Guerra aberta na televisão: NOS pode comprar SIC se a Altice garantir a TVI

SXC

A NOS ameaça com uma “guerra”, caso o interesse da PT Portugal/Altice, dona da MEO, na compra do grupo que detém a TVI se concretize. A resposta a este potencial negócio deverá ser o ataque por parte da NOS à aquisição da Impresa, o grupo dono da SIC.

Os rumores do interesse da PT Portugal/Altice na compra da Media Capital, detentora da TVI e da Rádio Comercial, surgiram na semana passada.

Como resposta, o CEO da NOS, Miguel Almeida, deixou um aviso através do semanário Expresso. “Se a Altice/PT comprar a TVI e os reguladores não fizerem nada, haverá guerra“, garante o responsável da operadora na edição do último fim de semana.

Esta segunda-feira, o banco de investimento Haitong emitiu uma nota onde aponta que “a NOS poderá avançar para a compra do grupo dono da SIC, a Impresa“, caso o negócio entre a PT Portugal/Altice e a Media Capital avance, conforme cita o Jornal de Negócios.

“Apesar de Miguel Almeida não ter elaborado o que entende como guerra, na nossa visão é claro que a NOS considerará adquirir o outro grupo de média – Impresa – que detém um canal de televisão privado, no sentido de ter o mesmo poder de negociação que a PT Portugal/Altice”, sublinha o Haitong, conforme transcrição do Negócios.

Após a guerra entre NOS e MEO pelos direitos de transmissão televisiva dos jogos de futebol dos “três grandes”, que inflacionou os preços até níveis nunca antes vistos em Portugal, abre-se agora, uma nova frente de batalha entre as duas operadoras.

A Haitong repara que, a concretizar-se um eventual negócio entre a Altice e a Media Capital, o regulador deverá obrigar a que a TVI se mantenha disponível para todos os operadores de televisão, cenário que seria igualmente aplicável num eventual negócio entre a NOS e a Impresa.

ZAP

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto é uma pouca vergonha autêntica, hoje pelos vistos compram-se empresas como se estas estejam sujeitas à obrigação de aceitarem a compra, por outro lado as empresas compradoras em questão especulam com a compra de jogos de futebol e decidem o que devem ou não comprar tudo isto à custa do consumidor sempre obrigado a pagar os preços que as ditas empresas impõem sem direito a reclamação.

  2. Não entendo como uma empresa perde 900 milhões €, perde enorme cota de mercado para a vodafone, decide comprar uma TV que apesar de ser um passo normal duma empresa de “telecomunicações”!?

RESPONDER

Um em cada seis pessoas não sabe que tem uma Hepatite Viral

Esta sexta-feira celebra-se o Dia Mundial das Hepatites Virais. Para assinalar a data, uma clínica especializada criou uma infografia com a qual pretende sensibilizar e dar a conhecer a doença - porque mais vale prevenir …

Nova solução para drones permite reforçar comunicações em cenários de emergência

Uma solução para drones que permite restabelecer ou reforçar as comunicações sem fios em cenários de emergência, festivais ou manifestações está a ser desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência …

Sócrates diz que direita o quis impedir de se candidatar à Presidência

O ex-primeiro-ministro português assegurou, esta quarta-feira, que o processo judicial em que está implicado por corrupção responde a uma campanha da direita para evitar que apresentasse a sua candidatura à Presidência de Portugal. "O objetivo foi …

11 jovens retiradas de casa de acolhimento pela Segurança Social "sem explicação"

A Segurança Social retirou 11 jovens de uma casa de acolhimento no Caramulo, em Tondela, "sem dar qualquer explicação", uma situação que já foi comunicada ao Ministério Público. De acordo com Marina Leitão, responsável da Associação …

Reino Unido vai proibir veículos a gasolina e diesel a partir de 2040

O governo britânico anunciou que, a partir de 2040, os novos veículos movidos a diesel e gasolina vão ser proibidos, com o objetivo de combater a poluição. A medida, que foi antecipada hoje pelo ministro do …

Bruxelas dá um mês à Polónia para recuar na reforma do sistema judiciário

A Comissão Europeia deu esta quarta-feira um prazo de um mês às autoridades polacas para resolverem os problemas identificados no seu projeto de reforma do sistema judiciário, advertindo que "está pronta" a tomar medidas se …

Trump proíbe pessoas transgénero de servir nas Forças Armadas

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, a decisão de proibir que os transexuais sirvam nas Forças Armadas do país, depois de se ter aconselhado com "generais e especialistas militares". Donald Trump fez o anúncio …

Rajoy nega envolvimento em caso de corrupção no Partido Popular

O chefe do Governo Espanhol negou, esta quarta-feira, ter beneficiado ou ter conhecimento de um esquema fraudulento que envolvesse o pagamento de quantias a troco da concessão de contratos públicos a responsáveis do Partido Popular, …

Descoberta nova espécie de peixe-lua gigante (e "ilusionista")

Com cerca de 3 metros de comprimento e quase duas toneladas de peso, é espantoso como é que esta nova espécie de peixe-lua gigante só agora foi descoberta. Este peixe-lua ilusionista, assim baptizado por ter andado …

Número 3 do Vaticano em tribunal em caso histórico de abuso sexual de menores

O cardeal George Pell, considerado o número três do Vaticano, compareceu num tribunal em Melbourne, na Austrália, numa sessão preliminar ao julgamento em que vai responder por acusações de pedofilia. Um momento considerado histórico pelas …