Greve na Fiat após transferência de Cristiano Ronaldo

Peter Powell / EPA

Cristiano Ronaldo

Esta quarta-feira, os trabalhadores da fábrica de Melfi, em Itália, que integra o grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), convocaram uma greve em protesto contra o valor da transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus.

Cristiano Ronaldo ainda não aterrou em Turim mas os efeitos da transferência do português já se começam a sentir (embora não seja pelos melhores motivos).

Os trabalhadores da fábrica em Melfi do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), no sul de Itália, vão fazer dois dias de greve em protesto contra a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus, o clube liderado por Andrea Agnelli, herdeiro do fundador da Fiat, detido pela EXOR N.V., a mesma sociedade que é dona da FCA.

Esta terça-feira, a aquisição de Cristiano Ronaldo, por cerca de 100 milhões de euros ao Real Madrid, foi anunciada pela família Agnelli.

Segundo o Jornal de Notícias, esta transação levou a que o sindicato USB (União Sindical de Base) anunciasse que os trabalhadores de Melfi vão mesmo paralisar entre os dias 15 e 17 de julho. O motivo por trás desta protesto é o facto de os funcionários considerarem inaceitável que a empresa continue a pedir sacrifícios aos trabalhadores quando gasta milhões na transferência de um futebolista.

Em comunicado, o sindicato questiona: “É normal uma pessoa ganhar milhões, enquanto milhares de famílias a meio do mês já não têm quase dinheiro?”. Além disso, acusa a empresa de preferir colocar o mundo do futebol e do entretenimento à frente dos interesses dos seus funcionários.

Esta greve – que acontece a partir das 22 horas de domingo, 15 de julho, e as 18 horas de terça-feira, 17 de julho – aguardava apenas a confirmação da transferência de Ronaldo, adianta o Observador.

Já na semana passada, quando o negócio não passava de um rumor, a agência DIRE dava conta do descontentamento dos trabalhadores da Fiat, que estão há uma década sem receber qualquer aumento. Aliás, os funcionários da fábrica de Melfi vêm protestando há muito tempo contra a falta de condições laborais e os ritmos de trabalho exagerados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado o famoso navio de James Cook

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos acredita ter localizado a área em que o Endeavour, o navio que o explorador britânico James Cook usou nas suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, terá …

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …