Grávida internada no Hospital de Santa Maria perde o feto

A administração do Hospital já abriu um inquérito para averiguar se o caso estará relacionado com a falta de assistência de enfermeiros parteiros, devido ao protesto.

Os enfermeiros parteiros voltaram ao protesto de zelo e na primeira noite uma grávida perdeu o bebé no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. As duas circunstâncias podem não estar associadas, mas a administração do hospital já avançou para um inquérito a fim de averiguar se houve falta de cuidados prestados à paciente.

Segundo o Expresso, a mulher tinha uma gravidez de risco e estava internada, foi assistida durante a noite mas ao início da manhã desta sexta-feira sofreu uma perda de sangue, vindo a confirmar-se a morte do feto.

O administrador do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Carlos Martins, confirmou o caso, adiantando apenas que pediu a abertura de um processo de inquérito rápido, em cinco dias, e uma autópsia ao feto, dando conhecimento das diligências à Inspeção Geral das Atividades em Saúde.

As averiguações visam, desde logo, apurar se a mulher foi vítima de um comportamento negligente dos profissionais de enfermagem especialistas em saúde materna e infantil, que às 8 horas da última quinta-feira retomaram o protesto de zelo, recusando-se a prestar cuidados especializados.

O protesto dos enfermeiros parteiros está a criar dificuldades na prestação de cuidados no Hospital de Santa Maria e a partir desta sexta-feira há ordens para transferir as grávidas de risco e as mulheres para interrupção voluntária da gravidez (IVG) logo que falte capacidade de resposta.

O administrador explica que a segurança tem de ser garantida e que os constrangimentos na enfermagem especializada em saúde materna e obstetrícia devido ao protesto destes profissionais obriga a recorrer a outros hospitais públicos e privados, neste caso sobretudo para as situações de IVG.

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltaram quinta-feira de manhã a interromper as suas funções especializadas, o que poderá ainda afetar blocos de parto e maternidades.

Segundo Bruno Reis, porta-voz do movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, trata-se de um regresso ao protesto que decorreu em julho e que tinha sido interrompido para negociações com o Governo.

Em causa, estará o facto de cerca de dois mil enfermeiros especialistas recebem como se prestassem serviços de enfermagem comum.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …