/

Morreu o rei da Tailândia, o monarca há mais tempo no poder

2

adaptorplug / FLickr

Retrato de sua majestade, o rei tailandês, Bhumibol Adulyadej

Retrato de sua majestade, o rei tailandês, Bhumibol Adulyadej

O rei da Tailândia morreu, esta quinta-feira, aos 88 anos, anunciou o palácio real, num culminar de uma série de problemas de saúde que se arrastavam há quase um ano.

Bhumibol Adulyadej era o rei da Tailândia há sete décadas, sendo o monarca há mais tempo no poder em todo o mundo.

O monarca era venerado no país, onde era visto como a figura unificadora de uma nação marcada por rivalidades políticas.

Adulyadej, de 88 anos, estava internado no hospital Siriraj, em Banguecoque, no exterior do qual estavam concentradas há dias centenas de pessoas a rezar pela saúde do rei.

O monarca reinava com o título Rama IX, tendo subido ao poder em 1946. O herdeiro do trono é o príncipe Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, que tem vivido grande do tempo no estrangeiro.

Tal como prevê a Constituição, o nome do príncipe será ainda hoje apresentado ao Parlamento para a sua aprovação.

“A morte do rei Bhumibol é a maior perda da história da Tailândia”, afirmou o primeiro-ministro, que declarou um luto nacional de um ano.

Embora fosse um monarca constitucional, Adulyadej interveio na política do país sempre que houve conflitos.

Na década de 90, facilitou a transição da Tailândia para uma democracia, mesmo tendo apoiado alguns regimes militares, como é o caso de Sarit Dhanarajata e, mais recentemente, o Conselho de Segurança Nacional.

Era um dos reis mais ricos do mundo e também utilizou sua influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985.

ZAP / Lusa / Ciberia

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.