Gundam, o robô de 18 metros de altura, vai ter pernas para andar em breve

Engenheiros japoneses estão a terminar a construção de um robô gigante com 18 metros de altura, inspirado numa anime. O robô vai dar os seus primeiros passos no dia 1 de outubro.

Embora a pandemia esteja a afetar grande parte dos projetos pendentes em todo o mundo, o Japão parece não estar a seguir esta regra. Pelo menos no que toca ao Gundam, o robô com 18 metros de altura que está a ser construído pelos nipónicos e que tem estreia marcada para o dia 1 de outubro.

O nome do robô é inspirado nos desenhos animados japoneses chamados “Mobile Suit Gundam”, que estreou na televisão em 1979.

A construção de Gundam não foi interrompida desde janeiro e, assim que estiver terminado, estará em exposição durante um ano no porto de Yokohama, escreve a Popular Mechanics. No início deste mês, um vídeo foi divulgado no YouTube onde é possível ver a magnitude do engenho.

No vídeo é possível observar os trabalhadores a dar alguns ajustes finais no robô, enquanto ele manobra as pernas para cima e para baixo. As imagens mostram ainda o enorme robô a rodar o tronco.



Até ao momento, Gundam ainda não tem uma cabeça, algo que os engenheiros esperam ter pronto até ao dia da grande estreia ao público. Gundam vai ter unicamente a habilidade de caminhar, o que por si só já é notável, tendo em conta o seu tamanho. Para não falar do seu peso, que se espera ultrapassar as 22.600 toneladas.

Todavia, o seu peso até é bastante leve, considerando aquilo que poderia ser. O meticuloso trabalho de engenharia dos especialistas japoneses permitiu que Gundam fosse muito mais leve, escreve o site Interesting Engineering. Com os materiais e motores errados, uma única mão do Gundam poderia pesar mais de 500 quilogramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …