Há 6% de probabilidade de o Tesla de Elon Musk voltar (e colidir com a Terra)

Elon Musk / Instagram

Space X

Starman ao volante de um Tesla Red Roadster a caminho de Marte

Parece que esta não foi a última vez que vimos o Tesla de Elon Musk que foi lançado para o espaço na semana passada.

Num artigo publicado no jornal MNRAS na terça-feira, Hanno Rein, da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmou que no próximo milénio há um risco de 6% que o Tesla venha a colidir com a Terra. Mas se considerarmos os próximos três milénios, a probabilidade aumenta para 11%.

“Como já estávamos com todos os softwares prontos e quando descobrimos que o lançamento foi bem-sucedido, resolvemos conferir o que vai acontecer com o Tesla nos próximos milhões de anos. Mesmo se o carro cair sobre a Terra, a população no geral e mesmo Elon Musk não se devem preocupar com isso“, informou o cientista.

Na passada quarta-feira, foi lançado o primeiro “automóvel espacial”, Tesla, que pertence a Elon Musk, fundador da SpaceX. O carro foi enviado para o espaço sideral em direção a Marte pelo foguete Falcon Heavy, que fez o primeiro lançamento bem-sucedido.

Inicialmente, Elon Musk chegou a acreditar que o Tesla tinha falhado o seu objetivo principal – Marte -, mas os cientistas ressaltaram que o carro do empreendedor está, de facto, a aproximar-se do Planeta Vermelho, contudo não se tornará num satélite.

Com a ajuda de um programa desenvolvido para simular o movimento de asteroides próximos da Terra, a equipa de astrónomos canadiana estudou a mudança da órbita do Tesla e a forma como o carro será afetado pela atração de Júpiter, Marte, Terra e outros grandes planetas ao aproximar-se deles.

 

Os cientistas, ao considerar todos os possíveis fatores negativos, calcularam que o Tesla tem 6% de probabilidades de voltar à Terra nos próximos mil anos. Além disso, há 2,25% de probabilidade do primeiro automóvel espacial não cair na Terra, mas em Vénus.

Segundo Hanno Rein e os seus colegas, o carro vai permanecer no espaço por cerca de 10 milhões de anos antes de colidir com algum objeto ou se queimar na atmosfera. Entretanto, isso não acontecerá no futuro próximo, apenas em 2091, quando o carro se aproximar da Terra a uma distância menor do que a que nos separa da Lua.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …