“Guerra dos Tronos” e “The Marvelous Mrs. Maisel” foram os grandes vencedores dos Emmy

A série televisiva “A Guerra dos Tronos”, com nove prémios, foi a vencedora dos Emmy, seguida por “The Marvelous Mrs. Maisel”, que conquistou oito estatuetas, enquanto a HBO e Netflix ficaram empatadas, ambas com 23 prémios.

A “Guerra dos Tronos” ganhou, esta segunda-feira, o prémio para a melhor série dramática na 70.ª edição dos Emmy, enquanto “The Marvelous Mrs. Maisel”, na sua primeira temporada, foi a estrela nas categorias de comédia.

Com nove prémios na 70.ª edição do Emmy, a série de fantasia épica “A Guerra dos Tronos” passa a somar 47 estatuetas, um recorde absoluto nestes prémios, reforçando o estatuto de produção mais premiada de sempre.

“A Guerra dos Tronos” (exibida em Portugal pelo canal SyFy), criada a partir dos livros de George R. R. Martin, liderava as nomeações, nomeadamente para melhor série dramática e nas áreas da representação. Nos Emmy técnicos, já tinha conquistado sete distinções.

Depois de perder os prémios televisivos Emmy em 2017 pelo atraso na sua sétima temporada, “A Guerra dos Tronos” regressou em força e conquistou o seu terceiro Emmy na categoria de melhor série dramática depois das vitórias em 2015 e 2016.

“O show não existiria sem a loucura mágica de George R. Martin”, admitiu David Benioff, um dos criadores da série com D.B. Weiss, que indicou que “A Guerra dos Tronos” é “tão boa quanto as pessoas que a executam”.

Numa das surpresas da noite, Claire Foy, a rainha Elizabeth II em “The Crown” foi considerada a melhor atriz, destronando Elisabeth Moss da série “The Handmaid’s Tale” (disponível apenas no sistema NOS Play), um dos derrotados da cerimónia que decorreu em Los Angeles.

O ator Matthew Ryhs garantiu a melhor despedida possível para a série sobre espiões “The Americans”, arrecadando o prémio de melhor ator dramático, que dedicou à sua parceira na vida real e nesta produção, Keri Russell.

Como um rolo compressor, “The Marvelous Sra Maisel”, que se tornou na primeira plataforma de exibição e distribuição em ‘streamming’ a vencer o prémio para melhor série de comédia, foi um dos grandes vencedores da noite, sobretudo pelas distinções asseguradas nas categorias de comédia, precisamente: prémio de melhor série, melhor atriz (Rachel Brosnahan), melhor atriz secundária (Alex Borstein), melhor diretor e melhor guião (ambos para Amy Sherman-Palladino).

No seu discurso, Rachel Brosnahan sublinhou que esta série da Amazon centra-se numa mulher que tenta “encontrar novamente a sua voz”, e pediu que os norte-americanos sigam o seu exemplo e se registem para votar nas eleições gerais dos Estados Unidos agendadas para novembro.

Já Bill Hader (“Barry”) ganhou o prémio de melhor ator de comédia.

A Academia de Televisão dos Estados Unidos tem mais de 25 mil membros, dos quais 23 mil são votantes nos Emmy.

Na temporada dos prémios da televisão Emmy, na semana passada o português Filipe Carvalho venceu um prémio Emmy das Artes Criativas, enquanto parte da equipa que desenhou o genérico da série “Counterpart”, da Starz.

Lista de vencedores:

Melhor série dramática: “A Guerra dos Tronos” (HBO)

Melhor série cómica: “The Marvelous Mrs. Maisel” (Amazon)

Melhor mini-série: “The Assassination of Gianni Versace” (FX)

Melhor ator numa série dramática: Matthew Rhys, “The Americans” (FX)

Melhor atriz numa série dramática: Claire Foy, “The Crown” (Neftlix)

Melhor ator numa série cómica: Bill Hader, “Barry” (HBO)

Melhor atriz numa série cómica: Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel” (Amazon)

Melhor ator num telefilme ou numa mini-série: Darren Criss, “The Assassination of Gianni Versace” (FX)

Melhor atriz num telefilme ou numa mini-série: Regina King, “Seven Seconds” (Netflix)

Melhor telefilme: “Black Mirror: USS Callister” (Neftlix)

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …