//

Gregos perguntam a Tsipras que parte de “Não” é que não percebeu

5

Olivier Hoslet / Lusa

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Grécia já enviou para Bruxelas a sua proposta de reformas para receber um terceiro programa de apoio, nas quais se propõe mexer no IVA, nas pensões e na Função Pública.

A proposta de reformas que o Governo grego entregou esta quinta-feira ao Eurogrupo inclui um aumento do IVA na restauração de 13% para 23%, tal como aconteceu em Portugal em 2012.

Além do aumento do IVA para o setor da restauração, a proposta do executivo de Atenas propõe um alívio da tarifa mínima deste imposto, de 6,5% para 6,0%, para medicamentos, livros e teatro.

O Governo de Alexis Tsipras compromete-se ainda a fazer poupanças no sistema de pensões entre 0,25% e 0,5% do PIB, em 2015, e de 1% a partir de 2016.

O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos.

De acordo com o texto das propostas publicado na página do executivo de Atenas na internet, citado pela agência francesa AFP, a Grécia deseja uma solução “para regularizar” a sua enorme dívida pública, que ascende a 180% do PIB, bem como “um pacote de 35 mil milhões de euros” consagrado ao crescimento económico.

Propostas geram indignação e protestos

As propostas apresentadas por Alexis Tsipras estão a gerar uma onda de indignação nas redes sociais, com os utilizadores a manifestarem a sua perplexidade perante um pacote de austeridade que consideram semelhante ao que foi apresentado pelos credores.

No Twitter, muitos dos gregos que votaram “Não” no referendo a estas propostas organizaram o seu protesto na hashtag #ExplainNoToTsipras.

Apesar da hora tardia a que as propostas foram conhecidas, em pouca tempo a hashtag recebeu milhares de posts e retweets de utilizadores que querem explicar a Tsipras o que quer dizer “Não“.

Mas ainda há alguns gregos com espírito suficiente para fazer humor.

“Okay, com o IVA a 23% nos transportes e nos táxis”, diz uma utilizadora num dos posts, “agora já nem ao Inferno vamos conseguir chegar”.

ZAP / Lusa

5 Comments

  1. Os patós do Eurogrupo ainda não perceberam que a promessa do syriza é só fumaça! Desde quando é que a dita passará no parlamento? E crivo do tribunal constitucional? É democracia!

    • Refastelado na plateia ouvindo, lendo e associando às vezes deparo-me com hologramas desvairados. Esqueça! Já aconteceu imaginar que diagrama com que bonequinhos?!?
      …Nunca é de mais lembrar que votar faz-se sozinho com caneta e aposição de uma cruzinha num único quadradinho.

  2. Começará em breve na Grécia o feitiço a virar-se contra o feiticeiro, parece não haver volta a dar, as promessas eleitorais não passam disso mesmo apenas com o engodo de caçar votos e poder.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.