“Alguém alerte o Partido Republicano”. Há 30 mil e-mails polémicos de Hillary Clinton em exposição em Veneza

“HILLARY: The Hillary Clinton Emails” é o nome de uma exposição criada por Kenneth Goldsmith. Reúne os 30 mil documentos que foram fonte de polémica durante a campanha presidencial de 2016 e a ex-candidata democrata visitou-a esta semana.

Fonte de polémica política, os e-mails passaram recentemente a conteúdo artístico pelas mãos de Kenneth Goldsmith. Os 30 mil emails enviados por Hillary Clinton a partir de um servidor pessoal enquanto Secretária de Estado – matéria usada por Donald Trump como principal ataque contra a sua oponente durante a campanha presidencial dos Estados Unidos de 2016 – são a base da mostra “HILLARY: The Hillary Clinton Emails”.

A ex-candidata democrata esteve em Veneza, no Despar Teatro Italia, onde se deixou fotografar. Sentada atrás de uma secretária, uma réplica da Resolute Desk que existe na Sala Oval, Clinton demorou-se algum tempo a ler os emails, tendo voltado a abordar o assunto durante uma entrevista concedida a um canal de televisão italiano.

A ex-candidata voltou a abordar o assunto para criticar novamente a controvérsia, que continua a classificar como “desnecessária”. “Foi e ainda é um dos mais estranhos e absurdos casos da história política americana”, afirmou. “E qualquer pessoa pode entrar na exposição, olhar para eles e ver: não contêm nada de errado.”

Hillary Clinton esteve no Despar no âmbito de uma visita privada e partilhou no Twitter uma fotografia manuseando as cópias dos emails. “Encontrei os meus emails na Bienal de Veneza. Alguém alerte o Partido Republicano”, brincou.

Outras imagens foram partilhadas por Kenneth Goldsmith, que anteriormente tinha já explicado que pretendia com a impressão destes documentos tornar tangível o que, supostamente, está escondido na Internet.

O presidente Donald Trump fez do uso de servidores de email privados de Hillary Clinton durante o seu mandato como secretária de Estado um ponto focal da sua retórica da campanha presidencial de 2016. A investigação do FBI constatou que, dos 30 mil e-mails que Clinton forneceu ao Departamento de Estado a partir do seu servidor em 2014, 110 continham informações classificadas no momento em que foram enviados ou recebidos.

A agência não recomendou acusações contra Clinton, embora o então diretor do FBI James Comey a tenham repreendido – a ela e aos seus assessores – por serem “extremamente descuidados”.

A mostra foi inaugurada em maio e manter-se-á aberta ao público até novembro.

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …