//

Gundam, o robô de 18 metros de altura, vai ter pernas para andar em breve

Engenheiros japoneses estão a terminar a construção de um robô gigante com 18 metros de altura, inspirado numa anime. O robô vai dar os seus primeiros passos no dia 1 de outubro.

Embora a pandemia esteja a afetar grande parte dos projetos pendentes em todo o mundo, o Japão parece não estar a seguir esta regra. Pelo menos no que toca ao Gundam, o robô com 18 metros de altura que está a ser construído pelos nipónicos e que tem estreia marcada para o dia 1 de outubro.

O nome do robô é inspirado nos desenhos animados japoneses chamados “Mobile Suit Gundam”, que estreou na televisão em 1979.

A construção de Gundam não foi interrompida desde janeiro e, assim que estiver terminado, estará em exposição durante um ano no porto de Yokohama, escreve a Popular Mechanics. No início deste mês, um vídeo foi divulgado no YouTube onde é possível ver a magnitude do engenho.

No vídeo é possível observar os trabalhadores a dar alguns ajustes finais no robô, enquanto ele manobra as pernas para cima e para baixo. As imagens mostram ainda o enorme robô a rodar o tronco.

Até ao momento, Gundam ainda não tem uma cabeça, algo que os engenheiros esperam ter pronto até ao dia da grande estreia ao público. Gundam vai ter unicamente a habilidade de caminhar, o que por si só já é notável, tendo em conta o seu tamanho. Para não falar do seu peso, que se espera ultrapassar as 22.600 toneladas.

Todavia, o seu peso até é bastante leve, considerando aquilo que poderia ser. O meticuloso trabalho de engenharia dos especialistas japoneses permitiu que Gundam fosse muito mais leve, escreve o site Interesting Engineering. Com os materiais e motores errados, uma única mão do Gundam poderia pesar mais de 500 quilogramas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.