Europa ameaçada por 5 guerras “congeladas”

E a guerra em Israel já está a dispersar meios, algo que pode beneficiar a Rússia na (outra) guerra.

O ataque do Hamas em Israel surpreendeu por alguns motivos.

Essencialmente dois: a escala a que se realizou e o facto de ter entrado  “facilmente” em território israelita, conhecido por estar sempre atento a eventuais ataques externos.

No entanto, não surpreendeu no local onde está a acontecer. O conflito Israel-Palestina começou há décadas.

Estava era, por vezes, algo “congelado”, tendo atingido agora outra dimensão.

A Europa poderá agora estar mais atenta porque também tem diversos pontos onde há guerras congeladas. A diplomacia está parada, a paz não está próxima.

São conflitos territoriais ou separatistas – alguns também começaram há décadas – que colocam em causa a segurança do “velho continente “.

Os cinco casos de maior escala: Kosovo, Chipre, Abcásia, Ossétia do Sul e Transnístria.

Abel Riu, analista de conflitos e presidente do “Catalonia Global Institute”, disse no canal Euronews que estes “conflitos congelados” são especialmente os que surgiram ou eclodiram no contexto da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Igor Lukes, professor da Universidade de Boston, focou-se em três dos casos mencionados acima: “A Transnístria é um território que não tem qualquer reconhecimento internacional para além do da Rússia”.

“Há também a Abcásia e a Ossétia do Sul, que, aos olhos da Geórgia, fazem parte do território soberano do país, embora Putin se tenha apoderado delas em 2008″, recordou o especialista.

No Kosovo há uma tensão contínua com a Sérvia. O Governo sérvio continua a defender que o Kosovo faz parte da Sérvia (apesar de a grande maioria da sua população ser de origem albanesa) e, em Maio deste ano, a tensão aumentou ainda mais porque os sérvios exigiam a saída imediata de três presidentes de Câmara de origem albanesa eleitos no mês anterior, no Norte do Kosovo – região onde há mais sérvios do que albaneses.

O Chipre é uma ilha dividida. Nos últimos meses voltaram os problemas entre a República Turca de Chipre do Norte (que só a Turquia reconhece) e a República de Chipre, reconhecida pela comunidade internacional; tudo porque – desta vez – responsáveis da ONU foram atacados estavam a inspeccionar uma estrada na fronteira considerada ilegal.

Israel ajuda Rússia

A guerra em Israel já está a dispersar meios, algo que pode beneficiar a Rússia na (outra) guerra.

Abel Riu citou o apoio de 2 mil milhões de dólares dos EUA para o conflito em Israel: “E será preciso ver também que parte da ajuda com que os EUA se comprometeram com a Ucrânia pode ser afectada ou pode ser suspensa devido à necessidade de atender a esta emergência que, de um ponto de vista estratégico para os EUA, pode obviamente ser considerada muito mais importante”.

O mesmo analista, numa visão global, acredita que estamos num período de “crescente competição geopolítica entre potências regionais e globais, tanto antigas e estabelecidas como emergentes”.

“E o que isto gera é um desincentivo particular, em muitos casos, para a resolução acordada e pacífica de muitos destes conflitos”, avisou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.