Guterres propõe discursos pré-gravados na Assembleia Geral da ONU

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro e atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) propôs na segunda-feira que os representantes dos países não se desloquem a Nova Iorque em setembro para a Assembleia Geral do organismo, por causa da pandemia.

Numa carta citada pela agência Efe, citada pela agência Lusa, dirigida ao presidente da ONU, Tijjani Muhammad-Bande, António Guterres defendeu que a presença física no hemiciclo onde vai decorrer o encontro deveria ser limitada a um diplomata por Estado, e que estes deverão ser membros das delegações permanentes dos países em Nova Iorque.

“Esta opção permitiria que o Debate Geral continue com a participação de intervenientes de todos os Estados-membros ao mais alto nível possível e com a presença física dos Estados-membros na sala da Assembleia”, precisou Guterres na carta.

Para evitar problemas técnicos com a videoconferência, o secretário-geral defendeu o recurso a mensagens pré-gravadas, propondo recorrer à mesma fórmula na cimeira para assinalar o 75.º aniversário da ONU, agendada para 21 de setembro.

O português, que se tem oposto ao adiamento ou cancelamento da Assembleia Geral, defendeu que em setembro deverá continuar a haver restrições às viagens e regras de distanciamento social, para travar a propagação da covid-19, pelo que é pouco provável que os chefes de Estado e de Governo possam deslocar-se à sede central das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Guterres já adiantara a 14 de maio a hipótese de realizar a Assembleia Geral de forma não presencial, numa entrevista publicada no semanário Paris Match em que informara que as Nações Unidas estavam a estudar “as diferentes alternativas” oferecidas pela tecnologia para realizar a reunião.

A Assembleia Geral das Nações Unidas vai decorrer entre 15 e 22 de setembro. Aquele que é considerado o maior encontro diplomático do planeta, com milhares de reuniões bilaterais e multilaterais, nunca foi cancelado desde 1945.

Em 1964, a Assembleia Geral foi adiada para 01 de dezembro e a organização foi reduzida por causa da crise financeira e da ameaça de vários Estados poderem perder o seu direito de voto na reunião. Em 2001, o encontro foi adiado para 10 de novembro, por causa dos atentados de 11 de setembro.

Desde meados de março, a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde está sediada a ONU, é o epicentro da pandemia naquele país. A disseminação da covid-19 levou ao encerramento quase total da cidade.

O edifício das Nações Unidas permaneceu simbolicamente aberto, mas decorreram poucos trabalhos do organismo. As reuniões do Conselho de Segurança acontecem por videoconferência. Este novo modo de condução dos trabalhos da ONU deverá continuar até ao final de junho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …