Grécia vai usar os arquivos do exército nazi para pedir indemnização

A Grécia vai usar documentos militares nazis para pressionar a Alemanha a pagar as reparações de guerra relativas ao período da ocupação, revelou hoje o Ministério da Defesa do executivo de Atenas.

“Este arquivo contém mais de 400.000 páginas e será usado para apoiar a exigência grega de que a Alemanha cumpra as suas obrigações relativas ao período 1941-44”, sublinhou o ministro-adjunto da Defesa, Kostas Isichos.

De acordo com o governante, que afirma ter obtido o acervo junto de arquivos norte-americanos, estes papéis “não apenas fundamentam a verdade histórica – eles são os documentos da própria Wehrmacht, as Forças Armadas do III Reich, a força de ocupação”.

Entre os documentos estão “diários, relatórios dos oficiais aos seus superiores, que não foram escritos como publicidade, antes constituindo sobretudo documentos secretos”, acrescentou.

Perante a resistência da Alemanha aos pedidos de renegociação do resgate, o novo Governo grego intensificou a pressão sobre Berlim no que respeita à controversa questão das reparações de guerra.

O ministro da Justiça grego revelou esta semana que vai ativar uma decisão do Supremo Tribunal Grego com 15 anos que autoriza a apreensão de bens alemães para pagar por danos de guerra.

Por seu lado, o Parlamento grego aprovou uma moção para reativar uma comissão dedicada a investigar indemnizações de guerra, o reembolso de um empréstimo de guerra forçado e a devolução de relíquias arqueológicas apreendidas pelas forças de ocupação alemãs.

Berlim argumenta que as indemnizações à Grécia foram liquidadas em 1960, no âmbito de um acordo com vários governos europeus.

Atenas espera que os documentos da Wehrmact lancem mais luz sobre aspetos do período de ocupação, como a realização de escavações arqueológicas ilegais e a ocorrência de pilhagens, “a fim de reforçar, não envenenar” as relações entre os dois países, afirmou Isichos.

“As universidades, os intelectuais e o povo alemães estão convidados a juntar-se a nós na descoberta deste tesouro histórico para fechar esta ferida aberta”, concluiu o governante.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Porventura és parente do ministro das finanças holandês? O país da Europa mais prejudicado com a invasão alemã foi a Grécia. Como país pequenino e sem poder teve que se sujeitar à manipulação dos países ocidentais que rapidamente branquearam o extermínio e destruição feito pelos alemães e ainda lhes ofereceram em condições boas e extraordinárias o famoso plano Marshall que rapidamente colocou a Alemanha no que ela é hoje. Isso é uma falácia dizer que os gregos ou os portugueses não trabalham. Foram os portugueses e os gregos com o seu suor e sacrifício que contribuíram para o resgate dos bancos alemães e franceses na crise de 2008. Os alemães têm má memória. Nem sempre quem tem o dinheiro é que tem razão do seu lado. Eles o que fazem melhor é serem agiotas. E um agiota é alguém que empresta dinheiro a juros proibitivos. Já roubaram muito depois da guerra e querem continuar a chupar o sangue, o suor e as lágrimas dos mais pobres. Sobre o perdão aos alemães e sobre o que eles fizeram aos gregos informa-te antes de dizeres asneiras.

RESPONDER

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …