Groundforce recomenda a viajantes que levem pouca bagagem. Greve já cancelou 166 voos

Fernando Veludo / Lusa

A Groundforce recomenda a quem viajar de avião que transporte pouca bagagem, para minimizar os impactos da greve no serviço de handling, que teve início às 00:00 de 17 de julho. As consequências da greve já se fazem sentir.

“Devido à greve nos serviços de handling da Groundforce, foram cancelados até ao momento, no aeroporto de Lisboa, 77 chegadas e 89 partidas“, precisou fonte oficial da gestora das infraestruturas, adiantando que as companhias que operam com outras empresas de assistência que não a Groundforce, assim como as que operam no Terminal 2 do aeroporto de Lisboa “mantêm a sua operação”.

Nos aeroportos do Porto, Faro, Funchal e Porto Santo a greve não regista, pelo menos até ao momento, impacto significativo, acrescentou.



A ANA solicita aos passageiros com voo marcado, para este sábado e domingo, que se informem sobre o estado do mesmo, antes de se deslocarem para o aeroporto.

Em comunicado, além de alertar para “os constrangimentos operacionais”, a empresa aconselhou “quem viaja que transporte o mínimo de bagagem possível, para minimizar os inconvenientes resultantes da eventual suspensão de alguns serviços”.

Na mesma nota, a Groundforce antecipou que a adesão dos trabalhadores à greve “tenha um impacto significativo na operação” da empresa nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

“No total do fim de semana, entre partidas e chegadas, estão previstos cerca de 1400 movimentos e a Groundforce está a desenvolver todos os esforços para, junto das companhias aéreas e dos passageiros, atenuar as consequências da paralisação”, sublinhou a responsável pelo serviço em terra.

No início do mês, o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) convocou uma greve na Groundforce para os dias 17, 18 e 31 de julho, 01 e 02 de agosto, de acordo com um ofício, enviado na altura à Lusa.

Na mesma nota, a estrutura sindical detalhou que a paralisação abrange os trabalhadores da SPdH (Groundforce) de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo e que decorrerá das 00:00 do dia 17 às 24:00 do dia 18 de julho de 2021 e das 00:00 do dia 31 de julho às 24:00 do dia 02 de agosto de 2021.

O STHA convocou ainda uma paralisação ao trabalho extraordinário das 00:00 de dia 15 de julho às 24:00 do dia 31 de outubro de 2021.

O sindicato justificou a convocação desta greve “considerando que, desde fevereiro de 2021, que a SPdH vive uma situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias”, acusando a TAP SGPS, SA, “na qualidade de acionista”, de nada fazer “para garantir os salários dos trabalhadores da SPdH, não transferindo qualquer valor desde janeiro de 2021”.

Também o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação (STAMA) convocaram uma greve na Groundforce entre hoje e 18 de julho, além de outras paralisações parciais.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os Portugueses não deviam permitir que vá um cêntimo do Estado/TAP para ajudar estes Grevistas a receber vencimentos.
    Devia-se fazer uma Lei que impedisse esta selvajaria de Greves.
    Não sei porque não vão fazer o desembarque a Espanha e o transporte para Portugal por via Terrestre, ou então num Aeroporto Militar.

    • “A ignorância é má conselheira”
      A greve não é na TAP mas sim na Groundforce e é o resultado de mais uma excelente privatização do gangue do Passos!
      Venderam a empresa a um vigarista sem dinheiro e agora está falida, com ordenados em atraso e, o Casemiro vigarista é o maior acionista e quer que seja injectado dinheiro dos outros na empresa – mas quer continuar a mandar em tudo!!
      É mais um daqueles empresários!…

RESPONDER

Há ambulâncias ilegais a fazerem transporte de doentes

Há centenas de ambulâncias e veículos dedicados ao transporte de doentes que circulam ilegalmente sem vistoria. Em 24 operações de fiscalização levadas a cabo pelo INEM, foram instaurados 101 processos por infrações ao Regulamento do Transporte …

Caso EDP: Ex-gestor suspeito de corrupção pede prescrição

A defesa de Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, entregou um requerimento a pedir a extinção do procedimento criminal pelo crime de corrupção passiva. O antigo gestor é acusado de ter recebido cerca de 1,4 milhões de …

Árbitro assistente destaca "enorme atitude" de Toni Martínez no Sporting-Porto

No jogo entre Sporting e FC Porto, Toni Martínez discutiu com um jornalista que estava a fotografar um adepto sportinguista que tinha caído da bancada. André Campos, árbitro assistente na partida de sábado entre Sporting CP …

Morreu a mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson

Boris Jonhson está de luto com a morte da mãe. Charlotte Johnson Wahl morreu esta segunda-feira, 13 de setembro, num hospital em Londres. A mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson morreu esta segunda-feira num hospital de …

Impacto da descida do IRS em 2022 está dependente das taxas de retenção

A reformulação dos escalões do IRS que o Governo está a preparar deverá aliviar a carga fiscal de alguns contribuintes, mas o impacto dessa descida nos salários e nas pensões ao longo dos meses ainda …

Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta.  A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh - o mais populoso …

"Vamos libertar os portugueses". DGS vai acabar com os boletins diários da covid-19

Numa entrevista ao Público, a Diretora-Geral de Saúde sublinhou que, numa altura em que a pandemia está a começar a ser controlada, muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente. O regresso …

Polícias protestam junto à residência do primeiro-ministro contra valor do subsídio de risco

Governo aprovou recentemente um subsídio de risco de 100 euros, um valor muito inferior aos 400 euros reivindicados pelas forças de segurança. Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos por causa do subsídio …

Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes. Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles …

Primeira faculdade privada de Medicina é inaugurada hoje pela Universidade Católica

Propina mensal será de 1.625 euros, valor que terá que ser pago ao longo dos seis anos do curso. A formação pode ir, feitas as contas totais, para os 97.500 euros, a que acrescem ainda …