Vídeo mostra nova execução à marretada de desertor do grupo Wagner

2

(cv)

Soldado executado à marretada pelo grupo Wagner.

O grupo Wagner, uma empresa paramilitar russa que tem estado em foco nesta guerra na Ucrânia, divulgou esta segunda-feira um vídeo em que mostra uma nova execução de um soldado desertor à marretada.

Em novembro passado, o grupo Wagner já tinha divulgado um vídeo onde era possível ver Yevgeny Nuzhin, soldado russo que se entregou às tropas ucranianas, a ser assassinado por via de uma marreta que lhe esmaga a cabeça.

O novo vídeo foi publicado no canal de Telegram Grey Zone, ligado ao grupo Wagner, e que já tinha partilhado a execução de Nuzhin.

O homem identifica-se como Dmitry Yakushchenko, de 44 anos, nascido na Crimeia e que estava preso até ser recrutado pelo grupo Wagner, antes de se juntar às tropas ucranianas quatro dias depois. O russo tinha sido condenado a 19 anos de prisão.

Já do lado ucraniano, Yakushchenko concedeu uma entrevista onde expressou que espera que a Crimeia seja ucraniana.

A organização liderada por Yevgeny Prigozhin admitiu ter recrutado prisioneiros russos para combater na Ucrânia, embora recentemente tenha anunciado que parou de o fazer.

“Planeava encontrar alguma saída, para, como dizem, fugir”, diz Dmitry Yakushchenko, confessando que esta não era a sua guerra. “Fui para a linha da frente como parte do grupo Wagner. Enquanto estava na linha da frente, percebi que esta não é a minha guerra”. O soldado desertor foi capturado em Dnipro, em território ucraniano.

O canal Grey Zone escreve que “tal como o seu colega Yevgenny Nuzhin, [Yakushchenko] ficou com a mesma doença que te faz desmaiar em cidades ucranianas… e depois acordar na cave na tua última audiência em tribunal”.

“Estava nas ruas da cidade de Dnipro onde fui atingido na cabeça e perdi a consciência, acordei nesta sala e disseram-me que ia ser julgado”, conta o homem de 44 anos.

O vídeo mostra Yakushchenko com blocos de pedras coladas à cabeça, que por sua vez está encostada a uma parede. Um soldado do grupo Wagner procede a atingi-lo várias vezes com a marreta na cabeça.

Yakushchenko disse mesmo que se juntou ao grupo Wagner para passar para o lado de Kiev, porque não gostava da Rússia.

Segundo o site russo Meduza, David Frenkel, jornalista da Mediazona, um órgão de comunicação independente russo, sugeriu que a filmagem pode ser falsa. A Reuters também ainda está a tentar identificar a origem do vídeo.

Embora a agressão esteja pixelizada, o vídeo que partilhamos de seguida pode ferir suscetibilidades pela sua violência:

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Decapitam pessoas vivas, atropelam inocentes com os tanques de combate, matam pessoas à marretada…e há aqui quem os defenda e diga que o problema está no Ocidente. Há pessoas que precisam mesmo de uma consulta psiquiátrica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.