Guaidó diz que está próxima uma “solução real” para crise na Venezuela

Miguel Gutierrez / EPA

O líder opositor e presidente do Parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, insistiu esta terça-feira que está próxima uma “solução real” para a crise político-económica e social que afeta a Venezuela.

“Estamos a aproximar-nos a uma solução real que todos sabemos por onde passa, será o Reino da Noruega, quem avance ou informe oportunamente”, disse.

Juan Guaidó falava aos jornalistas na Assembleia Nacional, onde recordou que em janeiro último, quando jurou assumir as competências executivas estabelecidas na Constituição, foram definidos três objetivos: Fim da usurpação da Presidência da República, um governo de transição e eleições livres.

“Conseguimos ter uma fonte poderosa no âmbito Internacional, estamos a trabalhar em todos os tabuleiros, estamos numa ditadura e temos que gerar a pressão necessária para pôr fim ao sofrimento dos venezuelanos para sair desta tragédia”, disse.

Segundo Juan Guaidó, são sinais dessa aproximação, ver “o Papa, o ministro do Negócios Estrangeiros da Rússia, a União Europeia e o Governo dos Estados Unidos, fazerem declarações”. “Não é preciso saber ler entre linhas para entender a opinião da comunidade internacional contra a situação da Venezuela, inclusive de aliados do regime, como a China e a Rússia. Isso é o que temos conseguido, aliados no mundo”, disse.

Por outro lado, manifestou apoio à União Europeia por estar a ponderar impor mais sanções contra funcionários do Governo do Presidente Nicolás Maduro, alegadamente envolvidos em graves violações dos direitos humanos.

“Não podemos confiar numa ditadura que torturou um capitão de fragata até à morte, confiamos na mobilização do povo, na capacidade de reconstrução”, disse, fazendo alusão à recente morte do capitão Rafael Acosta Arévalo, na sequência de torturas realizadas por funcionários da Direção de Contrainteligência Militar (serviços secretos militares).

Guaidó referiu-se ainda à recente detenção de dois elementos da sua equipa de segurança, que o Governo venezuelano diz estarem envolvidos no roubo de armamento à Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

“Os advogados não têm tido acesso ao expediente. Isto é um novo ‘show’, o regime continua a perseguir”, disse, advertindo que em breve “podem ocorrer mais detenções de dirigentes, estudantes e sindicalistas”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …