Homens, académicos e com 60 anos: assim é o governo-sombra de Rio

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Seis ex-ministros, três deputados, nove mulheres e oito independentes integram o Conselho Estratégico Nacional do PSD apresentados na quinta-feira pelo presidente Rui Rio, que terá a sua primeira reunião a 21 de abril em Coimbra.

Arlindo Cunha, Silva Peneda, Luís Filipe Pereira, Ângelo Correia, David Justino e Maria da Graça Carvalho são os antigos ministros de Cavaco Silva e Durão Barroso que integram este órgão como coordenadores de algumas das 16 secções temáticas deste órgão que terá por missão elaborar o programa eleitoral do partido, uma missão ainda sem prazo.

De acordo com Rui Rio, a média de idades entre os coordenadores é de 60 anos e nos porta-vozes de 45. Mesmo assim, Rui Rio considera que há renovação no partido.

“A renovação que aqui há é a capacidade de conjugarmos a experiência, o saber e as ponderações com a vontade e dinâmica própria de quem é mais jovem. Uma sociedade constrói-se assim, com a experiência acumulada de quem já viveu as situações e a vontade dos mais jovens”, sublinhou.

Do grupo parlamentar, integram a cúpula nacional deste órgão três deputados: José Matos Correia como coordenador e Ricardo Baptista Leite e Cristóvão Norte como porta-vozes, segundo dados avançados pelo ECO.

Juntando os 32 nomes, entre coordenadores e porta-vozes, há nove mulheres, um peso de 28%. Considerando apenas os coordenadores, só quatro (25%) são mulheres. Uma das mulheres escolhidas pelo novo líder social-democrata é o de Mónica Quintela, a advogada que saltou (ainda mais) para debaixo dos holofotes por defender Pedro Dias, que tira o lugar de porta-voz para a área da Justiça a Elina Fraga, de acordo com o Observador.

Houve alguma preocupação com a paridade, mas não extrema“, garantiu. “Precisava de mais uma mulher para cumprir a regra de um terço”, deixou escapar Rui Rio. O que também não é verdade: se fossem dez mulheres, representariam 31,25% do total, o que não chega a um terço.

Cada área temática terá obrigatoriamente um elemento do grupo parlamentar na sua equipa. Das 16, duas terão sede em Coimbra, a Reforma do Estado e Justiça, duas no Porto, as Infraestruturas e Solidariedade, uma em Viseu, a Agricultura, e uma em Aveiro, o Ambiente, Energia e Natureza, e as restantes em Lisboa.

As Finanças Públicas terão o coordenador no Porto, Álvaro Almeida, e o porta-voz, Joaquim Sarmento, em Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais do mesmo, hâ ainda por aí alguém que nunca se sentiu defraudado e enganado por esta gente, e se vai iludir e deixar enganar novamente??

    • O que nos fodricou foi a bancarrota socialista trazida pelo vigário Sócrates e de cujo governo desastroso fez parte o indiano Costa, que está hoje a dar a todos nós um Portugal pequenino espremido até ao tutano.

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …