O ex-primeiro-ministro António Guterres vai prolongar o mandato como Alto Comissário das NAções Unidas para os Refugiados (ACNUR) até ao fim do ano, afastando-se assim da corrida às presidenciais.
Guterres deveria abandonar o cargo em Junho, mas optou por prolongar o seu mandato na ACNUR, avança o jornal Sol.
Com esta decisão, António Guterres deixa de reunir condições para assumir uma candidatura à Presidência da República, uma vez que as eleições terão lugar em Janeiro de 2016, imediatamente após o fim do mandato do Alto Comissário da ONU.
A candidatura do ex-primeiro-ministro, consensualmente considerada a mais forte da esquerda ao próximo acto eleitoral, é a mais desejada pela generalidade das figuras do Partido Socialista, nomeadamente pelo actual líder, António Costa.
Em alternativa a Guterres, Costa terá ensaiado durante último o Congresso Nacional do PS o lançamento da candidatura de Sampaio da Nóvoa.
Ainda de acordo com o Sol, os governos nacionais estão a ser contactados para darem a sua aprovação ao prolongamento do mandato de António Guterres.
Entretanto, é dado como certo o apoio do governo de Pedro Passos Coelho à continuação do mandato ou a uma candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU.
ZAP
Outra coisa não seria de esperar do homem decente que é.
.E fez muito bem,tem feito um excelente lugar como responsável cimeiro ela ACNUR.
o Sr. José Eduardo que se cale, nos anos em que esteve no Sporting deu menos a este clube que o treinador Marco Silva em 6 meses. Ficará sempre responsável pela ida do Marco Para um dos nossos rivais. É hora do Sporting acabar com estes oportunistas e para começar rescindir, aí sim com justa causa com o fornecedor dos comes e bebes (aliás fracos) do Sporting
Mas que excelente ideia que ele teve
Porque se era para fazer mais disparates como os que fez enquanto governante deste canto Luso, mais vale que fique por lá e não tenha ideias de voltar