Grécia paralisa em greve contra reforma das pensões e aumento de impostos

Orestis Panagiotou / Lusa

Manifestação em Atenas contra a reforma das pensões e aumento de impostos

Manifestação em Atenas contra a reforma das pensões e aumento de impostos

Os transportes públicos gregos estão hoje parados na sequência de uma greve em protesto contra as condições impostas ao governo pelos credores internacionais, na negociação da dívida do país.

Em causa está reforma das pensões e o aumento dos impostos sobre os salários, condições negociais do dos credores – União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – para libertarem as parcelas dos empréstimos internacionais, no quadro do terceiro resgate financeiro concedido ao país em julho 2015.

Em Atenas, nenhum transporte público funcionava hoje. Os trabalhadores do metro, autocarros e comboios interurbanos vão prolongar a greve até domingo de manhã, de acordo com os respetivos sindicatos.

Os táxis, cujo sindicato não acompanhou a onda da greve, são o único meio de transporte na capital da Grécia.

Nenhum comboio circulava esta manhã em todo o país e os barcos que fazem a ligação entre a Grécia continental e as ilhas permaneceram nos cais. O poderoso sindicato dos transportes marítimos, Pno, anunciou uma greve de 4 dias, entre as 3H00 desta sexta-feira e as 4H00 TMG de terça-feira.

Os autocarros da empresa privada Ktel asseguram as ligações entre a capital e algumas cidades gregas.

O sindicato dos controladores aéreos não aderiu por agora ao movimento de greve, pelo que o tráfego aeroportuário não foi afetado.

Também o sector público funcionava esta manhã em marcha lenta e a maioria das rádios e cadeias públicas e privadas de televisão não difundiram noticiários, porque o sindicato dos jornalistas apelou à greve.

A plataforma dos sindicatos dos trabalhadores do sector privado (GSEE) e do público (Adedy) apelaram à greve na passada quinta-feira, depois do Parlamento ter decido que os dois projetos de lei sobre a reforma das pensões e dos impostos sobre os salários seriam debatidos a partir do próximo sábado de manhã, antes de serem submetidos a votação no domingo à noite.

Os projetos de lei preveem a redução das pensões mais elevadas, a fusão das múltiplas caixas de previdência e o aumento das contribuições e taxas para salários médios e altos.

Estão previstas manifestações em Atenas e em outras cidades gregas durante o próximo fim-de-semana.

No domingo, os sindicatos haviam já previsto a realização de concentrações para comemorar o 1º de maio, que não foi celebrado no domingo passado na Grécia por causa das festas religiosas da Páscoa ortodoxa.

/ Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas. O anúncio foi feito esta terça-feira …

“Terrorismo e pirataria”. Maduro acusa navio cruzeiro português de afundar barco da Marinha da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem. Nicolás Maduro …

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos usados para outras doenças. Os cientistas estão a usar partes do coronavírus para encontrá-los. Um pouco por todo o mundo, equipas de investigadores estão já …

Cientistas procuraram matéria escura na Via Láctea, mas só encontraram o vazio

Uma análise dos dados brutos da Via Láctea colhidos ao longo de 20 anos pelo telescópio espacial de raios-X XMM-Newton fez com que uma das principais hipóteses de matéria escura fosse descartada. Três jovens físicos dos …