Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi “campeão três vezes” e nunca teve

Mário Cruz / Lusa

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol português e que, nas três vezes em que foi campeão, nunca recebeu essa homenagem.

Benfica e Sporting defrontam-se, neste sábado, num dérbi em que os leões entram já como campeões consagrados da I Liga nesta temporada. Mas, ao contrário do que sucede em Inglaterra, por exemplo, o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao eterno rival.

“É pela tradição do futebol português”, justifica Jorge Jesus, treinador dos encarnados. “Já venci três vezes e nunca me fizeram Guarda de Honra“, destaca o técnico, considerando que “é normal dar os parabéns” e que já o fez. “Mas o resto é o jogo e não mais do que isso”, sublinha.

Jorge Jesus terá enviado uma mensagem de felicitações ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, mas não terá contactado directamente o treinador campeão.

Note-se que Ruben Amorim foi treinado por Jesus no Benfica e no Belenenses, quando era jogador, mas as suas relações terão azedado na última temporada que o actual técnico dos leões passou na Luz.

Jesus ainda acredita no segundo lugar

O dérbi contra o Sporting é mais um passo do Benfica na luta pelo segundo lugar do campeonato, um objectivo em que Jesus ainda acredita, até porque o “futebol não é ciência exacta”.

O FC Porto leva vantagem e só com um deslize no reduto do Rio Ave, bem como com a vitória sobre o Sporting, é que o Benfica poderá almejar conquistar o segundo lugar.

“Sabemos pela experiência que os jogos mais difíceis podem tornar-se mais fáceis e vice-versa”, nota Jesus, frisando que “matematicamente há hipóteses”, mas que “é extremamente difícil, apesar das duas equipas terem jogos difíceis”. “Mais o Benfica porque tem o dérbi”, acrescenta.

Contudo, o Benfica está “à espreita”, com os jogadores “alertas e conscientes das dificuldades”, sublinha o treinador das águias.

“Já aconteceu tanta coisa no futebol, estou preparado para tudo“, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Sporting também despensa guardas de honra, basta-lhe o título! Não compreendo por que razão esta conversa anda por aí de boca em boca, será para atiçar rivalidades?

RESPONDER

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020 o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …

Samaris vai ficar no Benfica

O médio grego prepara-se para iniciar a sua oitava temporada ao serviço do Benfica, apesar das intenções da direção encarnada de pôr um ponto final na relação. Andreas Samaris só admite sair da Luz se receber …

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos …

As contas de Portugal para passar aos "oitavos": derrota com França não é o fim

Portugal faz as contas para poder seguir para os oitavos de final do Euro 2020. A seleção até pode perder por duas bolas frente a França, desde que a Hungria não vença a Alemanha. Dinamarca, Holanda, …

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …