“Alguém alerte o Partido Republicano”. Há 30 mil e-mails polémicos de Hillary Clinton em exposição em Veneza

“HILLARY: The Hillary Clinton Emails” é o nome de uma exposição criada por Kenneth Goldsmith. Reúne os 30 mil documentos que foram fonte de polémica durante a campanha presidencial de 2016 e a ex-candidata democrata visitou-a esta semana.

Fonte de polémica política, os e-mails passaram recentemente a conteúdo artístico pelas mãos de Kenneth Goldsmith. Os 30 mil emails enviados por Hillary Clinton a partir de um servidor pessoal enquanto Secretária de Estado – matéria usada por Donald Trump como principal ataque contra a sua oponente durante a campanha presidencial dos Estados Unidos de 2016 – são a base da mostra “HILLARY: The Hillary Clinton Emails”.

A ex-candidata democrata esteve em Veneza, no Despar Teatro Italia, onde se deixou fotografar. Sentada atrás de uma secretária, uma réplica da Resolute Desk que existe na Sala Oval, Clinton demorou-se algum tempo a ler os emails, tendo voltado a abordar o assunto durante uma entrevista concedida a um canal de televisão italiano.

A ex-candidata voltou a abordar o assunto para criticar novamente a controvérsia, que continua a classificar como “desnecessária”. “Foi e ainda é um dos mais estranhos e absurdos casos da história política americana”, afirmou. “E qualquer pessoa pode entrar na exposição, olhar para eles e ver: não contêm nada de errado.”

Hillary Clinton esteve no Despar no âmbito de uma visita privada e partilhou no Twitter uma fotografia manuseando as cópias dos emails. “Encontrei os meus emails na Bienal de Veneza. Alguém alerte o Partido Republicano”, brincou.

Outras imagens foram partilhadas por Kenneth Goldsmith, que anteriormente tinha já explicado que pretendia com a impressão destes documentos tornar tangível o que, supostamente, está escondido na Internet.

O presidente Donald Trump fez do uso de servidores de email privados de Hillary Clinton durante o seu mandato como secretária de Estado um ponto focal da sua retórica da campanha presidencial de 2016. A investigação do FBI constatou que, dos 30 mil e-mails que Clinton forneceu ao Departamento de Estado a partir do seu servidor em 2014, 110 continham informações classificadas no momento em que foram enviados ou recebidos.

A agência não recomendou acusações contra Clinton, embora o então diretor do FBI James Comey a tenham repreendido – a ela e aos seus assessores – por serem “extremamente descuidados”.

A mostra foi inaugurada em maio e manter-se-á aberta ao público até novembro.

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …