Grécia já pagou ao FMI os 450 milhões que tinha que devolver até hoje

altraeuropa / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

A Grécia já pagou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) os 450 milhões de euros, que tinha de entregar até esta quinta-feira, avançou uma fonte oficial do Ministério das Finanças grego à agência Bloomberg.

A agência de informação financeira Bloomberg acrescenta que tentou por diversas vezes contactar o FMI, mas tal não foi possível até ao momento.

Estava previsto para esta quinta-feira, 9 de abril, o pagamento de 450 milhões de euros pela Grécia ao FMI. A próxima tranche é de 746 milhões de euros e terá de ser paga até 12 de maio.

A agência noticiosa espanhola EFE adianta ainda que o pagamento será efetivo às 16h (14h em Lisboa), quando abrem os bancos em Nova Iorque.

Atenas tem estado em negociações com o chamado Grupo de Bruxelas (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, que incluíam o reembolso de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao dia de hoje.

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e de políticas do Governo de Atenas tem o primeiro propósito de levar o Estado a aceder a financiamento no curto prazo que permita fazer face às obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o Governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 mil milhões de euros, contra os cerca de três mil milhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 mil milhões. É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Grécia (berço da democracia) negoceia com um que manda ‘calar’ quem não lhe convém na vida. No primeiro discurso Tsirpas denuncia as sanções do ocidente ao invasor da Ucrância! Enquanto, reparem, é o Russo que anuncia para a Europa o acordo “gasoduto pela Grécia!)

  2. Também, o que são 450 milhões? Mais que isso perdoou o tonecas ao alberto joão maluco de dívidas que ele tinha para com os cubanos do contnente. Dos buracos que andou a fazer na madeira. Foi em 2001, no tempo das vacas gordas. Estes “trocos” não chegam a uma milésima que eses tripas têm que paga a FMI. Eles pensarão que andam a enganar quem???

    • Fez-me lembrar “serviços da mesma cor”, a compra pelos Açores do barco Atlântida aos estaleiros de Viana sugerido pelo 2º dono disto tudo, para ‘salvar’ os estaleiros… Os ditos estaleiros devolveram 31 milhões aos Açores por incumprimento de prazos… Os Açores não brincaram às cores e desistiram da compra! Uma andorinha não faz a primavera. “Amigos” desavindos!

  3. Boa Tripas mostra a estes europeus como se faz uma canoa se é guerra que eles querem é guerra que vao ter só tenho pena é que nós não pensamos da mesma maneira quem me dera ser GREGO OU RUSSO para acabar com esta Alemanha.

    • O bloco de esqª grego (em termos comparativos) vem depois da troica e de faltar aos acordos celebrados, tal como connosco, a diferença é que cumprimos o acordado e recuperámos em 3 anos, consistemente, a credibilidade dos mercados.
      Cada um escolhe os amigos que entende mas se a predisposição é lixar um, talvez se deva preparar para ficar isolado com dracmas ou rublos como moeda e até com o gasoduto pela Grécia e o gás ninguém o querer. Talvez venham a preferir o gás do norte de áfrica! Não sei!
      Mas ter como parceiro quem na vida cala os que lhe são inconvenientes… Va la Vai!

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …