Grécia já pagou ao FMI os 450 milhões que tinha que devolver até hoje

altraeuropa / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

A Grécia já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) os 450 milhões de euros, que tinha de entregar até esta quinta-feira, avançou uma fonte oficial do Ministério das Finanças grego à agência Bloomberg.

A agência de informação financeira Bloomberg acrescenta que tentou por diversas vezes contactar o FMI, mas tal não foi possível até ao momento.

Estava previsto para esta quinta-feira, 9 de abril, o pagamento de 450 milhões de euros pela Grécia ao FMI. A próxima tranche é de 746 milhões de euros e terá de ser paga até 12 de maio.

A agência noticiosa espanhola EFE adianta ainda que o pagamento será efetivo às 16h (14h em Lisboa), quando abrem os bancos em Nova Iorque.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, que incluíam o reembolso de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao dia de hoje.

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas do Governo de Atenas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o Governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de três mil milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões. É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Grécia (berço da democracia) negoceia com um que manda ‘calar’ quem não lhe convém na vida. No primeiro discurso Tsirpas denuncia as sanções do ocidente ao invasor da Ucrância! Enquanto, reparem, é o Russo que anuncia para a Europa o acordo “gasoduto pela Grécia!)

  2. Também, o que são 450 milhões? Mais que isso perdoou o tonecas ao alberto joão maluco de dívidas que ele tinha para com os cubanos do contnente. Dos buracos que andou a fazer na madeira. Foi em 2001, no tempo das vacas gordas. Estes “trocos” não chegam a uma milésima que eses tripas têm que paga a FMI. Eles pensarão que andam a enganar quem???

    • Fez-me lembrar “serviços da mesma cor”, a compra pelos Açores do barco Atlântida aos estaleiros de Viana sugerido pelo 2º dono disto tudo, para ‘salvar’ os estaleiros… Os ditos estaleiros devolveram 31 milhões aos Açores por incumprimento de prazos… Os Açores não brincaram às cores e desistiram da compra! Uma andorinha não faz a primavera. “Amigos” desavindos!

  3. Boa Tripas mostra a estes europeus como se faz uma canoa se é guerra que eles querem é guerra que vao ter só tenho pena é que nós não pensamos da mesma maneira quem me dera ser GREGO OU RUSSO para acabar com esta Alemanha.

    • O bloco de esqª grego (em termos comparativos) vem depois da troica e de faltar aos acordos celebrados, tal como connosco, a diferença é que cumprimos o acordado e recuperámos em 3 anos, consistemente, a credibilidade dos mercados.
      Cada um escolhe os amigos que entende mas se a predisposição é lixar um, talvez se deva preparar para ficar isolado com dracmas ou rublos como moeda e até com o gasoduto pela Grécia e o gás ninguém o querer. Talvez venham a preferir o gás do norte de áfrica! Não sei!
      Mas ter como parceiro quem na vida cala os que lhe são inconvenientes… Va la Vai!

RESPONDER

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …