Governo travou venda de quadros da coleção de Joe Berardo

António Cotrim / Lusa

.

O Estado impediu Joe Berardo de tentar vender, em 2018, um conjunto de 16 quadros da Coleção Berardo que estão integrados no acordo celebrado com o empresário madeirense e a Associação Coleção Berardo (ACB) em 2006 e renovado em 2016.

Segundo avançou o Correio da Manhã esta segunda-feira, entre essas obras de arte estavam pinturas de Francis Bacon e Gerhard Richter.

A ACB, dona da Coleção Berardo, pediu, em 2018, à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade tutelada pelo Ministério da Cultura, para expedir para o Reino Unido 16 obras da Coleção Berardo para eventual venda.

Após análise, o DGPC negou o pedido, dado que os 16 quadros “são parte integrante do conjunto designado por Coleção Berardo que aquela Associação se obrigou a manter em comodato [empréstimo gratuito] na Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo pelo período de seis anos, renováveis automaticamente”.

A DGPC frisou também que o Estado tem direito de opção de compra da Coleção Berardo, que começou a ser construída em 1993. Francisco Capelo, ex-braço-direito de Joe Berardo, foi o colecionador de arte que lhe deu forma. A coleção é composta por 862 obras – Capelo comprou 594 obras -, a maioria pinturas, havendo também fotografias e esculturas.

A Coleção Berardo reúne obras de grandes artistas internacionais: além de Francis Bacon, há também Andy Warhol, Gerhard Richter, Joan Miró.

Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura, disse que a Coleção Berardo “foi avaliada de forma bastante contida pela Christie’s. Supomos que a razão por que foi avaliada em baixa seria porque a Christie’s estava interessada em comprá-la”.

Segundo a própria, “a coleção foi comprada com coerência, não nasceu do gosto de [Joe] Berardo mas por alguém a quem foi atribuída essa tarefa.” Para a ex-ministra, que negociou o acordo do Estado com este, “há obras de pintores icónicos”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem aprovou o crédito ao Berardo fê-lo a mando de alguém no topo da pirâmide para não exigir uma garantia firme, possivelmente até já tenha o prémio de obediência.
    Quem lhe pediu o favor sabia muito bem o tipo de jogada que queriam fazer…só que.
    O Berardo entre tanto só diz banalidades para distrair os tontos porque quando lhe fizerem ” xeque” ele faz a derradeira jogada, move a peça chave e faz “xeque mate” e os visados sabem muito bem que assim será.

RESPONDER

Cientista revela por que os mosquitos só picam a algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …