Guterres oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aclamou oficialmente António Guterres como novo secretário-geral da Nações Unidas.

Os 193 Estados-membros da Assembleia-Geral da ONU aclamaram esta quinta-feira o português António Guterres como novo secretário-geral.

A votação decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, com este órgão a acolher, como sempre acontece, a recomendação do Conselho de Segurança.

A sessão começou com um minuto de silêncio em homenagem ao rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que hoje morreu vítima de doença prolongada.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, tomou a palavra na cerimónia, destacando a “evolução” no processo de eleição, que ficou mais “transparente”.

Seguiu-se uma declaração do presidente do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o “apoio incondicional” a Guterres.

O ex-primeiro-ministro português sucede a Ban Ki-moon que, no seu discurso, elogiou o “espírito de servir” de Guterres, “conhecido por todos” na organização.

Mas “é talvez mais conhecido onde contou mais, na linha da frente do conflito armado e do sofrimento humanitário”, sublinhou o sul-coreano, em referência aos dez anos deste à frente da Agência da Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O português, que discursou para os membros da Assembleia-Geral em inglês, francês e espanhol, voltou a destacar as duas palavras que já tinha utilizado para descrever este momento: “humildade” e “gratidão”.

Mas agora juntou-lhe “um profundo sentido de responsabilidade”, garantindo que não terá “todas as respostas” e que não pretende impor “visões”.

O novo secretário-geral assegurou que não terá “nenhuma agenda a não ser a da Carta das Nações Unidas” e que privilegiará uma “abordagem humilde” à atual complexidade do mundo.

“O sonho das Nações Unidas ainda não foi cumprido. Muito já foi feito mas ainda há um longo caminho. O horizonte é tangível e nós podemos atingir o bem estar de toda a humanidade”, rematou.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS ANTÓNIO GUTERRES!!!
    É muito importante ver como o Eng.António Guterres ao longo da sua extensa vida politica conseguiu grangear o respeito e simpatia de todos os grandes líderes mundiais ao conseguir o quase inédito feito de merecer a unanimidade do Conselho de Segurança e de todos os paises membros da Assembleia Geral das Nações Unidas.
    Depois de ter tido a presidência da Assembleia Geral Portugal consegue agora o seu reconhecimento mundial ao eleger o Secretário Geral.
    Trabalho hérculo e difícil repleto de conflitos por resolver farão de António Guterres um farol de esperança no sentido de alcançar a PAZ no mundo.
    Os meus votos de grandes felicidades no desempenho do seu mandato

    • Amigo, acho que se enganou no nome da pessoa que vem na notícia.
      Este não se chama Durão Barroso.
      Este é integro, com uma vida ligada a preocupações sociais, um homem honesto, sério. A presidência da ONU é o merecido “prémio” do percurso dele na defesa dos mais desprotegidos. Lá fora toda a gente lhe reconhece mérito, seriedade e competência. Cá dentro, triste povo que não vê um palmo a frente do nariz. Se tivesse uma camisola laranja talvez o aclamassem mas assim… Mas enfim, pessoas atraídas pela cor laranja ( nem todas obviamente ) até se percebe, pois é a cor da cenouras.

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …