/

Gravações implicam Bolsonaro num esquema de desvio de dinheiro

22

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou num suposto esquema de desvio de dinheiro público quando era deputado federal, segundo mensagens atribuídas a uma sua ex-cunhada, de nome Andrea Siqueira Vale, divulgadas esta segunda-feira por um portal de notícias.

Gravações em áudio reveladas pelo UOL apontam o alegado envolvimento de Bolsonaro num esquema ilegal que consistia na devolução de parte do salário dos seus assessores em troca de permanecerem nomeados no seu antigo gabinete na Câmara dos Deputados, ou seja, crime de peculato, prática conhecida popularmente no Brasil pelo nome de ‘rachadinha’.

Andrea Siqueira Vale, irmã da segunda mulher do Presidente brasileiro, Ana Cristina Vale, conta numa mensagem divulgada em áudio que o seu irmão André Valle “dava muito problema” ao acordo familiar para o suposto desvio de dinheiro público, porque nunca “devolveu o dinheiro certo que tinha que ser devolvido” para Jair Bolsonaro.

“Tinha que devolver 6 mil [reais, cerca de mil euros na cotação atual], o André devolvia 2 mil [reais, 333 euros], 3 [mil reais ou 500 euros]. Foi um tempão assim até que o Jair [Bolsonaro] pegou e falou: Chega. Pode tirar ele porque ele nunca me devolve o dinheiro certo”, disse numa das mensagens de áudio atribuídas a Andrea Siqueira Valle.

André Valle foi assessor de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados entre 2006 e 2007.

Noutra mensagem, Andrea Siqueira Valle afirmou que pode prejudicar a vida do atual chefe de Estado, do seu filho e senador Flávio Bolsonaro e da irmã Ana Cristina Valle.

A ex-cunhada do Presidente brasileiro cita também o tio Hudson, que a reportagem diz ser Guilherme dos Santos Hudson, um coronel da reserva do Exército que foi colega de Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

“O Tio Hudson também já tirou o corpo fora porque quem pegava a bolada [dinheiro] era ele. Quem me levava e me buscava no banco era ele”, afirmou.

Andrea Siqueira Valle esteve nomeada como funcionária nos gabinetes da família Bolsonaro por 20 anos.

Neste período, segundo o UOL, era fisiculturista, frequentava ginásios três vezes por dia e era conhecida por fazer trabalhos temporários a limpar casas.

A ex-cunhada do Presidente brasileiro esteve nomeada como assessora na Câmara dos Deputados de 30 de setembro de 1998 a 7 de novembro de 2006.

Em 2006, foi nomeada para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no gabinete de Carlos Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro, onde permaneceu até setembro de 2008.

Depois disso foi nomeada no gabinete de Flávio Bolsonaro, onde permaneceu até agosto de 2018.

Flávio Bolsonaro é o filho mais velho do Presidente Jair Bolsonaro, investigado por peculato desde 2018 quando o antigo Conselho de Controlo de Atividades Financeiras (Coaf) descobriu movimentações atípicas em contas bancárias de um ex-assessor seu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) chamado Fabrício Queiroz.

Nas mensagens atribuídas a si, a ex-cunhada do chefe de Estado diz que “ficava com mil e pouco [reais, 166 euros] e ele [Flávio Bolsonaro] ficava com sete mil reais [1.167 euros], então assim, certo ou errado, agora já foi, não tem jeito de voltar atrás”.

O portal também divulgou uma suposta mensagem de Marcia Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro apontado por investigações da polícia como a pessoa responsável por recolher dinheiro devolvido pelos funcionários do gabinete do filho mais velho do Presidente na Alerj.

Segundo a mensagem atribuída a Márcia Aguiar, o seu marido insiste em voltar a trabalhar na política, mas o “01, o Jair [Bolsonaro] não vai deixar. Tá entendendo? Não pelo Flávio [Bolsonaro], mas enfim. Ainda não caiu a ficha dele”.

Contactado pelo UOL, o advogado Frederick Wassef, que representa o Presidente Bolsonaro e já foi advogado do seu filho Flávio Bolsonaro negou ilegalidades e disse que existe uma antecipação da campanha presidencial de 2022.

Segundo Wassef, as mensagens “são narrativas de factos inverídicos, inexistentes, jamais existiu qualquer esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do deputado Jair Bolsonaro ou de qualquer de seus filhos”

// Lusa

22 Comments

  1. Espero que ninguém se sinta admirado ao ler isto. A desonestidade visceral de Bolsonaro já era sobejamente conhecida de outras andanças políticas. Desde nepotismo a corrupção. O homem até chegou a estar preso por insurreição militar. Fora isso, gripizinhas e falsas facadas é com ele…

    Vá perguntem-me lá se o Lula é melhor, como se não houvesse Ciro Gomes. Mas por acaso até o Lula é melhor e bem melhor. Acontece que houve muita corrupção no Governo de Lula e depois de Dilma sobretudo. Mas ficou provado, comprovado e confirmado que Lula não esteve envolvido e daí ter sido absolvido, depois de fraudulentamente condenado por perseguição política, à custa de muita trafulhice judicial, que o próprio Moro já confessou. Não é à toa que até Moro se incompatibilizou com o mais maléfico de todos os políticos Brasileiros: Bolsonazi.

  2. A extrema-direita populista elege-se prometendo que vai lutar contra a corrupção. Depois de estar no poder são os maiores corruptos.

  3. Basta acompanhar a evolução patrimonial do presidente esses anos todos como deputado federal, levando-se em conta despesas com pensões de casamentos anteriores, para ver que seu património é claramente incompatível com a soma do que ele ganhou naquela época (sao vários imóveis e bens). Simples matemática contábil básica.

  4. Entrevista: sensacionalista : uol querendo aparecer.

    O depoimento: suspeito; nota que a pessoa que fala enrreda a estória e fala com um tom de ameaça; parece bandido.

    E se isso realmente aconteceu: Por que? Não denunciou naqueles dias?

    Tenho pra mim que a esquerda brasileira acha que é guerra: se fosse guerra; crimes contra a nação deveriam ser punidos como tal: corrupção principalmente.

    E na minha humilde opinião o Lula deveria ser inelegível de acordo com a Lei Ficha Limpa.

    E o Ciro nem devia concorrer a Nada: em 2018 o Ciro afirmou que se ” Bolsonaro fosse Presidente ele nunca mais se candidataria a cargo nenhum”.

    Se fossem ver a Tv globo de SP; Rio; Bahia dias antes do carnaval ( o ultimo que teve); os governadores animados dando entrevista e o Drauzio Varela chamando o corona de Gripezinha e afirmando que tava tudo bem.

    E dias antes o Bolsonaro pediu pra cancelar os eventos de carnaval preocupado com a covid. E ver isso.. Nota que só depois desse ocorrido chamou de Gripezinha pra ver se entendiam a indireta.. Sei lá a imprensa Brasileira tem problemas de bom senso. A uol tá querendo seguir os passos da globo. Deviam procurar noticias verdadeiras e não fabricar e inventar estórias.

    Eu curto ver o canal VlogdoLisboa; as vezes ele mostra vídeos que o povo manda.. Recomendo dar uma olhada lá também e comparar.

    E podiam aborda o assunto: Poliamor. ( isso me deixou horrorizada)

    Não sabem o que é? Os psicólogos sabem.

  5. Os crentes alienados nunca falham… já dizia o Trump: “Podia dar um tiro em alguém na 5.ª Avenida e não perdia votos”!…
    Ai Brasil, Brasil… a religião continua a toldar o raciocínio e a limitar o desenvolvimento do teu povo…

  6. Para quem talvez não saiba, a pratica da rachadinha é algo corriqueiro no Brasil, praticado por praticamente todos os parlamentares, inclusive por prefeitos de pequenas cidades do interior. Toda a imprensa sabe disso porem quando vê uma possibilidade mesmo que aparentemente forjada de incriminar uma pessoas que eles não gostam, ai partem para cima, porem todos os outros que tem até provas dos crimes não são perseguidos pela imprensa nefasta que hoje quer apenas destruir o Brasil.

    Querem tirar o Bolsonaro do poder para a volta do Lula, que arquitetou o maior esquema criminoso do mundo no Brasil, desviando bilhões para outros Países amigos e deixando o povo na miséria. O lula pagava Bilhões para a imprensa o deixarem fazer o que quisesse sem criticas, como exemplo a Rede Globo levou nos governos do PT a bagatela de 10 Bilhões de reais ou seja 2 Bilhões de dólares. O governo Bolsonaro fechou esta torneira e estar investindo em beneficio do povo Brasileiro.

    • Interessante é que não existem PROVAS, nada foi escondido, queimado, proibido… entretanto com Bolsonaro já houve testemunhas que desapareceram, queimaram arquivos, proibiram a divulgação, etc etc…
      Só não ve quem não quer

  7. A esquerda comunista insiste em imputar crimes ao Presidente Bolsonaro criando narrativas.
    A verdade é que O ESTRAGO FEITO NA IMAGEM DO PRESIDENTE é muito maior e persistirá MESMO QUANDO COMPROVADAS AS FALSIDADES ACUSATÓRIAS.
    A estratégia de desgastar a imagem do presidente com teorias que não se sustentam é clara. O prejuízo maior é a influência na opinião de pessoas, tanto no cenário nacional como no internacional, levando a crer que nosso Presidente é corrupto (característica, diga-se de passagem, pertinente a representantes de países de esquerda).
    Seguindo o rumo das coisas como estão, as decisões da suprema corte do Brasil, – claramente se posicionando politicamente contra o presidente – não respeitando a Constituição Federal, tomando decisões claramente ilegais, interferindo nos outros poderes constituídos e implantando uma “ditadura do judiciário”, não restará outra alternativa ao Presidente e às Forças Armadas Brasileiras, que não seja instituir um Estado de Defesa, com o fechamento do Congresso Nacional (todo corrupto, excetuando-se alguns poucos casos) e a implantação de um Tribunal Constitucional Militar, a fim de julgar adequadamente os casos de acordo com a previsão legal.
    Mais decepcionante ainda, é esta – até o momento – respeitável publicação, dignar-se a publicar notícias tendenciosas.

    • HAHAHA… é mais do que divertido ver Bolsonaristas a ver a vida deles a andar para trás com a corrupção cada vez mais evidente do presidente :-))))

  8. Hoje no Brasil há milhares de pessoas, principalmente políticos e jornalistas de esquerda, vasculhando a vida do presidente para tentar encontrar coisas erradas. Ao mesmo tempo, essas mesmas milhares de pessoas tentam acobertar ou fazer esquecer os trilhões de reais – sim, isso mesmo, trilhões – desviados pelo governo de 15 anos do PT.
    Pelas imagens que se viu nas ruas durante as manifestações recentes contra o presidente – com cartazes de Trotsky, Fidel Castro, entre outros ditadores de esquerda – deu para se ter uma ideia do que esperará o Brasil se conseguirem derrubar o presidente eleito democraticamente.
    Sabe-se que Bolsonaro fechou a torneira que jorrava bilhões em patrocínio estatal para veículos de comunicação, como a TV Globo, o jornal Folha de São Paulo e o seu filhote, o portal UOL. Isso é o que mais tem incomodado essa imprensa que viveu de dinheiro estatal durante tanto tempo e agora semeia a crise diariamente para colher frutos no futuro. Uma pena que esses “formadores de opinião” não se preocupem com a imagem do Brasil, defendem apenas seus próprios interesses.

  9. É interessante que em tudo o estereotipo de Bolsonaro é o de um ditador: tentar legalizar armas para suas tropas, tirar a concorrencia à sua palavra dos diversos poderes para que a sua palavra seja suprema, trocar ministros por militares, colocar os filhos em cargos de alto poder e/ou influencia, fazer desaparecer as tropas, não ir a descursos politicos frente a frente com outros políticos (eleição), tentar influenciar a votação das proximas eleições dizendo que o sistema que o elegeu é corrupto e por isso se deve voltar ao papel “porque não tem como corromper esse voto”!!! ETc ETc Etc…

  10. É evidente a campanha suja e maldosa dos que perderam as oportunidades de viverem do parasitismo, do clientelismo partidário, dos subsídios indevidos, dos mensalões e de muitas outras actividades em tal escala que se torbaram evidentes no dominio publico e bem documentadas nas muitas investigações levadas aos actribunais, julgadas e condenadas.
    Ninguém com um pingo de conciência assiste ao triste espectáculo da libertação dos detentos pelo STF, já passados alguns anos, com o argumento de que o tribunal inicial não seria o mais correcto, isto quando estes já foram condenados por todas as estâncias dos tribunais de apelação!
    Tirando uns quantos maldosos ou desatentos todos já perceberam que os perdedores tentam um golpe visando prejudicar uma previsivel reeleição do presidente que não tendo partido se apoia essencialmente no povo.
    Trata-se de uma jogada politica de irresponsáveis que nao vêm perigo em atacar cobardemente este presidente aparentemente indefeso e de reacções brandas!
    Mas estes exageros vindos do STF não caiem nada bem nos mais conscientes do povo, dos senadores, deputados, militares e eleitores, que assistem impacientes a estas sujas manobras; com acusações baseadas em falsidades, provenientes de todo tipo de criminosos, contando com o apoio politico de ministros do STF, que vão perdendo toda credibilidade, inclusivé dos eleitores, que apoiarão não só o Bolsonaro mas quem ele indicar!

    • 100% verdade, mas infelizmente muitos querem a volta da sujeira. Estão tão sujos e não conseguindo se limpar, não vêem outro jeito senão apoiar PTralhas e ser como eles.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.