Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi “campeão três vezes” e nunca teve

Mário Cruz / Lusa

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol português e que, nas três vezes em que foi campeão, nunca recebeu essa homenagem.

-

Benfica e Sporting defrontam-se, neste sábado, num dérbi em que os leões entram já como campeões consagrados da I Liga nesta temporada. Mas, ao contrário do que sucede em Inglaterra, por exemplo, o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao eterno rival.

“É pela tradição do futebol português”, justifica Jorge Jesus, treinador dos encarnados. “Já venci três vezes e nunca me fizeram Guarda de Honra“, destaca o técnico, considerando que “é normal dar os parabéns” e que já o fez. “Mas o resto é o jogo e não mais do que isso”, sublinha.

Jorge Jesus terá enviado uma mensagem de felicitações ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, mas não terá contactado directamente o treinador campeão.

Note-se que Ruben Amorim foi treinado por Jesus no Benfica e no Belenenses, quando era jogador, mas as suas relações terão azedado na última temporada que o actual técnico dos leões passou na Luz.

Jesus ainda acredita no segundo lugar

O dérbi contra o Sporting é mais um passo do Benfica na luta pelo segundo lugar do campeonato, um objectivo em que Jesus ainda acredita, até porque o “futebol não é ciência exacta”.

O FC Porto leva vantagem e só com um deslize no reduto do Rio Ave, bem como com a vitória sobre o Sporting, é que o Benfica poderá almejar conquistar o segundo lugar.

“Sabemos pela experiência que os jogos mais difíceis podem tornar-se mais fáceis e vice-versa”, nota Jesus, frisando que “matematicamente há hipóteses”, mas que “é extremamente difícil, apesar das duas equipas terem jogos difíceis”. “Mais o Benfica porque tem o dérbi”, acrescenta.

Contudo, o Benfica está “à espreita”, com os jogadores “alertas e conscientes das dificuldades”, sublinha o treinador das águias.

“Já aconteceu tanta coisa no futebol, estou preparado para tudo“, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Sporting também despensa guardas de honra, basta-lhe o título! Não compreendo por que razão esta conversa anda por aí de boca em boca, será para atiçar rivalidades?

RESPONDER

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …