Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

José Sena Goulão / Lusa

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica desta quinta-feira.

Houve um aumento de 783 casos (9,5%) em comparação com o número de novos casos de quarta-feira. Há mais 316 casos internados, num total de 1.042 casos, uma subida de 44%. O aumento do número de casos em Unidades de Cuidados Intensivos foi mais reduzido, registando-se apenas mais dez casos num total de 240 (mais 4%).

O Boletim da DGS mantém os 39 países, mas aumenta o número de casos importados para 560, mais 18 do que na véspera.

O número de mortes subiu de 187 para 209, depois do maior aumento de vítimas em 24 horas desde o início da pandemia (27). “A taxa de letalidade global é de 2,3% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 9,2%. Em domicilio estão 85,4% dos doentes (7715 doentes)”, disse o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

A incidência nas pessoas acima dos 70 anos (20 das 22 mortes), que representam 86,6% das 209 mortes por covid-19 no país (136 acima dos 80 anos, 45 entre os 70 e os 79 anos). Continuam a existir apenas dois casos, mulheres, abaixo dos 50 anos, entre as vítimas com menor idade.

Registou-se a terceira vítima no Algarve. A região Norte continua a ser a que conta com mais óbitos (mais 12, num total de 107), seguida da região Centro (mais três, num total de 55) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (mais seis, num total de 44).

O número de casos recuperados, que se tinha mantido em 43 nos últimos seis dias, passou agora para 68.

80 mil zaragatoas chegam sexta-feira

António Sales disse que vão ser distribuídas esta quinta-feira seis mil zaragatoas, sendo que estão encomendadas mais 400 mil, das quais 80 mil chegam na sexta-feira. As restantes têm entregas previstas nas próximas semanas. Chegam também mais 200 mil testes na próxima semana.

“Estamos em condições de duplicar a nossa capacidade de ventilação. Foram oferecidos 400 ventiladores invasivos, muitos dos quais já chegaram aos hospitais, e recebemos 140 não invasivos a título de empréstimo. Foram também adquiridos mais 900 pela administração central (144 chegarão este fim de semana)”, disse.

Sobre os critérios para a realização dos testes, Graça Freitas diz que quem tem a principal indicação para ser testado são os doentes suspeitos e depois as pessoas que tiveram contacto com eles, sobretudo em lares e situações semelhantes.

Questionada sobre o pico da epidemia, Graça Freitas repete que o pico pode ser estendido no tempo, uma vez que a subida não está a ser abrupta.

“Estamos a subir a curva, ainda estamos em ascendência, mas não exponencial e abrupta. Temos tido uma ascendência aplanada, mas não sabemos quando vai ser o pico. Quanto mais lenta for a nossa progressão mais para a frente vai o pico. Estamos a fazer tudo para subir lentamente, vamos depois estar em planalto, mas só saberemos que estivemos no pico quando começarmos a descer, e mesmo assim não dá para ver logo nos primeiros dias de descida. O que nos interessa neste momento é sobretudo saber o número de doentes que temos por semana para termos a certeza de que os conseguimos tratar adequadamente. O objetivo é tratar bem os doentes”, disse.

António Sales referiu que 1124 profissionais de saúde infetados: 206 médicos, 282 enfermeiros e 634 outros profissionais, como assistentes técnicos e operacionais e de diagnóstico e terapêutica. Há 7 médicos e 1 enfermeiro nos cuidados intensivos. Os dados poderão ter sofrido alterações.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …