/

“Grande vencedora do impeachment é Lara Trump”. Mas Ivanka também tem ambições políticas

7

Kevin Lamarque / Reuters

Ivanka Trump

As dinastias políticas não são novidade e nem os últimos dias de desastre de Donald Trump na Casa Branca terão acabado com as ambições da sua família. Há até quem considere que Lara Trump, a nora do ex-presidente norte-americano, só tem a ganhar com o processo de impeachment.

Donald Trump foi absolvido da acusação de “incitamento à insurreição”, no âmbito da invasão ao Capitólio, e poderá, assim, recandidatar-se à presidência dos EUA em 2024.

Mas a votação deixou patente a divisão interna que Trump provoca no seio do Partido Republicano, com sete senadores do partido a votarem contra o presidente que apoiaram.

Essa divisão vai ser decisiva nos próximos tempos dos Republicanos e poderá também ser decisiva para as ambições políticas da família Trump.

Para já, os pró-Trump vão alinhando espingardas e é o nome da sua nora, Lara que é casada com o filho Eric, que é lançado às feras como “o futuro do Partido Republicano”.

Quem o diz é o Senador Lindsey Graham, eleito pelos Republicanos na Carolina do Sul e presença habitual nas partidas de golfe de Trump e nas viagens de férias a Mar-a-Lago, onde o ex-presidente passa tempo de lazer com a família.

“A grande vencedora de todo este julgamento do impeachment é Lara Trump”, salientou Lindsey Graham em declarações à Fox News. “Se ela concorrer, certamente estarei a apoiá-la porque penso que representa o futuro do Partido Republicano“, disse ainda.

Lara é apontada como possível candidata a Senadora na Carolina do Norte para suceder a Richard Burr, um dos senadores que votou contra Trump e que já tinha anunciado que não se recandidatará ao Congresso em 2022.

Por outro lado, o Senador Tim Scott, outro Republicano eleito pela Carolina do Sul, deu o seu apoio a Mark Walker que também recebeu os apoios de outros elementos do partido.

Adivinha-se, assim, uma corrida quente pelos lugares Republicanos no Congresso, com muitos potenciais candidatos alinhados, incluindo Mark Meadows que fez parte da equipa de Donald Trump na Casa Branca.

Aquilo que agora se questiona é se os votantes de Trump estarão também dispostos a votar em elementos da sua família.

“Ivanka é uma potência política por si mesma”

Mas além da nora, também os filhos mais velhos, Donald Júnior e Ivanka, poderão vir a tentar a sua sorte na política.

No caso de Ivanka, que foi conselheira de Trump na Casa Branca, especula-se que poderá concorrer contra o Senador Marco Rubio nas primárias do Partido Republicano na Florida.

A filha de Trump e o marido, Jared Kushner, compraram recentemente uma propriedade de 30 milhões de dólares em Miami, no que foi interpretado como um possível primeiro passo no sentido de uma candidatura na Florida.

Mas Ivanka também pode esperar pelos sete anos de residência na Florida que são necessários para concorrer a Governadora, especulam fontes norte-americanas.

O que é certo é que Ivanka e Jared sonham com voos grandes na política. O Politico cita uma fonte próxima de Donald Trump que constata que o genro do ex-presidente está empenhado em “proteger e promover a carreira política da mulher“.

“A Ivanka só entrou na política para ajudar o seu pai e a sua agenda, mas o que agora está claro é que é uma potência política por si mesma“, vinca um conselheiro sénior de Trump, Jason Miller, citado pelo Politico.

Contudo, nesta fase, Ivanka e Jared, estarão sobretudo interessados em proteger a “marca Trump”, como vinca a CNN.

“Eles estão a tentar manter o pouco que resta para eles em termos de moeda vendável como Trumps”, refere uma fonte não identificada.

“A prova de como estão preocupados é como estão tão calados”, considera outra fonte à estação norte-americana.

Uma preocupação que se entende com a “nódoa” que se abateu sobre o nome Trump após a invasão ao Capitólio.

“A ideia de que alguém vai esquecer que o seu pai incitou estes ataques é de zero”, constata à CNN um operacional político que já trabalhou com políticos Republicanos.

Mas, quem sabe, o que vai acontecer depois de a poeira assentar… Talvez até o Trump pai ainda tenha hipóteses de redenção política e de uma recandidatura presidencial.

Susana Valente, ZAP //

7 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.