Greta Thunberg diz ao Senado dos EUA que “não estão a esforçar-se o suficiente”

A ativista sueca Greta Thunberg reuniu-se na terça-feira com o grupo de trabalho que trata das questões ambientais no Senado norte-americano e pediu acões, não elogios. A adolescente de 16 anos é uma das ativistas convidadas para a Cimeira do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Reuters, citada pelo Público, enquanto se juntava a outros jovens ativistas, e no início de dois dias de reuniões e discursos no Capitólio, em Washington, Greta Thunberg disse aos políticos norte-americanos para não convidarem os jovens apenas para lhes dizer que são inspiradores, “sem realmente fazerem nada sobre o assunto”.

“Desculpem, mas não estão a esforçar-se o suficiente”, acrescentou ainda a sueca, referida pela BBC.

Os eventos desta semana pretendem aumentar a consciencialização da população antes da greve global pelo clima da próxima sexta-feira, 27 de setembro, em que estudantes e trabalhadores de todo o mundo estão a ser incentivados a deixar as escolas e os empregos e a exigir ações por parte das entidades competentes nesta matéria.

Greta Thunberg, que inspirou jovens de todo o mundo a protestar contra o impacto das alterações climáticas e que foi, inclusive, indicada para o Prémio Nobel da Paz, fez questão de frisar que não quer receber “elogios”.

Conselho ignorado pelo senador Ed Markey, que a descreveu como uma “superpotência”. “Colocas os holofotes sobre este assunto de uma forma nunca antes foi vista. E isso está a criar um novo factor X”, disse, de acordo com o canal de televisão britânico.

Em vez de enviar uma declaração, como é habitual antes de uma audiência, Greta Thunberg enviou ao Congresso um relatório sobre o aquecimento global. “Estou a enviar este relatório como um testemunho meu porque não quero que me ouçam”, declarou a jovem. “Eu quero que ouçam os cientistas. Quero que se unam pela ciência. Quero que ajam”, afirmou a jovem, citada pelo Guardian.

Barack Obama: “Tu e eu somos uma equipa”

Durante a sua visita à capital dos Estados Unidos (EUA), a ativista teve a oportunidade de conhecer Barack Obama, que a considerou, como se pode ler na sua página oficial do Twitter, “uma das maiores defensoras do nosso planeta”. “Tu e eu somos uma equipa”, disse-lhe o ex-Presidente, noticiou o Expresso.

“Reconhecendo que a sua geração irá suportar o impacto das mudanças climáticas, ela [Greta Thunberg] não tem medo de exigir ações reais. Ela personifica a nossa visão na Obama Foundation: um futuro moldado por jovens líderes como ela”, escreveu Barack Obama, publicando uma fotografia do seu encontro com a ativista sueca.

Questionada sobre as recentes ações pelo clima em que participou durante as suas deslocações a Nova Iorque e Washington, Greta respondeu: “Toda a gente é tão simpática e todos estes jovens parecem tão interessados e entusiasmados, o que é algo muito bom”.

“A minha mensagem para os jovens que querem causar impacto é que sejam criativos. Há uma quantidade incrível de coisas que podem fazer e não se devem subestimar”, disse a jovem, que atravessou o Atlântico num barco movido a energia solar e sem emissões.

Greta Thunberg tornou-se uma figura de referência no combate às alterações climáticas depois de organizar protestos semanais no exterior do Parlamento sueco. As suas ações desencadearam um movimento de jovens pelo clima, que levou a vários protestos em mais de cem cidades em todo o mundo.

A reunião de Greta Thunberg com o grupo de trabalho das questões ambientais acontece antes das várias iniciativas planeadas para a Semana Mundial pelo Clima, que decorre de 20 a 27 de setembro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …