Governo travou venda de quadros da coleção de Joe Berardo

António Cotrim / Lusa

.

O Estado impediu Joe Berardo de tentar vender, em 2018, um conjunto de 16 quadros da Coleção Berardo que estão integrados no acordo celebrado com o empresário madeirense e a Associação Coleção Berardo (ACB) em 2006 e renovado em 2016.

Segundo avançou o Correio da Manhã esta segunda-feira, entre essas obras de arte estavam pinturas de Francis Bacon e Gerhard Richter.

A ACB, dona da Coleção Berardo, pediu, em 2018, à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade tutelada pelo Ministério da Cultura, para expedir para o Reino Unido 16 obras da Coleção Berardo para eventual venda.

Após análise, o DGPC negou o pedido, dado que os 16 quadros “são parte integrante do conjunto designado por Coleção Berardo que aquela Associação se obrigou a manter em comodato [empréstimo gratuito] na Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo pelo período de seis anos, renováveis automaticamente”.

A DGPC frisou também que o Estado tem direito de opção de compra da Coleção Berardo, que começou a ser construída em 1993. Francisco Capelo, ex-braço-direito de Joe Berardo, foi o colecionador de arte que lhe deu forma. A coleção é composta por 862 obras – Capelo comprou 594 obras -, a maioria pinturas, havendo também fotografias e esculturas.

A Coleção Berardo reúne obras de grandes artistas internacionais: além de Francis Bacon, há também Andy Warhol, Gerhard Richter, Joan Miró.

Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, disse que a Coleção Berardo “foi avaliada de forma bastante contida pela Christie’s. Supomos que a razão por que foi avaliada em baixa seria porque a Christie’s estava interessada em comprá-la”.

Segundo a própria, “a coleção foi comprada com coerência, não nasceu do gosto de [Joe] Berardo mas por alguém a quem foi atribuída essa tarefa.” Para a ex-ministra, que negociou o acordo do Estado com este, “há obras de pintores icónicos”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem aprovou o crédito ao Berardo fê-lo a mando de alguém no topo da pirâmide para não exigir uma garantia firme, possivelmente até já tenha o prémio de obediência.
    Quem lhe pediu o favor sabia muito bem o tipo de jogada que queriam fazer…só que.
    O Berardo entre tanto só diz banalidades para distrair os tontos porque quando lhe fizerem ” xeque” ele faz a derradeira jogada, move a peça chave e faz “xeque mate” e os visados sabem muito bem que assim será.

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …