Grécia prepara o regresso aos mercados no 2º semestre de 2014

Pedro Szekely / wikimedia

-

O ministro das Finanças da Grécia afirmou hoje que o país está a preparar o regresso aos mercados, com emissões de dívida de médio e longo prazo no segundo semestre de 2014.

“Estamos a preparar o regresso aos mercados no segundo semestre de 2014” e, “segundo o Organismo de gestão da dívida, proceder-se-á à emissão de obrigações a cinco anos”, afirmou Yannis Stournaras numa entrevista publicada hoje no semanário grego Realnews e citada pela agência France Press.

Impossibilitada, desde o início da crise da dívida soberana, em 2010, e devido ao recurso ao programa de ajuda financeira da União Europeia e Fundo Monetário Internacional, de recorrer a emissões de médio e longo prazo, a Grécia apenas tem podido emitir ações do Tesouro a curto prazo.

Na entrevista ao semanário grego, Stournaras sublinhou, contudo, que o retorno aos mercados apenas será possível se a Grécia conseguir obter um excedente orçamental primário (excluindo o serviço da dívida) e regressar ao crescimento em 2014.

Nas suas previsões orçamentais, o Governo grego aponta para um excedente primário de cerca de 3.000 milhões de euros em 2014 (que se segue ao excedente de 812 milhões deste ano) e para um crescimento de 0,6% do produto interno bruto (PIB), após seis anos de recessão profunda.

Contudo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipa a manutenção da recessão grega no próximo ano, com uma contração da economia na ordem dos 0,4%.

“A OCDE é uma das poucas entidades que mantém reservas sobre a retoma. No entanto, e tal como numerosos analistas, nós acreditamos no regresso ao crescimento, ainda que débil”, sustenta Stournaras.

Segundo o ministro, a Grécia não terá necessidade de um novo plano de ajustamento a partir de julho, altura em que o atual (e segundo) programa termina e cuja aplicação, desde 2010, permitiu ao país beneficiar de linhas de crédito num montante superior a 240 mil milhões de euros.

No entanto, recordou Yannis Stournaras, Atenas aguarda ainda uma nova reestruturação da dívida pública, o que deverá passar por “uma redução significativa das taxas de juro e por um prolongamento dos prazos de reembolso da dívida”.

O debate sobre esta questão “deverá começar antes das eleições europeias, mas só ficará concluído já depois destas”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter evoluído com menos pêlos por causa do nojo feminino

Uma equipa de investigadores descobriu novas evidência que sugerem que a aversão feminina fez com que os humanos evoluíssem com menos pêlos. Os cientistas pediram a mulheres que avaliassem a atratividade de 30 rostos masculinos para …

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …