/

Governo pede “tranquilidade” e “serenidade” sobre mutação de variante com origem na Índia

1

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pediu hoje “tranquilidade” e “serenidade” sobre os riscos associados a uma mutação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 que teve origem na Índia.

“A questão da variante indiana e a questão das mutações que vão existindo, nomeadamente das mutações adicionais em determinadas variantes, é o ciclo natural dos vírus e, portanto, vamos ter provavelmente no futuro de nos habituar a esses ciclos naturais dos vírus”, disse Lacerda Sales em Avis, no final da apresentação do Plano de Contingência Saúde Sazonal — Módulo Verão 2021.

“O que é um facto é que temos armas e hoje sabemos que temos armas e a vacinação é também uma boa arma contra essa variante. Aliás, foi com alguma estranheza e até com alguma dificuldade em percebermos, de facto, a fundamentação [da decisão do Reino Unido de retirar Portugal da ‘lista verde’ de países seguros] porque, efetivamente em relação a essa variante, como é também do conhecimento geral nós tínhamos 74 casos e só 12 desses 74 é que se referiam a essa mutação adicional”, acrescentou, remetendo para o Ministério dos Negócios Estrangeiros uma tomada de posição de Portugal.

O secretário de Estado sublinhou que “não existe nada” sobre transmissão comunitária desses 12 casos, dado que são 12 casos que estão “bem circunscritos, bem isolados”, estando “sob o controlo” da saúde pública.

O Ministério dos Transportes britânico anunciou que Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, vai deixar a “lista verde” de países seguros para viagens internacionais na terça-feira às 04:00.

“Uma vez mais uma mensagem de tranquilidade e de serenidade para a população, mas também uma mensagem de que estamos atentos na vigilância epidemiológica dos vírus e das suas variantes, mas sempre com esta tranquilidade e serenidade que devemos passar para a população”, disse Lacerda Sales.

Sobre a eficácia das vacinas em relação à variante que foi inicialmente identificada na Índia, o governante assegurou que “têm eficácia”.

// Lusa

1 Comment

  1. Calma… Quando foi a variante britânica pediu-se calma… É agora a variante dominante (e mais infeciosa que a “original”). Vamos com calma…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.