Guterres oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aclamou oficialmente António Guterres como novo secretário-geral da Nações Unidas.

Os 193 Estados-membros da Assembleia-Geral da ONU aclamaram esta quinta-feira o português António Guterres como novo secretário-geral.

A votação decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, com este órgão a acolher, como sempre acontece, a recomendação do Conselho de Segurança.

A sessão começou com um minuto de silêncio em homenagem ao rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que hoje morreu vítima de doença prolongada.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, tomou a palavra na cerimónia, destacando a “evolução” no processo de eleição, que ficou mais “transparente”.

Seguiu-se uma declaração do presidente do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o “apoio incondicional” a Guterres.

O ex-primeiro-ministro português sucede a Ban Ki-moon que, no seu discurso, elogiou o “espírito de servir” de Guterres, “conhecido por todos” na organização.

Mas “é talvez mais conhecido onde contou mais, na linha da frente do conflito armado e do sofrimento humanitário”, sublinhou o sul-coreano, em referência aos dez anos deste à frente da Agência da Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O português, que discursou para os membros da Assembleia-Geral em inglês, francês e espanhol, voltou a destacar as duas palavras que já tinha utilizado para descrever este momento: “humildade” e “gratidão”.

Mas agora juntou-lhe “um profundo sentido de responsabilidade”, garantindo que não terá “todas as respostas” e que não pretende impor “visões”.

O novo secretário-geral assegurou que não terá “nenhuma agenda a não ser a da Carta das Nações Unidas” e que privilegiará uma “abordagem humilde” à atual complexidade do mundo.

“O sonho das Nações Unidas ainda não foi cumprido. Muito já foi feito mas ainda há um longo caminho. O horizonte é tangível e nós podemos atingir o bem estar de toda a humanidade”, rematou.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS ANTÓNIO GUTERRES!!!
    É muito importante ver como o Eng.António Guterres ao longo da sua extensa vida politica conseguiu grangear o respeito e simpatia de todos os grandes líderes mundiais ao conseguir o quase inédito feito de merecer a unanimidade do Conselho de Segurança e de todos os paises membros da Assembleia Geral das Nações Unidas.
    Depois de ter tido a presidência da Assembleia Geral Portugal consegue agora o seu reconhecimento mundial ao eleger o Secretário Geral.
    Trabalho hérculo e difícil repleto de conflitos por resolver farão de António Guterres um farol de esperança no sentido de alcançar a PAZ no mundo.
    Os meus votos de grandes felicidades no desempenho do seu mandato

    • Amigo, acho que se enganou no nome da pessoa que vem na notícia.
      Este não se chama Durão Barroso.
      Este é integro, com uma vida ligada a preocupações sociais, um homem honesto, sério. A presidência da ONU é o merecido “prémio” do percurso dele na defesa dos mais desprotegidos. Lá fora toda a gente lhe reconhece mérito, seriedade e competência. Cá dentro, triste povo que não vê um palmo a frente do nariz. Se tivesse uma camisola laranja talvez o aclamassem mas assim… Mas enfim, pessoas atraídas pela cor laranja ( nem todas obviamente ) até se percebe, pois é a cor da cenouras.

RESPONDER

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …