Um navio sul-coreano MB Golden Ray tombou na costa da Geórgia, nos Estados Unidos, em setembro de 2019 – onde lá continua desde então com 4.000 Hyundais presos a bordo.
Em 2019, um navio de carga com 200 metros chamado MV Golden Ray começou a virar apenas 23 minutos após a sua partida do porto de Brunswick em 8 de setembro. O navio tombou e, embora não tenha havido vítimas, o MV Golden Ray tinha 4.200 Hyundais a bordo, de acordo com o Interesting Engineering. De momento, esta carga continua presa dentro do navio.
Com 32 metros de largura e capacidade para 20.995 toneladas de peso morto, desmontar o MV Golden Ray nunca será uma tarefa fácil. De acordo com a NPR, as tripulações começaram a preparar-se para ir ao local e começar a demolir o navio com cuidado.
Como tantas outras coisas em 2020, essa tarefa foi colocada em pausa devido à pandemia de covid-19, de acordo com o site de notícias de navegação Freight Waves. Dez funcionários do grupo responsável pelo desmantelamento testou positivo à covid-19, o que significa que 50 tiveram de ficar em quarentena.
Além disso, com a temporada de furacões na área a aproximar-se rapidamente, é provável que haja mais retrocessos. Assim, a tarefa será colocada em espera até outubro.
Quando as coisas finalmente começarem a andar, um navio de carga pesada VB-10.000 de casco duplo, que originalmente deveria ter ido ao local em meados de julho, usará dois guindastes de pórtico de 68 metros de altura para cortar o navio de carga em oito grandes seções. Cada uma delas será içada numa barcaça e transportada para uma instalação de reciclagem na Louisiana para processamento.
Os 4.200 Hyundais a bordo do navio ainda estão com o tanque de combustível cheio, por isso há uma preocupação ambiental constante. Além disso, o desmantelamento pode expor o meio ambiente a produtos químicos prejudiciais, por isso, quando for iniciado, é importante que não seja colocado em espera durante um período prolongado de tempo.