Grupo Wagner partilha “final de filme alternativo” e lança mistério sobre execução à marretada

1

Um novo vídeo e uma mensagem enigmática do líder do grupo Wagner vêm adensar o mistério em torno da execução de um soldado russo que teria desertado para o exército ucraniano.

O grupo Wagner divulgou esta segunda-feira um vídeo em que mostra uma nova execução de um soldado desertor à marretada. Um modus operandi que já tinha sido aplicado em novembro do ano passado a Yevgeny Nuzhin, soldado russo que se entregou às tropas ucranianas.

O novo vídeo foi publicado no canal de Telegram Grey Zone, ligado ao grupo Wagner, e que já tinha partilhado a execução de Nuzhin.

O homem identifica-se como Dmitry Yakushchenko, de 44 anos, nascido na Crimeia e que estava preso até ser recrutado pelo grupo Wagner, antes de se juntar às tropas ucranianas quatro dias depois. O russo tinha sido condenado a 19 anos de prisão.

O vídeo mostra Yakushchenko com blocos de pedras coladas à cabeça, que por sua vez está encostada a uma parede. Um soldado do grupo Wagner procede a atingi-lo várias vezes com a marreta na cabeça. “A sessão do tribunal é declarada encerrada”, lê-se na legenda no final do vídeo.

Segundo o site russo Meduza, David Frenkel, jornalista da Mediazona, um órgão de comunicação independente russo, sugeriu que a filmagem pode ser falsa. A Reuters também estava a tentar identificar a origem do vídeo.

Entretanto, a autenticidade do vídeo ainda não foi verificada. O jornal Ostorozhno Media, liderado pela apresentadora Kseniya Sobchak, contactou o líder do grupo paramilitar russo, Yevgeny Prigozhin, à procura de respostas. A sua resposta ainda veio adensar mais o mistério.

“Kseniya não leves tudo de forma tão séria. As crianças estão a divertir-se. Pensaste que o filme sobre Yakushchenko era um drama de um episódio como o ‘The Dawns Here Are Quiet’, mas eu acho que é mais como o ‘Seventeen Moments of Spring'”, começou por dizer Prigozhin. “Se quiseres, podemos partilhar a próxima série contigo. Sabe que o bem sempre triunfa sobre o mal”.

Depois, o serviço de imprensa de Prigozhin partilhou um vídeo de Yakushchenko com a legenda: “Dmitry Yakushchenko é um bom homem”.

Nesse vídeo, o soldado explica que foi capturado por tropas ucranianas e não que tinha desertado para o inimigo.

“Quando foi capturado disse todo o tipo de disparates e estou envergonhado, mas era a única forma de sobreviver. Quando regressei do cativeiro eu trouxe muita informação valiosa, que salvou a vida de muitos, por isso fui perdoado”, conta o soldado russo.

O canal de Telegram Grey Zone partilhou depois o vídeo com a legenda: “Para aqueles que gostam de finais de filmes alternativos”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.