Guerra aberta no Bloco. Direcção de Catarina Martins acusada de “pressão inaceitável”

Tiago Petinga / Lusa

Catarina Martins em conferência de imprensa

Está instalada a tensão no Bloco de Esquerda com divergências entre a direcção e as distritais do partido na escolha dos candidatos a deputados para as próximas eleições legislativas. Em Santarém e no Porto acusam a direcção de Catarina Martins de “ingerência” e “pressão inaceitável”.

A definição das listas de deputados do Bloco de Esquerda (BE) no Porto e em Santarém está envolta em polémica, com acusações à direcção de Catarina Martins de estar a interferir no processo de forma pouco democrática.

No Porto, 40% dos dirigentes locais recusaram a lista encabeçada por Catarina Martins. Em causa não está o nome da líder do partido, nem o número 2, José Soeiro, mas a ordem dos restantes candidatos – Maria Manuela Rola, Luís Monteiro, Bruno Maia e Fernando Barbosa — como apurou o Expresso.

O semanário reforça que há um abaixo assinado de 73 militantes que apela ao “debate para encontrar uma proposta de lista sem exclusões”.

“Não está em causa o nome de Catarina Martins, mas o método e a forma como o processo está a ser conduzido”, explica ao Expresso o primeiro subscritor deste abaixo assinado, António Sá Luz, lamentando a “falta de debate interno” e frisando que o BE arrisca tornar-se num “grupo fechado e de organização em pirâmide, sem respeito pelas bases”.

Em Santarém, a direcção do BE vetou o nome do já deputado Carlos Matias que foi escolhido pelas bases. A Comissão Política apresenta como alternativas os nomes de Fabíola Cardoso e Roberto Barata e justifica a decisão com as “necessidades de renovação”, como cita o Expresso.

Além disso, a direcção comunicou a Santarém que o líder da bancada parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, vai deslocar-se ao Ribatejo para acompanhar o processo de eleição do cabeça-de-lista distrital.

É “uma pressão inaceitável”, sustentam fontes do Bloco de Santarém em declarações ao Expresso, frisando que é “uma forma de ingerência e de condicionamento de uma decisão das bases”.

A direcção nacional “não comenta publicamente decisões internas, que ainda não foram tomadas”, refere uma fonte oficial do partido ao semanário, sustentando que “é prática habitual a presença de membros da comissão política em reuniões de âmbito local ou regional”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas não é assim o comunismo? Um bufa e os outros borram-se! Têm de ir estudar melhor a lição com o PCP e com o Goês vice do sócrates!

RESPONDER

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …

Pessoas com 55 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a covid-19

Depois dos maiores de 60 anos, chegou a vez da inscrição dos utentes com 55 anos ou mais. Estes cidadãos já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19. O auto-agendamento para a vacina contra …

Primeiro-ministro israelita garante que o país usará "força crescente" contra Hamas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou na quarta-feira que Israel vai continuar a intensificar a força dos ataques retaliatórios contra as milícias palestinianas em Gaza e que vai visar vários comandantes da liderança militar do …

Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades. Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, …

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …

Coroa de D. Maria II arrematada por 1,3 milhões. Não vem para Portugal por falta de dinheiro

A tiara de diamantes e safiras da década de 1840, que pertenceu à rainha D. Maria II e suscitou interesse da direção do Palácio Nacional da Ajuda, foi arrematada em leilão da Christie’s por 1 …