Greve na Fiat após transferência de Cristiano Ronaldo

Peter Powell / EPA

Cristiano Ronaldo

Esta quarta-feira, os trabalhadores da fábrica de Melfi, em Itália, que integra o grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), convocaram uma greve em protesto contra o valor da transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus.

Cristiano Ronaldo ainda não aterrou em Turim mas os efeitos da transferência do português já se começam a sentir (embora não seja pelos melhores motivos).

Os trabalhadores da fábrica em Melfi do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), no sul de Itália, vão fazer dois dias de greve em protesto contra a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus, o clube liderado por Andrea Agnelli, herdeiro do fundador da Fiat, detido pela EXOR N.V., a mesma sociedade que é dona da FCA.

Esta terça-feira, a aquisição de Cristiano Ronaldo, por cerca de 100 milhões de euros ao Real Madrid, foi anunciada pela família Agnelli.

Segundo o Jornal de Notícias, esta transação levou a que o sindicato USB (União Sindical de Base) anunciasse que os trabalhadores de Melfi vão mesmo paralisar entre os dias 15 e 17 de julho. O motivo por trás desta protesto é o facto de os funcionários considerarem inaceitável que a empresa continue a pedir sacrifícios aos trabalhadores quando gasta milhões na transferência de um futebolista.

Em comunicado, o sindicato questiona: “É normal uma pessoa ganhar milhões, enquanto milhares de famílias a meio do mês já não têm quase dinheiro?”. Além disso, acusa a empresa de preferir colocar o mundo do futebol e do entretenimento à frente dos interesses dos seus funcionários.

Esta greve – que acontece a partir das 22 horas de domingo, 15 de julho, e as 18 horas de terça-feira, 17 de julho – aguardava apenas a confirmação da transferência de Ronaldo, adianta o Observador.

Já na semana passada, quando o negócio não passava de um rumor, a agência DIRE dava conta do descontentamento dos trabalhadores da Fiat, que estão há uma década sem receber qualquer aumento. Aliás, os funcionários da fábrica de Melfi vêm protestando há muito tempo contra a falta de condições laborais e os ritmos de trabalho exagerados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cirurgião brasileiro também já foi suspeito da morte do namorado da mãe

O cirurgião brasileiro, conhecido como “Doutor Bumbum”, e a mãe também já foram suspeitos do assassinato do namorado da progenitora, assassinado a tiro em 1997. Denis Furtado, de 45 anos, e a mãe Maria de Fátima, …

Estar de mau humor pode torná-lo mais produtivo

Estar de mau humor pode ajudar a aumentar a sua produtividade. Uma investigação recente mostrou que, para algumas pessoas, estar de mau humor pode ajudar na concentração e a priorizar melhor as tarefas. Tudo depende do …

Bem-vindos à Idade de Meghalaya, a nova era geológica da Terra

Especialistas dizem que já estamos a viver numa nova era geológica, batizada de Idade de Meghalaya, que começou há 4.250 anos. Esta nova era, batizada de Idade de Meghalaya começou há 4.250 anos, quando aquilo que terá …

NASA vai lançar uma sonda para tocar no Sol

A NASA espera lançar nas próximas semanas uma sonda que deverá aproximar-se do Sol mais do que nenhuma outra até agora. A sonda Parker - batizada em homenagem a Eugene Parker, astrofísico que desenvolveu a teoria …

Este é o julho mais frio dos últimos 30 anos (e a culpa é de um anticiclone)

O mês de julho foi até ao dia 18 o que teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais baixo dos últimos 30 anos. “Verifica-se que o valor médio da temperatura máxima do ar …

"Quando trazem um copo de água a Juncker todos sabemos que é gin"

Um jornalista francês, um dos veteranos especialistas em assuntos europeus, levanta dúvidas sobre a capacidade de Jean-Claude Juncker governar, falando abertamente sobre o alegado "alcoolismo" do presidente da Comissão Europeia. "Quando um oficial de justiça lhe …

Pablo Casado é o novo presidente do PP espanhol

O congresso extraordinário do Partido Popular espanhol elegeu, este sábado, em Madrid, Pablo Casado, de 37 anos, para suceder a Mariano Rajoy na presidência. Pablo Casado foi o mais votado pelos 3.082 delegados ao congresso, segundo …

Salgado e ex-administrador do BES desviaram milhões para família e amigos

Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, ex-presidente e ex-administrador do BES, respectivamente, colocaram em marcha um esquema que tinha como objectivo desviar fundos para financiar investimentos de amigos e familiares, bem como ocultar activos tóxicos, …

Professores só podem ter férias depois de entregarem as notas

O Ministério da Educação enviou orientações às escolas para que concluam as avaliações finais dos alunos "impreterivelmente até 26 de julho", pedindo aos diretores escolares que apenas autorizem férias aos professores depois de entregarem as …

3 polícias franceses detidos em caso de colaborador que agrediu manifestante

Três polícias foram detidos, este sábado, por terem mostrado imagens de videovigilância ao colaborador do Presidente francês, filmado a agredir um manifestante durante o desfile do 1º de Maio, informou a procuradoria de Paris. Os três …