Governo rejeitou projetos para prevenir incêndios por falta de verbas

Miguel A. Lopes / Lusa

O Bloco de Esquerda já pediu explicações ao Ministério da Agricultura. Em causa está o facto de muitas candidaturas a fundos comunitários, com vista à defesa da floresta, terem sido rejeitadas por falta de dotação orçamental.

Segundo o Diário de Notícias, foram centenas as candidaturas a fundos comunitários para projetos com vista à defesa da floresta, nomeadamente de prevenção contra incêndios, que foram rejeitados por falta de “dotação orçamental”.

Para o Bloco de Esquerda, na voz do deputado Pedro Soares, esta é uma situação “inacreditável” e, por isso, os bloquistas já escreveram ao Ministério da Agricultura a pedir explicações.

“É lamentável. Quando a intervenção florestal assume uma importância tão grande, quando há um esforço enorme para fazer frente a este problema… Não se compreende”, critica o deputado, citado pelo jornal.

“Estamos a falar da limpeza de matos e prevenção de incêndios florestais”, diz ainda o bloquista, acrescentando que o BE recebeu várias queixas de entidades que viram as suas candidaturas rejeitadas com esse argumento.

Ao jornal, o ministério de Capoulas Santos explica que a Operação 8.1.5 (projeto que visa a melhoria da resiliência das florestas) dispõe de “59,5 milhões de despesa pública”. Ora, o primeiro concurso, que teve um orçamento de 21,5 milhões, teve uma “procura bastante superior à dotação colocada a concurso, tendo sido aprovadas 257 candidaturas“.

Por sua vez, o ministério explica que a entidade gestora abriu agora a transição para novos concursos “das candidaturas que não tenham sido aprovadas por razões de insuficiência orçamental”.

De acordo com dados disponibilizados no site do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), o processo de candidaturas cujos resultados foram conhecidos no final do mês de julho deixou de fora 1.346 projetos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas o BE não faz parte da gerigonça?? Não venham agora lançar areia para os olhos que toda a gente sabe que não há orçamento, não há verbas porque a gerigonça só quer mostrar número bonitos e vangloriar-se na TV. A realidade é bem pior, como aqui se prova…

  2. O Governo atual, poderia vender os submarinos e assim recuperar algum encaixe financeiro.
    que tal a minha sugestão.

  3. Mas quem aprovou o Orçamento de Estado? Não foram os partidos da geringonça? Se não há dotação orçamental para a prevenção, o Bloco de Esquerda não sabe o que ajudou a aprovar? Ou estava distraído? Esta tragédia dos incêndios passa-se todos anos, apesar de este ano estar a ser mesmo uma catástrofe.
    Casa roubada, trancas à porta.
    Ah! Não havia um Secretário de Estado deste governo que queria que os bombeiros se deslocassem de uma zona para outra utilizando o comboio? Há dias pareceu-me ter visto numa das televisões um helicóptero a pousar numa rotunda de uma cidade portuguesa e a recolher bombeiros.
    Dura realidade que não se compatibiliza com amadorismos. O que parece é que o governo não se preparou devidamente para a previsível época de incêndios. A juntar a tudo isto, a substituição de dirigentes com experiência por incompetentes ou inexperientes nos meses anteriores à época de incêndios.
    Vamos ver quem são os responsáveis por toda esta tragédia. Vão recuar tanto na atribuição de responsabilidades, que talvez venham a culpar as figuras bíblicas Adão e Eva.

  4. Toda a gente sabe porque há incêndios, mas todos metem a cabeça na areia. E melhor que todos sabe o costa, que era MAI em 2005 quando o socas andava a tombar leões no Kénia a o Jorginho também estava de férias. Já passou uma dúzia de anos e o que é que o costa e sua camarilha têm feito para evitar estas tragédias? NADA! Em 2018 vai ser a mesma tragédia. Vai uma aposta???

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …