A maioria das grávidas que têm covid-19 são assintomáticas, diz estudo

A maioria das mulheres grávidas que se encontram infetadas com o novo coronavírus não apresenta sintomas, revela um novo estudo.

Os investigadores analisaram dados de um programa de rastreamento de coronavírus na unidade de obstetrícia do Elmhurst Hospital, na cidade de Nova York, durante março e abril. Das 130 mulheres grávidas examinadas, um terço testou positivo para o novo coronavírus.

Das participantes com teste positivo, 72% não tinha nenhum sintoma da doença, de acordo com o estudo do Sistema de Saúde Mount Sinai, que foi publicado recentemente na revista Plos One.

A pesquisa também mostrou que as mulheres com teste positivo eram mais propensas a identificar-se como hispânicas e a ter a língua espanhola como o seu idioma principal.

Os resultados fornecem provas de que houve uma disseminação assintomática precoce e generalizada do vírus quando a maioria dos testes comunitários e hospitalares eram restritos a pessoas com sintomas, revelaram os investigadores.

“Este estudo é importante para outras unidades de parto e para hospitais em todo o mundo”, disse a investigadora, Sheela Maru, professora de saúde e obstetrícia na Escola de Icahn de Medicine at Mount Sinai, em Nova York.

Os autores do estudo observaram que a taxa de infeção entre mulheres grávidas na cidade de Elmhurst era maior do que noutros hospitais da cidade de Nova York, sobretudo durante o pico da pandemia da cidade, e esta situação pode ser explicada pelo tipo de pacientes que são atendidos no hospital.

O hospital de Elmhurst é público e atende muitos pacientes que são imigrantes e que passam por grandes dificuldades económicas, visto que foram gravemente afetados pela pandemia do novo coronavírus na primavera, indica o estudo.

Segundo o WebMD, a equipa concluiu que a triagem universal na unidade de parto de Elmhurst garantiu a segurança dos pacientes e da equipa através da identificação e isolamento de mulheres grávidas que obtiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …