1.042 casos, uma subida de 44%. O aumento do número de casos em Unidades de Cuidados Intensivos foi mais reduzido, registando-se apenas mais dez casos num total de 240 (mais 4%).

O Boletim da DGS mantém os 39 países, mas aumenta o número de casos importados para 560, mais 18 do que na véspera.

O número de mortes subiu de 187 para 209, depois do maior aumento de vítimas em 24 horas desde o início da pandemia (27). “A taxa de letalidade global é de 2,3% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 9,2%. Em domicilio estão 85,4% dos doentes (7715 doentes)”, disse o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

A incidência nas pessoas acima dos 70 anos (20 das 22 mortes), que representam 86,6% das 209 mortes por covid-19 no país (136 acima dos 80 anos, 45 entre os 70 e os 79 anos). Continuam a existir apenas dois casos, mulheres, abaixo dos 50 anos, entre as vítimas com menor idade.

Registou-se a terceira vítima no Algarve. A região Norte continua a ser a que conta com mais óbitos (mais 12, num total de 107), seguida da região Centro (mais três, num total de 55) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (mais seis, num total de 44).

O número de casos recuperados, que se tinha mantido em 43 nos últimos seis dias, passou agora para 68.

80 mil zaragatoas chegam sexta-feira

António Sales disse que vão ser distribuídas esta quinta-feira seis mil zaragatoas, sendo que estão encomendadas mais 400 mil, das quais 80 mil chegam na sexta-feira. As restantes têm entregas previstas nas próximas semanas. Chegam também mais 200 mil testes na próxima semana.

“Estamos em condições de duplicar a nossa capacidade de ventilação. Foram oferecidos 400 ventiladores invasivos, muitos dos quais já chegaram aos hospitais, e recebemos 140 não invasivos a título de empréstimo. Foram também adquiridos mais 900 pela administração central (144 chegarão este fim de semana)”, disse.

Sobre os critérios para a realização dos testes, Graça Freitas diz que quem tem a principal indicação para ser testado são os doentes suspeitos e depois as pessoas que tiveram contacto com eles, sobretudo em lares e situações semelhantes.

Questionada sobre o pico da epidemia, Graça Freitas repete que o pico pode ser estendido no tempo, uma vez que a subida não está a ser abrupta.

“Estamos a subir a curva, ainda estamos em ascendência, mas não exponencial e abrupta. Temos tido uma ascendência aplanada, mas não sabemos quando vai ser o pico. Quanto mais lenta for a nossa progressão mais para a frente vai o pico. Estamos a fazer tudo para subir lentamente, vamos depois estar em planalto, mas só saberemos que estivemos no pico quando começarmos a descer, e mesmo assim não dá para ver logo nos primeiros dias de descida. O que nos interessa neste momento é sobretudo saber o número de doentes que temos por semana para termos a certeza de que os conseguimos tratar adequadamente. O objetivo é tratar bem os doentes”, disse.

António Sales referiu que 1124 profissionais de saúde infetados: 206 médicos, 282 enfermeiros e 634 outros profissionais, como assistentes técnicos e operacionais e de diagnóstico e terapêutica. Há 7 médicos e 1 enfermeiro nos cuidados intensivos. Os dados poderão ter sofrido alterações.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …