Grécia vai usar os arquivos do exército nazi para pedir indemnização

A Grécia vai usar documentos militares nazis para pressionar a Alemanha a pagar as reparações de guerra relativas ao período da ocupação, revelou hoje o Ministério da Defesa do executivo de Atenas.

“Este arquivo contém mais de 400.000 páginas e será usado para apoiar a exigência grega de que a Alemanha cumpra as suas obrigações relativas ao período 1941-44”, sublinhou o ministro-adjunto da Defesa, Kostas Isichos.

De acordo com o governante, que afirma ter obtido o acervo junto de arquivos norte-americanos, estes papéis “não apenas fundamentam a verdade histórica – eles são os documentos da própria Wehrmacht, as Forças Armadas do III Reich, a força de ocupação”.

Entre os documentos estão “diários, relatórios dos oficiais aos seus superiores, que não foram escritos como publicidade, antes constituindo sobretudo documentos secretos”, acrescentou.

Perante a resistência da Alemanha aos pedidos de renegociação do resgate, o novo Governo grego intensificou a pressão sobre Berlim no que respeita à controversa questão das reparações de guerra.

O ministro da Justiça grego revelou esta semana que vai ativar uma decisão do Supremo Tribunal Grego com 15 anos que autoriza a apreensão de bens alemães para pagar por danos de guerra.

Por seu lado, o Parlamento grego aprovou uma moção para reativar uma comissão dedicada a investigar indemnizações de guerra, o reembolso de um empréstimo de guerra forçado e a devolução de relíquias arqueológicas apreendidas pelas forças de ocupação alemãs.

Berlim argumenta que as indemnizações à Grécia foram liquidadas em 1960, no âmbito de um acordo com vários governos europeus.

Atenas espera que os documentos da Wehrmact lancem mais luz sobre aspetos do período de ocupação, como a realização de escavações arqueológicas ilegais e a ocorrência de pilhagens, “a fim de reforçar, não envenenar” as relações entre os dois países, afirmou Isichos.

“As universidades, os intelectuais e o povo alemães estão convidados a juntar-se a nós na descoberta deste tesouro histórico para fechar esta ferida aberta”, concluiu o governante.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Porventura és parente do ministro das finanças holandês? O país da Europa mais prejudicado com a invasão alemã foi a Grécia. Como país pequenino e sem poder teve que se sujeitar à manipulação dos países ocidentais que rapidamente branquearam o extermínio e destruição feito pelos alemães e ainda lhes ofereceram em condições boas e extraordinárias o famoso plano Marshall que rapidamente colocou a Alemanha no que ela é hoje. Isso é uma falácia dizer que os gregos ou os portugueses não trabalham. Foram os portugueses e os gregos com o seu suor e sacrifício que contribuíram para o resgate dos bancos alemães e franceses na crise de 2008. Os alemães têm má memória. Nem sempre quem tem o dinheiro é que tem razão do seu lado. Eles o que fazem melhor é serem agiotas. E um agiota é alguém que empresta dinheiro a juros proibitivos. Já roubaram muito depois da guerra e querem continuar a chupar o sangue, o suor e as lágrimas dos mais pobres. Sobre o perdão aos alemães e sobre o que eles fizeram aos gregos informa-te antes de dizeres asneiras.

RESPONDER

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …

Trump prepara ordem executiva contra redes sociais. Quer reduzir proteções legais das empresas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai assinar esta quinta-feira uma ordem executiva sobre as redes sociais, anunciou a Casa Branca, dois dias depois de o Twitter ter assinalado mensagens de Donald Trump com alertas de …