Gregos perguntam a Tsipras que parte de “Não” é que não percebeu

Olivier Hoslet / Lusa

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Grécia já enviou para Bruxelas a sua proposta de reformas para receber um terceiro programa de apoio, nas quais se propõe mexer no IVA, nas pensões e na Função Pública.

A proposta de reformas que o Governo grego entregou esta quinta-feira ao Eurogrupo inclui um aumento do IVA na restauração de 13% para 23%, tal como aconteceu em Portugal em 2012.

Além do aumento do IVA para o setor da restauração, a proposta do executivo de Atenas propõe um alívio da tarifa mínima deste imposto, de 6,5% para 6,0%, para medicamentos, livros e teatro.

O Governo de Alexis Tsipras compromete-se ainda a fazer poupanças no sistema de pensões entre 0,25% e 0,5% do PIB, em 2015, e de 1% a partir de 2016.

O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos.

De acordo com o texto das propostas publicado na página do executivo de Atenas na internet, citado pela agência francesa AFP, a Grécia deseja uma solução “para regularizar” a sua enorme dívida pública, que ascende a 180% do PIB, bem como “um pacote de 35 mil milhões de euros” consagrado ao crescimento económico.

Propostas geram indignação e protestos

As propostas apresentadas por Alexis Tsipras estão a gerar uma onda de indignação nas redes sociais, com os utilizadores a manifestarem a sua perplexidade perante um pacote de austeridade que consideram semelhante ao que foi apresentado pelos credores.

No Twitter, muitos dos gregos que votaram “Não” no referendo a estas propostas organizaram o seu protesto na hashtag #ExplainNoToTsipras.

Apesar da hora tardia a que as propostas foram conhecidas, em pouca tempo a hashtag recebeu milhares de posts e retweets de utilizadores que querem explicar a Tsipras o que quer dizer “Não“.

Mas ainda há alguns gregos com espírito suficiente para fazer humor.

“Okay, com o IVA a 23% nos transportes e nos táxis”, diz uma utilizadora num dos posts, “agora já nem ao Inferno vamos conseguir chegar”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os patós do Eurogrupo ainda não perceberam que a promessa do syriza é só fumaça! Desde quando é que a dita passará no parlamento? E crivo do tribunal constitucional? É democracia!

    • Refastelado na plateia ouvindo, lendo e associando às vezes deparo-me com hologramas desvairados. Esqueça! Já aconteceu imaginar que diagrama com que bonequinhos?!?
      …Nunca é de mais lembrar que votar faz-se sozinho com caneta e aposição de uma cruzinha num único quadradinho.

  2. Começará em breve na Grécia o feitiço a virar-se contra o feiticeiro, parece não haver volta a dar, as promessas eleitorais não passam disso mesmo apenas com o engodo de caçar votos e poder.

RESPONDER

PCP de volta às negociações. Bloco rejeita bluff e exige mais reuniões com Costa

Ameaçou, mas não caiu. O PCP ainda está vivo e oficialmente de volta à mesa das negociações. A comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento. No final de …

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …