Granizo do tamanho de bolas de pingue-pongue causa “danos avultados” em Mogadouro

Trovoada, chuva e granizo provocaram danos em Bragança, sobretudo a nível agrícola. O fenómeno não era totalmente inesperado e está a ser provocado por uma depressão que se encontra sobre Portugal Continental. Ministério da Agricultura está no terreno.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja até às 20h00 para Bragança, devido à precipitação e possibilidade de ocorrência de trovoadas, uma instabilidade climática considerada “normal” pelos meteorologistas, com melhorias a partir de domingo.

A instabilidade prevista para as regiões do Norte e centro levou inicialmente o IPMA a emitir um aviso amarelo, que se transformou mais tarde em laranja devido às chuvas fortes, verificando-se ainda trovoadas com queda de granizo e de saraiva (acima de cinco milímetros de diâmetro).

Na tarde de sábado, uma forte trovoada acompanhada de chuva e granizo provocou danos avultados principalmente na agricultura ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, disse à Lusa fonte dos bombeiros de Mogadouro. Segundo José Carrasco, comandante dos bombeiros de Mogadouro, os operacionais foram “solicitados para várias ocorrências em vários pontos do concelho”, acrescentando que os maiores prejuízos relatados foram ao nível das culturas agrícolas.

O presidente da junta de freguesia de Tó, no Norte do concelho de Mogadouro, António Marcos, disse que o granizo que caiu na sua aldeia durante cerca de uma hora provocou danos avultados na agricultura, descrevendo as pedras de granizo como semelhantes a bolas de pingue-pongue. As bolas de granizo ainda são visíveis em vários pontos da vila, onde decorre o festival Terra Transmontana.

O ministério da Agricultura está “no terreno” a avaliar os estragos causados pela queda de chuva e de granizo e também a diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte informou que se deslocará ao concelho de Mogadouro para avaliar os prejuízos.

“Os serviços do Ministério da Agricultura encontram-se no terreno a fazer a avaliação dos estragos causados pela queda de chuva e de granizo que hoje atingiu diversos pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança”, indicou o ministério liderado por Luís Capoulas Santos, em comunicado.

https://twitter.com/MeteoOs/status/1150082674352119808?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwgr%5E363937393b70726f64756374696f6e&ref_url=https%3A%2F%2Fcdn.embedly.com%2Fwidgets%2Fcard.html%23sid%3D3ea39a5a818b4bb5bcdd0cfb30993fe8

O fenómeno não era totalmente inesperado e está a ser provocado por uma depressão que se encontra sobre Portugal Continental. “Não é uma situação que esteja desenquadrada desta época, embora não se possa dizer que aconteça muitas vezes. É normal na Primavera e início de Verão”, adiantou à Lusa o meteorologista do IPMA Bruno Café.

Para domingo “também há instabilidade prevista, mas já não terá a intensidade do dia de hoje, pois a depressão que se encontra sobre Portugal Continental irá gradualmente deslocar-se para leste, mais para o interior da Península Ibérica” pelo que a possibilidade de ocorrência de aguaceiros é bastante inferior.

A influência do anticiclone que está situado na região dos Açores vai também sentir-se mais, provocando alguns períodos de nebulosidade durante a manhã que podem persistir na costa ocidental, sobretudo na faixa litoral da região centro, acompanhada de uma intensificação do vento, com a nortada a fazer-se sentir principalmente durante a tarde, prevê Bruno Café.

Não estão previstas descidas nem subidas acentuadas das temperaturas nos próximos dias.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura admite "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao dos Açores

O líder do Chega admitiu, esta sexta-feira, que poderá haver um "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores. "Se o que estiver em cima da mesa for o Partido Socialista estar à beira de …

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …