/

Granizo do tamanho de bolas de pingue-pongue causa “danos avultados” em Mogadouro

Trovoada, chuva e granizo provocaram danos em Bragança, sobretudo a nível agrícola. O fenómeno não era totalmente inesperado e está a ser provocado por uma depressão que se encontra sobre Portugal Continental. Ministério da Agricultura está no terreno.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja até às 20h00 para Bragança, devido à precipitação e possibilidade de ocorrência de trovoadas, uma instabilidade climática considerada “normal” pelos meteorologistas, com melhorias a partir de domingo.

A instabilidade prevista para as regiões do Norte e centro levou inicialmente o IPMA a emitir um aviso amarelo, que se transformou mais tarde em laranja devido às chuvas fortes, verificando-se ainda trovoadas com queda de granizo e de saraiva (acima de cinco milímetros de diâmetro).

Na tarde de sábado, uma forte trovoada acompanhada de chuva e granizo provocou danos avultados principalmente na agricultura ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, disse à Lusa fonte dos bombeiros de Mogadouro. Segundo José Carrasco, comandante dos bombeiros de Mogadouro, os operacionais foram “solicitados para várias ocorrências em vários pontos do concelho”, acrescentando que os maiores prejuízos relatados foram ao nível das culturas agrícolas.

O presidente da junta de freguesia de Tó, no Norte do concelho de Mogadouro, António Marcos, disse que o granizo que caiu na sua aldeia durante cerca de uma hora provocou danos avultados na agricultura, descrevendo as pedras de granizo como semelhantes a bolas de pingue-pongue. As bolas de granizo ainda são visíveis em vários pontos da vila, onde decorre o festival Terra Transmontana.

O ministério da Agricultura está “no terreno” a avaliar os estragos causados pela queda de chuva e de granizo e também a diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte informou que se deslocará ao concelho de Mogadouro para avaliar os prejuízos.

“Os serviços do Ministério da Agricultura encontram-se no terreno a fazer a avaliação dos estragos causados pela queda de chuva e de granizo que hoje atingiu diversos pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança”, indicou o ministério liderado por Luís Capoulas Santos, em comunicado.

https://twitter.com/MeteoOs/status/1150082674352119808?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwgr%5E363937393b70726f64756374696f6e&ref_url=https%3A%2F%2Fcdn.embedly.com%2Fwidgets%2Fcard.html%23sid%3D3ea39a5a818b4bb5bcdd0cfb30993fe8

O fenómeno não era totalmente inesperado e está a ser provocado por uma depressão que se encontra sobre Portugal Continental. “Não é uma situação que esteja desenquadrada desta época, embora não se possa dizer que aconteça muitas vezes. É normal na Primavera e início de Verão”, adiantou à Lusa o meteorologista do IPMA Bruno Café.

Para domingo “também há instabilidade prevista, mas já não terá a intensidade do dia de hoje, pois a depressão que se encontra sobre Portugal Continental irá gradualmente deslocar-se para leste, mais para o interior da Península Ibérica” pelo que a possibilidade de ocorrência de aguaceiros é bastante inferior.

A influência do anticiclone que está situado na região dos Açores vai também sentir-se mais, provocando alguns períodos de nebulosidade durante a manhã que podem persistir na costa ocidental, sobretudo na faixa litoral da região centro, acompanhada de uma intensificação do vento, com a nortada a fazer-se sentir principalmente durante a tarde, prevê Bruno Café.

Não estão previstas descidas nem subidas acentuadas das temperaturas nos próximos dias.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.