Grupo do curso de Comandos já está reduzido a menos de metade

(dr) Exército Português

-

Depois das duas mortes no 127.º curso de Comandos, que iniciou com 67 formandos, já só prosseguem apenas 30. Alguns desistiram e outros foram eliminados.

O número de participantes do 127.º curso de Comandos, no qual morreram dois formandos, já está reduzido a menos de metade, escreve o jornal Público.

Segundo um comunicado do Exército, até dia 15 deste mês já tinham saído 17 militares e a estes juntam-se agora mais nove desistências e outros nove que entretanto foram eliminados.

“Dos 67 formandos que iniciaram o 127.º Curso de Comandos, prosseguem 30“, pode ler-se na nota divulgada esta segunda-feira.

Num segundo comunicado, o Exército também garante estar a “prestar toda a colaboração que lhe é solicitada pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar”.

Além disso, assegura que a investigação está a decorrer com “rigor e transparência”, de forma a determinar “as circunstâncias em que ocorreram as mortes dos dois militares e a eventual existência de indícios de responsabilidade disciplinar imputável a qualquer militar”.

O Exército solicitou ainda ao INEM e aos hospitais do Barreiro e Curry Cabral o envio dos relatórios sobre a assistência aos militares e irá solicitar também os relatórios das autópsias.

Na mesma nota, o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Vicente Pereira, informa que “não tendo sido constituído como arguido qualquer militar, não existe fundamento para a suspensão de funções de qualquer dos elementos que integram as equipas de instrutores” do curso.

Recorde-se que um dos formandos, Hugo Abreu, faleceu na sequência de um dos treinos, na altura devido a um “golpe de calor”.

Posteriormente, um outro militar, Dylan Araújo da Silva, que também tinha sido internado e estava à espera de um transplante de rim, morreu no hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Na semana passada, familiares de Hugo Abreu contaram no programa “Sexta às 9”, da RTP, que o jovem terá sido obrigado a comer terra quando já estava no chão e depois de entrar em convulsão.

Segundo a TSF, o último militar a ser internado depois do “golpe de calor” – no total foram onze – ainda continua hospitalizado.

A informação, avançada pelo porta-voz do Exército, explicou que o militar está a recuperar bem, depois dos problemas renais e hepáticos, mas por indicação médica continua internado.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …

Jim Bachor tapa os buracos das ruas de Chicago com mosaicos sobre a pandemia

O artista Jim Bachor transforma os buracos das ruas de Chicago em verdadeiras obras de arte. Um tributo à pandemia no chão norte-americano. Em tempos cinzentos, Jim Bachor decidiu pintar as ruas da cidade norte-americana de …