Governo rejeitou projetos para prevenir incêndios por falta de verbas

Miguel A. Lopes / Lusa

O Bloco de Esquerda já pediu explicações ao Ministério da Agricultura. Em causa está o facto de muitas candidaturas a fundos comunitários, com vista à defesa da floresta, terem sido rejeitadas por falta de dotação orçamental.

Segundo o Diário de Notícias, foram centenas as candidaturas a fundos comunitários para projetos com vista à defesa da floresta, nomeadamente de prevenção contra incêndios, que foram rejeitados por falta de “dotação orçamental”.

Para o Bloco de Esquerda, na voz do deputado Pedro Soares, esta é uma situação “inacreditável” e, por isso, os bloquistas já escreveram ao Ministério da Agricultura a pedir explicações.

“É lamentável. Quando a intervenção florestal assume uma importância tão grande, quando há um esforço enorme para fazer frente a este problema… Não se compreende”, critica o deputado, citado pelo jornal.

“Estamos a falar da limpeza de matos e prevenção de incêndios florestais”, diz ainda o bloquista, acrescentando que o BE recebeu várias queixas de entidades que viram as suas candidaturas rejeitadas com esse argumento.

Ao jornal, o ministério de Capoulas Santos explica que a Operação 8.1.5 (projeto que visa a melhoria da resiliência das florestas) dispõe de “59,5 milhões de despesa pública”. Ora, o primeiro concurso, que teve um orçamento de 21,5 milhões, teve uma “procura bastante superior à dotação colocada a concurso, tendo sido aprovadas 257 candidaturas“.

Por sua vez, o ministério explica que a entidade gestora abriu agora a transição para novos concursos “das candidaturas que não tenham sido aprovadas por razões de insuficiência orçamental”.

De acordo com dados disponibilizados no site do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), o processo de candidaturas cujos resultados foram conhecidos no final do mês de julho deixou de fora 1.346 projetos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas o BE não faz parte da gerigonça?? Não venham agora lançar areia para os olhos que toda a gente sabe que não há orçamento, não há verbas porque a gerigonça só quer mostrar número bonitos e vangloriar-se na TV. A realidade é bem pior, como aqui se prova…

  2. Mas quem aprovou o Orçamento de Estado? Não foram os partidos da geringonça? Se não há dotação orçamental para a prevenção, o Bloco de Esquerda não sabe o que ajudou a aprovar? Ou estava distraído? Esta tragédia dos incêndios passa-se todos anos, apesar de este ano estar a ser mesmo uma catástrofe.
    Casa roubada, trancas à porta.
    Ah! Não havia um Secretário de Estado deste governo que queria que os bombeiros se deslocassem de uma zona para outra utilizando o comboio? Há dias pareceu-me ter visto numa das televisões um helicóptero a pousar numa rotunda de uma cidade portuguesa e a recolher bombeiros.
    Dura realidade que não se compatibiliza com amadorismos. O que parece é que o governo não se preparou devidamente para a previsível época de incêndios. A juntar a tudo isto, a substituição de dirigentes com experiência por incompetentes ou inexperientes nos meses anteriores à época de incêndios.
    Vamos ver quem são os responsáveis por toda esta tragédia. Vão recuar tanto na atribuição de responsabilidades, que talvez venham a culpar as figuras bíblicas Adão e Eva.

  3. Toda a gente sabe porque há incêndios, mas todos metem a cabeça na areia. E melhor que todos sabe o costa, que era MAI em 2005 quando o socas andava a tombar leões no Kénia a o Jorginho também estava de férias. Já passou uma dúzia de anos e o que é que o costa e sua camarilha têm feito para evitar estas tragédias? NADA! Em 2018 vai ser a mesma tragédia. Vai uma aposta???

RESPONDER

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …