A maioria das grávidas que têm covid-19 são assintomáticas, diz estudo

A maioria das mulheres grávidas que se encontram infetadas com o novo coronavírus não apresenta sintomas, revela um novo estudo.

Os investigadores analisaram dados de um programa de rastreamento de coronavírus na unidade de obstetrícia do Elmhurst Hospital, na cidade de Nova York, durante março e abril. Das 130 mulheres grávidas examinadas, um terço testou positivo para o novo coronavírus.

Das participantes com teste positivo, 72% não tinha nenhum sintoma da doença, de acordo com o estudo do Sistema de Saúde Mount Sinai, que foi publicado recentemente na revista Plos One.

A pesquisa também mostrou que as mulheres com teste positivo eram mais propensas a identificar-se como hispânicas e a ter a língua espanhola como o seu idioma principal.

Os resultados fornecem provas de que houve uma disseminação assintomática precoce e generalizada do vírus quando a maioria dos testes comunitários e hospitalares eram restritos a pessoas com sintomas, revelaram os investigadores.

“Este estudo é importante para outras unidades de parto e para hospitais em todo o mundo”, disse a investigadora, Sheela Maru, professora de saúde e obstetrícia na Escola de Icahn de Medicine at Mount Sinai, em Nova York.

Os autores do estudo observaram que a taxa de infeção entre mulheres grávidas na cidade de Elmhurst era maior do que noutros hospitais da cidade de Nova York, sobretudo durante o pico da pandemia da cidade, e esta situação pode ser explicada pelo tipo de pacientes que são atendidos no hospital.

O hospital de Elmhurst é público e atende muitos pacientes que são imigrantes e que passam por grandes dificuldades económicas, visto que foram gravemente afetados pela pandemia do novo coronavírus na primavera, indica o estudo.

Segundo o WebMD, a equipa concluiu que a triagem universal na unidade de parto de Elmhurst garantiu a segurança dos pacientes e da equipa através da identificação e isolamento de mulheres grávidas que obtiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Licença para estudar. Governo negoceia e bazuca europeia vai saldar promessa eleitoral

As negociações já estão em curso. Com o dinheiro que vai chegar da União Europeia (UE), o Governo vai poder apoiar empresas, reforçar os rendimentos das famílias e alargar políticas sociais O Expresso avança, esta sexta-feira, …

O fim de uma lenda: Teddy Riner perdeu

Campeão olímpico em 2012 e em 2016, falhou o registo histórico de se tornar tricampeão nos Jogos Olímpicos. Lukáš Krpálek foi campeão e também foi histórico. Teddy Riner foi campeão nas duas edições anteriores dos Jogos …

Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19. De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden …

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Governo acelera no desconfinamento, mas ainda há questões para os peritos resolverem

Plano apresentado pelo Governo esta quinta-feira diverge do proposto pelos peritos, sobretudo na data prevista para a imunidade de grupo e, consequentemente, para o levantamento de medidas restritivas. Apesar das medidas anunciadas que sugerem um …

Se António Costa sair, "o PS parte-se todo"

Rui Rio não esconde a ambição de tirar o lugar a António Costa. Em entrevista ao Expresso, o líder social-democrata assumiu estar convicto de que o PS "se parte todo" se o atual secretário-geral do …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …