Grécia já pagou ao FMI os 450 milhões que tinha que devolver até hoje

altraeuropa / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

A Grécia já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) os 450 milhões de euros, que tinha de entregar até esta quinta-feira, avançou uma fonte oficial do Ministério das Finanças grego à agência Bloomberg.

A agência de informação financeira Bloomberg acrescenta que tentou por diversas vezes contactar o FMI, mas tal não foi possível até ao momento.

Estava previsto para esta quinta-feira, 9 de abril, o pagamento de 450 milhões de euros pela Grécia ao FMI. A próxima tranche é de 746 milhões de euros e terá de ser paga até 12 de maio.

A agência noticiosa espanhola EFE adianta ainda que o pagamento será efetivo às 16h (14h em Lisboa), quando abrem os bancos em Nova Iorque.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, que incluíam o reembolso de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao dia de hoje.

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas do Governo de Atenas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o Governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de três mil milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões. É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Grécia (berço da democracia) negoceia com um que manda ‘calar’ quem não lhe convém na vida. No primeiro discurso Tsirpas denuncia as sanções do ocidente ao invasor da Ucrância! Enquanto, reparem, é o Russo que anuncia para a Europa o acordo “gasoduto pela Grécia!)

  2. Também, o que são 450 milhões? Mais que isso perdoou o tonecas ao alberto joão maluco de dívidas que ele tinha para com os cubanos do contnente. Dos buracos que andou a fazer na madeira. Foi em 2001, no tempo das vacas gordas. Estes “trocos” não chegam a uma milésima que eses tripas têm que paga a FMI. Eles pensarão que andam a enganar quem???

    • Fez-me lembrar “serviços da mesma cor”, a compra pelos Açores do barco Atlântida aos estaleiros de Viana sugerido pelo 2º dono disto tudo, para ‘salvar’ os estaleiros… Os ditos estaleiros devolveram 31 milhões aos Açores por incumprimento de prazos… Os Açores não brincaram às cores e desistiram da compra! Uma andorinha não faz a primavera. “Amigos” desavindos!

  3. Boa Tripas mostra a estes europeus como se faz uma canoa se é guerra que eles querem é guerra que vao ter só tenho pena é que nós não pensamos da mesma maneira quem me dera ser GREGO OU RUSSO para acabar com esta Alemanha.

    • O bloco de esqª grego (em termos comparativos) vem depois da troica e de faltar aos acordos celebrados, tal como connosco, a diferença é que cumprimos o acordado e recuperámos em 3 anos, consistemente, a credibilidade dos mercados.
      Cada um escolhe os amigos que entende mas se a predisposição é lixar um, talvez se deva preparar para ficar isolado com dracmas ou rublos como moeda e até com o gasoduto pela Grécia e o gás ninguém o querer. Talvez venham a preferir o gás do norte de áfrica! Não sei!
      Mas ter como parceiro quem na vida cala os que lhe são inconvenientes… Va la Vai!

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …