Governo admite retaliar contra países que proíbam entrada de portugueses

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Governo está a ponderar responder na mesma moeda aos países europeus que estão a proibir ou a limitar a entrada de portugueses devido à covid-19.

O nome de Portugal consta nas listas negras de Estados europeus, que impedem que cidadãos portugueses entrem nos seus países. Confrontado com esta decisão, o Governo admite responder com “reciprocidade” se nada mudar.

O gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, adiantou ao Expresso que tem tomado conhecimento das decisões de alguns estados-membros que, “ao arrepio das decisões tomadas pela União Europeia, persistem em manter restrições às ligações aéreas no interior do espaço europeu”.

O Governo vai continuar a informar os restantes países, mas, “mantendo-se a atual situação, Portugal reserva-se o direito de aplicar o princípio da reciprocidade“.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros critica as decisões destes Estados, adiantando que são baseadas num “único critério, que diz respeito ao número de novos casos diários de doentes infetados por cada mil habitantes, esquecendo todos os outros critérios tão ou mais reveladores da incidência da doença”.

O Governo acusa-os de desfiar os principais indicadores do país que, segundo o mesmo, mostram o estado dos serviços de saúde. Neste sentido, o Governo destaca que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem respondido com “excelência”, tendo 63% dos casos positivos “considerados como recuperados“.

Além disso, “o número de vítimas por covid-19 per capita é significativamente mais baixo do que noutros países europeus (149 vítimas por milhão de habitantes), e sobretudo nos reduzidos números de doentes internados e em unidades de cuidados intensivos (apenas 1,4% e 0,2% dos casos atualmente sob vigilância)”.

De acordo com o semanário, o ministério informou os outros estados-membros de que Portugal “tem realizado muito mais testes do que a maioria dos países europeus” e que tantos testes elevam, “naturalmente, o número de casos detetados no país”.

O gabinete de Augusto Santos Silva disse ainda que, além dos testes habituais, “Portugal tem conduzido testes em operações de rastreio em áreas geográficas e setores de atividade que podem revelar mais incidência da doença. Esta política de testagem prudente e transparente deve ser vista como um facto positivo”.

Apesar disso, há países que não levantam as restrições o que, do ponto de vista político, é um jogo de forças “ao arrepio” das regras condenável, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros.

“As restrições às ligações aéreas com origem em determinados Estados-membros limitam esta abertura e contrariam flagrantemente, não só o espírito de solidariedade entre países europeus, como também a decisão das instituições europeias para se repor a livre circulação no espaço europeu a partir do dia 15 de junho”, realça o gabinete de Santos Silva.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Com telhados de vidro,não atires pedras.Segundo a presente situação com o Vírus em Lisboa,qualquer dia,nem Portugueses cá entram.

  2. O Ministro Santos Silva ainda não percebeu que, para além de outros países serem rigorosos no controlo de quem entra nas suas fronteiras, ao invés da nossa bandalheira, aqui, prioritário não é combater os novos focos da Covid-19 mas sim o futebol da UEFA.

  3. Os europeus nunca simpatizaram com o nosso país, são uns invejosos, apesar de termos muitos defeitos, somos uma grande nação.

  4. Espero bem que este ministro SS não se esteja a referir aos países de onde vem a multidão de turistas que vai viabilizar de novo o sector do turismo deste “país de serviços” em que o PS nos transformou!

    • Ó Tuga, vê lá bem….tens as ideias todas trocadas, quando começou a entrar dinheiro para se acabar com muitas indústrias, pescas, agricultura…..e por aí fora…..vê bem que governantes estavam no poleiro….

  5. Este governo tem tanta Malta que eles não falam uns com os outros este falam em retaliar o Costa diz que não
    .será que este vai sair tambem

  6. Isto é só para rir. Os tiques deste ministro são bem conhecidos desde a famosa ameaça “quem se mete com o PS leva”. Nesta já foi desmentido pelo PM. Se tivesse um pouco de pudor demitia-se mas isso é coisa que este senhor não sabe que existe.

  7. Oh Sérgio! Não é questão de pensar se foi ou não o PS que transformou o país num “país de serviços”. Isso está documentado e pode ser comprovado através do incremento da dívida pública, subsequente aumento de impostos, redução do consumo interno e exportações.

    • Claro, depois de termos ficado sem nada para fazer à espera dos contentores de dinheiros que estavam a virr da CEE para não produzirmos, o que é que esperavas Tuga? Foi o tempo das vacas gordas que antecedeu o das vacas magras, de paga e não bufes!

  8. Portugal deve acatar e ser indiferente, mais, deve convidar os convidar os infectados desses países a serem tratados pelo serviço nacional de saúde Português e no final apresentar a conta com juros de demora a esses Países, isso sim é prestar um principio de saber estar em sociedade. jogar pelo mesmo baralho não nos faz melhores.

  9. O que parece estar a acontecer é o encobrimento de muitos casos por vários países, na intenção certamente de se fazerem passar por bons e daí tirarem proveito com o turismo da época que se aproxima. No entanto por cá há que saber controlar a situação, tarefa que cabe a todos, mas que muitos parecem não entenderem.

      • E como sabes isso? Como podes ter a certeza do que afirmas?…..não sabes nem fazes a mínima ideia, como todos nós, e quando não se sabe nem se tem certezas, não se opina….é só uma questão de ética e respeito….coisa que grande parte das pessoas não sabem o que é….

  10. Foi quando se criou a Autoeuropa, quase todas as vinhateiras do Alentejo, as OGMA fabricavam aviões Pilatus, ainda funcionavam os estaleiros navais de S.Jacinto e Viana do Castelo. A Efacec internacionalizou-se e fez o investimento na China. O tio Américo Amorim multiplicou a corticeira. Emfim , não vou estar aqui exaustivamente a enumerar tudo. Vê lá se te lembras bem!!!

RESPONDER

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …