Greve na Fiat após transferência de Cristiano Ronaldo

Peter Powell / EPA

Cristiano Ronaldo

Esta quarta-feira, os trabalhadores da fábrica de Melfi, em Itália, que integra o grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), convocaram uma greve em protesto contra o valor da transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus.

Cristiano Ronaldo ainda não aterrou em Turim mas os efeitos da transferência do português já se começam a sentir (embora não seja pelos melhores motivos).

Os trabalhadores da fábrica em Melfi do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), no sul de Itália, vão fazer dois dias de greve em protesto contra a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus, o clube liderado por Andrea Agnelli, herdeiro do fundador da Fiat, detido pela EXOR N.V., a mesma sociedade que é dona da FCA.

Esta terça-feira, a aquisição de Cristiano Ronaldo, por cerca de 100 milhões de euros ao Real Madrid, foi anunciada pela família Agnelli.

Segundo o Jornal de Notícias, esta transação levou a que o sindicato USB (União Sindical de Base) anunciasse que os trabalhadores de Melfi vão mesmo paralisar entre os dias 15 e 17 de julho. O motivo por trás desta protesto é o facto de os funcionários considerarem inaceitável que a empresa continue a pedir sacrifícios aos trabalhadores quando gasta milhões na transferência de um futebolista.

Em comunicado, o sindicato questiona: “É normal uma pessoa ganhar milhões, enquanto milhares de famílias a meio do mês já não têm quase dinheiro?”. Além disso, acusa a empresa de preferir colocar o mundo do futebol e do entretenimento à frente dos interesses dos seus funcionários.

Esta greve – que acontece a partir das 22 horas de domingo, 15 de julho, e as 18 horas de terça-feira, 17 de julho – aguardava apenas a confirmação da transferência de Ronaldo, adianta o Observador.

Já na semana passada, quando o negócio não passava de um rumor, a agência DIRE dava conta do descontentamento dos trabalhadores da Fiat, que estão há uma década sem receber qualquer aumento. Aliás, os funcionários da fábrica de Melfi vêm protestando há muito tempo contra a falta de condições laborais e os ritmos de trabalho exagerados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …