Guerra aberta na televisão: NOS pode comprar SIC se a Altice garantir a TVI

SXC

A NOS ameaça com uma “guerra”, caso o interesse da PT Portugal/Altice, dona da MEO, na compra do grupo que detém a TVI se concretize. A resposta a este potencial negócio deverá ser o ataque por parte da NOS à aquisição da Impresa, o grupo dono da SIC.

Os rumores do interesse da PT Portugal/Altice na compra da Media Capital, detentora da TVI e da Rádio Comercial, surgiram na semana passada.

Como resposta, o CEO da NOS, Miguel Almeida, deixou um aviso através do semanário Expresso. “Se a Altice/PT comprar a TVI e os reguladores não fizerem nada, haverá guerra“, garante o responsável da operadora na edição do último fim de semana.

Esta segunda-feira, o banco de investimento Haitong emitiu uma nota onde aponta que “a NOS poderá avançar para a compra do grupo dono da SIC, a Impresa“, caso o negócio entre a PT Portugal/Altice e a Media Capital avance, conforme cita o Jornal de Negócios.

“Apesar de Miguel Almeida não ter elaborado o que entende como guerra, na nossa visão é claro que a NOS considerará adquirir o outro grupo de média – Impresa – que detém um canal de televisão privado, no sentido de ter o mesmo poder de negociação que a PT Portugal/Altice”, sublinha o Haitong, conforme transcrição do Negócios.

Após a guerra entre NOS e MEO pelos direitos de transmissão televisiva dos jogos de futebol dos “três grandes”, que inflacionou os preços até níveis nunca antes vistos em Portugal, abre-se agora, uma nova frente de batalha entre as duas operadoras.

A Haitong repara que, a concretizar-se um eventual negócio entre a Altice e a Media Capital, o regulador deverá obrigar a que a TVI se mantenha disponível para todos os operadores de televisão, cenário que seria igualmente aplicável num eventual negócio entre a NOS e a Impresa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto é uma pouca vergonha autêntica, hoje pelos vistos compram-se empresas como se estas estejam sujeitas à obrigação de aceitarem a compra, por outro lado as empresas compradoras em questão especulam com a compra de jogos de futebol e decidem o que devem ou não comprar tudo isto à custa do consumidor sempre obrigado a pagar os preços que as ditas empresas impõem sem direito a reclamação.

  2. Não entendo como uma empresa perde 900 milhões €, perde enorme cota de mercado para a vodafone, decide comprar uma TV que apesar de ser um passo normal duma empresa de “telecomunicações”!?

RESPONDER

Ucrânia quer aderir à NATO. Rússia opõe-se, mas EUA apoiam

O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou esta terça-feira que pretende iniciar o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) no próximo ano, apesar da oposição de …

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …