Gregos perguntam a Tsipras que parte de “Não” é que não percebeu

Olivier Hoslet / Lusa

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Grécia já enviou para Bruxelas a sua proposta de reformas para receber um terceiro programa de apoio, nas quais se propõe mexer no IVA, nas pensões e na Função Pública.

A proposta de reformas que o Governo grego entregou esta quinta-feira ao Eurogrupo inclui um aumento do IVA na restauração de 13% para 23%, tal como aconteceu em Portugal em 2012.

Além do aumento do IVA para o setor da restauração, a proposta do executivo de Atenas propõe um alívio da tarifa mínima deste imposto, de 6,5% para 6,0%, para medicamentos, livros e teatro.

O Governo de Alexis Tsipras compromete-se ainda a fazer poupanças no sistema de pensões entre 0,25% e 0,5% do PIB, em 2015, e de 1% a partir de 2016.

O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos.

De acordo com o texto das propostas publicado na página do executivo de Atenas na internet, citado pela agência francesa AFP, a Grécia deseja uma solução “para regularizar” a sua enorme dívida pública, que ascende a 180% do PIB, bem como “um pacote de 35 mil milhões de euros” consagrado ao crescimento económico.

Propostas geram indignação e protestos

As propostas apresentadas por Alexis Tsipras estão a gerar uma onda de indignação nas redes sociais, com os utilizadores a manifestarem a sua perplexidade perante um pacote de austeridade que consideram semelhante ao que foi apresentado pelos credores.

No Twitter, muitos dos gregos que votaram “Não” no referendo a estas propostas organizaram o seu protesto na hashtag #ExplainNoToTsipras.

Apesar da hora tardia a que as propostas foram conhecidas, em pouca tempo a hashtag recebeu milhares de posts e retweets de utilizadores que querem explicar a Tsipras o que quer dizer “Não“.

Mas ainda há alguns gregos com espírito suficiente para fazer humor.

“Okay, com o IVA a 23% nos transportes e nos táxis”, diz uma utilizadora num dos posts, “agora já nem ao Inferno vamos conseguir chegar”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os patós do Eurogrupo ainda não perceberam que a promessa do syriza é só fumaça! Desde quando é que a dita passará no parlamento? E crivo do tribunal constitucional? É democracia!

    • Refastelado na plateia ouvindo, lendo e associando às vezes deparo-me com hologramas desvairados. Esqueça! Já aconteceu imaginar que diagrama com que bonequinhos?!?
      …Nunca é de mais lembrar que votar faz-se sozinho com caneta e aposição de uma cruzinha num único quadradinho.

  2. Começará em breve na Grécia o feitiço a virar-se contra o feiticeiro, parece não haver volta a dar, as promessas eleitorais não passam disso mesmo apenas com o engodo de caçar votos e poder.

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …