Há 20 empresas a declarar insolvência todos os dias

Houve 5.002 empresas que declararam insolvência até agosto, mais 9% do que o ano passado. Em paralelo, a criação de novas empresas caiu 3,5%.

De acordo com os dados do Observatório de Negócios da Ignios, revelados pelo Diário de Notícias esta segunda-feira, o número de empresas em dificuldades a recorrer aos tribunais diminuiu, mas os casos de falências estão a aumentar.

Em média, há 20 empresas a fechar no país todos os dias, com 5.002 empresas insolventes em Portugal até agosto, mais 415 (9%) do que em 2015. De acordo com o DN, foi declarada a insolvência de 2.474 empresas, às quais se somam 78 processos com planos de insolvência aprovados pelos credores e 2.450 processos que deram entrada nos tribunais.

No extremo oposto, desde o início do ano, a criação de empresas diminuiu 3,5%, com 25.457 novas empresas registadas, um número que corresponde a quase menos mil novas empresas face ao mesmo período em 2015.

O aumento mais significativo das falências aconteceu no Porto, com mais 170 empresas em dificuldades, em Lisboa, com mais 141 casos, e em Setúbal.

Por outro lado, Braga, Faro, Leiria e Viana do Castelo são alguns dos distritos que viram o número de insolvência diminuir face ao ano passado.

Os setores com um acréscimo de casos face ao ano passado são o comércio, a retalho e por grosso, e a restauração.

De acordo com a Ignius, a explicação pode estar na atividade dos setores exportadores.

“As exportações, principal motor de crescimento económico nos últimos anos, revelam alguma desaceleração nos últimos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Este facto irá previsivelmente ter consequências para as empresas dos distritos tradicionalmente mais exportadores que, até à data, têm evidenciado números mais favoráveis do que as zonas mais dependentes da procura interna”, refere o CEO da Ignios, António Monteiro, ao DN.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Podiam mudar o titulo da noticia…
    Criadas 25 mil e insolvente cerca de 5 mil mas o efeito não era o mesmo…
    só o negativo é noticia neste pais…

  2. E vai haver ainda mais. Os advogados dos credores, os Administradores de Insolvência não têm interesse em recuperar empresas. É como a história da carraça e do médico……. E os Juizes ?????? Pois esses “coitados” não percebem nada de empresas e vão na cantiga dos “ditos cujos” que ganham milhões com esta brincadeira. As insolvências são o principal “alimento” da economia paralela.

  3. Afinal mais insolvências e menos criação de novas empresas parece estarmos a caminhar no sentido inverso ao prometido, os planos da pólvora parecem não estar a dar a explosão anunciada!.

  4. Eu já fechei a minha e abri na Alemanha. Facturamos de lá! Não há mais chatices com SAFT, pagamento especial por conta, etc. Além disso, até 18.000 Euros não se paga impostos. MIL VEZES melhor do que em Portugal!

RESPONDER

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …