Estudantes portugueses fazem greve às aulas pelo clima

@GretaThunberg / Twitter

Greta Thunberg, a activista sueca de 16 anos que deu origem ao movimento “School Strike 4 Climate” (“Greve à escola pelo clima”).

O movimento internacional “School Strike 4 Climate” que tem convocada uma greve às aulas a nível mundial, para 15 de Março, para alertar os políticos para a importância de defender o futuro da Terra e inverter a tendência dramática das alterações climáticas, chegou a Portugal.

Estudantes portugueses estão a promover a participação na greve mundial às aulas que está convocada para 15 de Março pelo movimento “School Strike 4 Climate” (ou seja, “Greve à escola pelo clima“).

Este movimento foi criado pela activista sueca Greta Thunberg que, com apenas 16 anos, tem dado que falar depois de ter feito discursos poderosos, em prol da defesa do clima, na Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP), na Polónia, e no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

Em Davos, Greta Thunberg foi mesmo aplaudida por Bono Vox, vocalista dos U2, quando disse aos intervenientes num painel de discussão que também eles tinham responsabilidades pelo actual estado preocupante do planeta.

A jovem sueca começou a fazer greve às aulas todas as sextas-feiras, manifestando-se em frente ao Parlamento de Estocolmo, na Suécia, com cartazes apelando aos políticos do país para tomarem acções concretas para salvar o planeta.

Vários jovens noutros países do mundo têm imitado Greta Thunberg. E em Portugal, surgiu a página de Facebook “Greve Climática Estudantil” que apela à participação dos estudantes portugueses na greve mundial às aulas marcada para 15 de Março.

“Exigimos ao Governo que faça da resolução da crise climática a sua prioridade“, salienta-se na página na rede social. “O nosso futuro é mais importante do que UM dia de aulas”, acrescenta-se.

Este grupo de estudantes está a promover concentrações para Lisboa, no Largo Camões, para o Porto, junto à Câmara Municipal, e para Coimbra, também junto à Câmara, para 15 de Março.

“O objectivo é mostrar aos Governos que não estamos a brincar com isto, que precisam de tomar medidas sérias e urgentes na resolução da crise climática, já que têm estado a ignorar os acordos climáticos”, explica ao Diário de Notícias (DN) Matilde Alvim, estudante de 17 anos da Escola Secundária de Palmela que está associada ao movimento pela greve em Portugal.

Neste momento, o movimento de jovens inclui “15 estudantes de escolas secundárias e universidades do Porto, Lisboa e Coimbra”, como destaca o DN, onde Matilde Alvim refere que se pretende “mobilizar as pessoas para criar contactos” no sentido de que “os estudantes se desloquem” e se consiga “um movimento mais concentrado e visível nas três cidades”.

Entre as medidas que estes estudantes defendem como prioritárias para aplicação no país, Matilde Alvim aponta “a descarbonização dos transportes particulares e públicos”, uma maior “aposta nas energias renováveis“, a “aplicação de impostos altos às empresas que excedam níveis de poluição aceitáveis”, “maior e melhor monitorização dos rios” para que não haja neles descargas de “resíduos industriais tóxicos” e “a proibição definitiva da exploração de energias fósseis em Portugal”.

Na Bélgica e na Alemanha, já foram realizados vários protestos organizados por movimentos estudantis sempre com o mote da defesa do clima como motivação.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …