Guterres desafiado a salvar a ONU (ao ser mais ativo na mediação da guerra)

5

Eric Bridiers, US Mission Photo / Wikimedia

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

Os ex-funcionários da ONU temem que o futuro da organização esteja em risco, se António Guterres não desempenhar um papel mais ativo na mediação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Mais de 200 ex-quadros da Organização das Nações Unidas (ONU) escreveram a António Guterres, secretário-geral, alertando-o que a ONU se arrisca a ficar irrelevante ou mesmo deixar de existir.

Os ex-funcionários acreditam que a organização se encontra em risco, se o português não assumir um papel mais ativo na mediação da guerra.

Entre os que escreveram a Guterres, vários eram ex-subsecretários da organização, e pediram ao secretário-geral da ONU para se preparar para assumir mais riscos pessoais na busca da paz, segundo o Diário de Notícias.

Os autores afirmaram ainda que as Nações Unidas enfrentavam uma ameaça existencial devido à invasão da Ucrânia por parte da Rússia — um dos cinco membros permanentes do conselho de segurança.

“O que nós e o público em geral queremos ver é uma presença política e um envolvimento público reforçado, além de uma notável resposta humanitária da ONU à crise na Ucrânia”, escreveram os ex-funcionários.

“Queremos ver uma estratégia clara para restabelecer a paz, começando com um cessar-fogo provisório e o uso da capacidade da ONU para mediação e resolução de conflitos”, acrescentam os autores.

“Isso pode incluir visitas às áreas atingidas pelo conflito, discussões com os dois lados e até mesmo mudar seu próprio escritório temporariamente para a Europa, para mais perto das negociações que são urgentemente necessárias e, assim, indicar a determinação da ONU em enfrentar esta grande crise de frente”, indica a carta.

“Decidimos levantar nossa voz pela preocupação com o desafio existencial que as Nações Unidas estão a enfrentar nesta conjuntura histórica. A invasão russa da Ucrânia mina severamente a ordem global pós-Segunda Guerra Mundial. É o auge de uma série de ameaças à paz e segurança da humanidade, prosperidade partilhada e respeito pelos direitos humanos que a ONU incorpora”, refere o documento.

Os autores da carta admitem não saber se Guterres está envolvido em alguma mediação nos bastidores.

“Sabemos que se preocupa profundamente em garantir um impacto positivo das nossas Nações Unidas na humanidade e no planeta, o que também marcará o seu legado à frente da organização. Por isso, imploramos que intensifique os seus esforços pessoais, agindo de acordo com as lições aprendidas em conflitos anteriores, para a cessação do conflito através de meios pacíficos“, escreveram.

“Esta é a razão de ser das Nações Unidas, que está a ser testada novamente neste caso. Estamos horrorizados com a alternativa, que é a ONU tornar-se cada vez mais irrelevante e, eventualmente, sucumbir ao destino da antecessora, a Liga das Nações, com as perdas humanas e a destruição material que a acompanharam”, conclui a carta, escrita por mais de 200 ex-quadros da ONU.

ZAP //

5 Comments

  1. É certo que a ONU não tem tido muita capacidade de acção em nenhuma das situações que tem aparecido por aí. O Guterres devia estar presente nas negociações de paz entre russia e Ucrânia.

  2. O nosso Guterres é um paz d’alma, dificilmente tem personalidade para liderar as Nações Unidas em tempos difíceis. Além do mais, hoje em dia já não faz sentido haver países com direito de veto no Conselho de Segurança, como é o caso da Rússia – trata-se de um resquício do pós-2ª GM fora do prazo de validade, deviam acabar já com isso ants que a ONU fique inoperacional…

  3. Como é óbvio, o Guterres não tem qualquer poder. O poder da ONU depende dos países que o compõe e, com a Rússia no Conselho de segurança, não é fácil fazer mais…

  4. António Guterres, que eu sempre admirei por se considerar um homem de esquerda, perdi toda a estima por ele, por ser um homem de duas personalidades, ora mostra uma face como logo mostra outra conforme as circunstâncias lhe são ou não favoráveis. Por exemplo, nunca levantou pio quando os estados unidos invadiam e bombardeavam outros países e praticavam outras coisas gravíssimas… Agora que se vê criticado por altos ex-funcionarios da ONU – e não só – envia carta a Putin para um encontro. Ele, Guterres, que foi um dos mais exaltados contra Putin por ter invadido a Ucrânia, sentiu agora que como alto dirigente da ONU terá de ter mais cama e procurar a paz em vez de acicatar a guerra

  5. O secretário Guterres, de facto, não tem muitos poderes pois quem decide tudo é o conselho de segurança! Mas não nos podemos esquecer que, enquanto PM, ele abandonou o barco, deixando-o à deriva, para pouco depois ser afundado por Sócrates!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.