Há 4.000 Hyundais presos num navio de carga desde 2019. Está tombado na costa da Geórgia

Um navio sul-coreano MB Golden Ray tombou na costa da Geórgia, nos Estados Unidos, em setembro de 2019 – onde lá continua desde então com 4.000 Hyundais presos a bordo.

Em 2019, um navio de carga com 200 metros chamado MV Golden Ray começou a virar apenas 23 minutos após a sua partida do porto de Brunswick em 8 de setembro. O navio tombou e, embora não tenha havido vítimas, o MV Golden Ray tinha 4.200 Hyundais a bordo, de acordo com o Interesting Engineering. De momento, esta carga continua presa dentro do navio.

Com 32 metros de largura e capacidade para 20.995 toneladas de peso morto, desmontar o MV Golden Ray nunca será uma tarefa fácil. De acordo com a NPR, as tripulações começaram a preparar-se para ir ao local e começar a demolir o navio com cuidado.

Como tantas outras coisas em 2020, essa tarefa foi colocada em pausa devido à pandemia de covid-19, de acordo com o site de notícias de navegação Freight Waves. Dez funcionários do grupo responsável pelo desmantelamento testou positivo à covid-19, o que significa que 50 tiveram de ficar em quarentena.

Além disso, com a temporada de furacões na área a aproximar-se rapidamente, é provável que haja mais retrocessos. Assim, a tarefa será colocada em espera até outubro.

Quando as coisas finalmente começarem a andar, um navio de carga pesada VB-10.000 de casco duplo, que originalmente deveria ter ido ao local em meados de julho, usará dois guindastes de pórtico de 68 metros de altura para cortar o navio de carga em oito grandes seções. Cada uma delas será içada numa barcaça e transportada para uma instalação de reciclagem na Louisiana para processamento.

Os 4.200 Hyundais a bordo do navio ainda estão com o tanque de combustível cheio, por isso há uma preocupação ambiental constante. Além disso, o desmantelamento pode expor o meio ambiente a produtos químicos prejudiciais, por isso, quando for iniciado, é importante que não seja colocado em espera durante um período prolongado de tempo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …