Governo rejeitou projetos para prevenir incêndios por falta de verbas

Miguel A. Lopes / Lusa

O Bloco de Esquerda já pediu explicações ao Ministério da Agricultura. Em causa está o facto de muitas candidaturas a fundos comunitários, com vista à defesa da floresta, terem sido rejeitadas por falta de dotação orçamental.

Segundo o Diário de Notícias, foram centenas as candidaturas a fundos comunitários para projetos com vista à defesa da floresta, nomeadamente de prevenção contra incêndios, que foram rejeitados por falta de “dotação orçamental”.

Para o Bloco de Esquerda, na voz do deputado Pedro Soares, esta é uma situação “inacreditável” e, por isso, os bloquistas já escreveram ao Ministério da Agricultura a pedir explicações.

“É lamentável. Quando a intervenção florestal assume uma importância tão grande, quando há um esforço enorme para fazer frente a este problema… Não se compreende”, critica o deputado, citado pelo jornal.

“Estamos a falar da limpeza de matos e prevenção de incêndios florestais”, diz ainda o bloquista, acrescentando que o BE recebeu várias queixas de entidades que viram as suas candidaturas rejeitadas com esse argumento.

Ao jornal, o ministério de Capoulas Santos explica que a Operação 8.1.5 (projeto que visa a melhoria da resiliência das florestas) dispõe de “59,5 milhões de despesa pública”. Ora, o primeiro concurso, que teve um orçamento de 21,5 milhões, teve uma “procura bastante superior à dotação colocada a concurso, tendo sido aprovadas 257 candidaturas“.

Por sua vez, o ministério explica que a entidade gestora abriu agora a transição para novos concursos “das candidaturas que não tenham sido aprovadas por razões de insuficiência orçamental”.

De acordo com dados disponibilizados no site do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), o processo de candidaturas cujos resultados foram conhecidos no final do mês de julho deixou de fora 1.346 projetos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas o BE não faz parte da gerigonça?? Não venham agora lançar areia para os olhos que toda a gente sabe que não há orçamento, não há verbas porque a gerigonça só quer mostrar número bonitos e vangloriar-se na TV. A realidade é bem pior, como aqui se prova…

  2. Mas quem aprovou o Orçamento de Estado? Não foram os partidos da geringonça? Se não há dotação orçamental para a prevenção, o Bloco de Esquerda não sabe o que ajudou a aprovar? Ou estava distraído? Esta tragédia dos incêndios passa-se todos anos, apesar de este ano estar a ser mesmo uma catástrofe.
    Casa roubada, trancas à porta.
    Ah! Não havia um Secretário de Estado deste governo que queria que os bombeiros se deslocassem de uma zona para outra utilizando o comboio? Há dias pareceu-me ter visto numa das televisões um helicóptero a pousar numa rotunda de uma cidade portuguesa e a recolher bombeiros.
    Dura realidade que não se compatibiliza com amadorismos. O que parece é que o governo não se preparou devidamente para a previsível época de incêndios. A juntar a tudo isto, a substituição de dirigentes com experiência por incompetentes ou inexperientes nos meses anteriores à época de incêndios.
    Vamos ver quem são os responsáveis por toda esta tragédia. Vão recuar tanto na atribuição de responsabilidades, que talvez venham a culpar as figuras bíblicas Adão e Eva.

  3. Toda a gente sabe porque há incêndios, mas todos metem a cabeça na areia. E melhor que todos sabe o costa, que era MAI em 2005 quando o socas andava a tombar leões no Kénia a o Jorginho também estava de férias. Já passou uma dúzia de anos e o que é que o costa e sua camarilha têm feito para evitar estas tragédias? NADA! Em 2018 vai ser a mesma tragédia. Vai uma aposta???

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …