Gregos perguntam a Tsipras que parte de “Não” é que não percebeu

Olivier Hoslet / Lusa

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Grécia já enviou para Bruxelas a sua proposta de reformas para receber um terceiro programa de apoio, nas quais se propõe mexer no IVA, nas pensões e na Função Pública.

A proposta de reformas que o Governo grego entregou esta quinta-feira ao Eurogrupo inclui um aumento do IVA na restauração de 13% para 23%, tal como aconteceu em Portugal em 2012.

Além do aumento do IVA para o setor da restauração, a proposta do executivo de Atenas propõe um alívio da tarifa mínima deste imposto, de 6,5% para 6,0%, para medicamentos, livros e teatro.

O Governo de Alexis Tsipras compromete-se ainda a fazer poupanças no sistema de pensões entre 0,25% e 0,5% do PIB, em 2015, e de 1% a partir de 2016.

O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos.

De acordo com o texto das propostas publicado na página do executivo de Atenas na internet, citado pela agência francesa AFP, a Grécia deseja uma solução “para regularizar” a sua enorme dívida pública, que ascende a 180% do PIB, bem como “um pacote de 35 mil milhões de euros” consagrado ao crescimento económico.

Propostas geram indignação e protestos

As propostas apresentadas por Alexis Tsipras estão a gerar uma onda de indignação nas redes sociais, com os utilizadores a manifestarem a sua perplexidade perante um pacote de austeridade que consideram semelhante ao que foi apresentado pelos credores.

No Twitter, muitos dos gregos que votaram “Não” no referendo a estas propostas organizaram o seu protesto na hashtag #ExplainNoToTsipras.

Apesar da hora tardia a que as propostas foram conhecidas, em pouca tempo a hashtag recebeu milhares de posts e retweets de utilizadores que querem explicar a Tsipras o que quer dizer “Não“.

Mas ainda há alguns gregos com espírito suficiente para fazer humor.

“Okay, com o IVA a 23% nos transportes e nos táxis”, diz uma utilizadora num dos posts, “agora já nem ao Inferno vamos conseguir chegar”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os patós do Eurogrupo ainda não perceberam que a promessa do syriza é só fumaça! Desde quando é que a dita passará no parlamento? E crivo do tribunal constitucional? É democracia!

    • Refastelado na plateia ouvindo, lendo e associando às vezes deparo-me com hologramas desvairados. Esqueça! Já aconteceu imaginar que diagrama com que bonequinhos?!?
      …Nunca é de mais lembrar que votar faz-se sozinho com caneta e aposição de uma cruzinha num único quadradinho.

  2. Começará em breve na Grécia o feitiço a virar-se contra o feiticeiro, parece não haver volta a dar, as promessas eleitorais não passam disso mesmo apenas com o engodo de caçar votos e poder.

RESPONDER

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …