Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por um dos políticos republicanos que rejeitam adotar políticas de proteção ambiental.

Greta Thunberg, que está há vários dias nos EUA para participar em conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, ouviu o congressista Garret Graves afirmar que “não faz sentido” alguns países andarem a limpar o oceano quando outros poluem. “O ponto importante [e] o que precisamos de fazer é focarmo-nos nos países que deitam lixo para o oceano” – como é o caso da China, exemplificou o republicano.

Num pequeno vídeo que está a circular nas redes sociais, ouve-se a jovem ativista a interrompê-lo com “outra perspetiva: sou da Suécia, um país pequeno” onde se utiliza “o mesmo argumento: porque é que devemos fazer alguma coisa? Basta olhar para os EUA”.

Greta Thunberg acrescentou que o argumento de Garret Graves sobre a China “também está a ser usado contra” os EUA, o que motivou risos e palmas entre quem assistia à audição parlamentar.

Garret Graves tinha começado por perguntar a Greta Thunberg “como é que ela se sentiria” se visse um navio a deitar cinco vezes mais lixo para o oceano do que aquele que ela estaria a recolher. A adolescente recorreu ao humor: “Primeiro, iríamos tão depressa que não havia tempo suficiente para apanhar qualquer lixo…”.

Mas, interrompeu o congressista com um sorriso, como se sentiria “se fosse um marinheiro lento como eu?”. Greta Thunberg prosseguiu: “Bem, por essa lógica, também estou a despejar muito lixo no oceano. E então eu parava de deitar o meu lixo no oceano e dizia ao outro barco para também parar de deitar lixo no oceano”.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois, é um símbolo da sua geração, e ainda bem, porque se trata de uma geração cujas referências se resumem a inúteis desmiolados: influnciadores, desportistas e músicos que nada de útil ou positivo têm para mostrar! Bem que esta geração necessita de uma referência que vá além do superficial, do materialismo, do êxito fácil.. . Mas, não esqueçamos, trata-se de uma miúda (sem desprimor) tem muito a aprender das coisas e da vida. Se não se perder, poderá ser um símbolo da mudança que se impõe. Mas, não a endeusem já…

    • A questão é que a menina não terá que ser uma super-mulher. Terá a sua vida e usufruirá do direito universal de ser feliz, espero eu. Há 27 anos houve a Severn Cullis-Suzuki. Há 27 anos! E, de lá para cá, tudo está pior. O que estas meninas fizeram e fazem deveria ser suficiente para iniciar mudanças e não podemos exigir-lhes mais. Já fazem muito. Muito mais do que eu e a grande maioria.

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …