Gundam, o robô de 18 metros de altura, vai ter pernas para andar em breve

Engenheiros japoneses estão a terminar a construção de um robô gigante com 18 metros de altura, inspirado numa anime. O robô vai dar os seus primeiros passos no dia 1 de outubro.

Embora a pandemia esteja a afetar grande parte dos projetos pendentes em todo o mundo, o Japão parece não estar a seguir esta regra. Pelo menos no que toca ao Gundam, o robô com 18 metros de altura que está a ser construído pelos nipónicos e que tem estreia marcada para o dia 1 de outubro.

O nome do robô é inspirado nos desenhos animados japoneses chamados “Mobile Suit Gundam”, que estreou na televisão em 1979.

A construção de Gundam não foi interrompida desde janeiro e, assim que estiver terminado, estará em exposição durante um ano no porto de Yokohama, escreve a Popular Mechanics. No início deste mês, um vídeo foi divulgado no YouTube onde é possível ver a magnitude do engenho.

No vídeo é possível observar os trabalhadores a dar alguns ajustes finais no robô, enquanto ele manobra as pernas para cima e para baixo. As imagens mostram ainda o enorme robô a rodar o tronco.

Até ao momento, Gundam ainda não tem uma cabeça, algo que os engenheiros esperam ter pronto até ao dia da grande estreia ao público. Gundam vai ter unicamente a habilidade de caminhar, o que por si só já é notável, tendo em conta o seu tamanho. Para não falar do seu peso, que se espera ultrapassar as 22.600 toneladas.

Todavia, o seu peso até é bastante leve, considerando aquilo que poderia ser. O meticuloso trabalho de engenharia dos especialistas japoneses permitiu que Gundam fosse muito mais leve, escreve o site Interesting Engineering. Com os materiais e motores errados, uma única mão do Gundam poderia pesar mais de 500 quilogramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo insiste para que se acelere a auditoria ao Novo Banco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou esta segunda-feira o apelo para que se acelere a "auditoria e todo o tipo de investigação e apuramento da realidade relativamente ao Novo Banco". À margem de …

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …