Crise na ferrovia. Governo vai recuperar comboios encostados

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo quer reabrir as oficinas de Guifões para recuperar dezenas de comboios que estão parados e resolver assim a crise no setor gerada pelo aumento da procura deste serviço.

O Governo quer recuperar dezenas de veículos ferroviários encostados, de forma a evitar mais supressões de comboios e pôr fim à crise deste setor, podendo responder ao aumento de procura de passageiros da CP (Comboios de Portugal). Segundo a edição desta quinta-feira do Público, a primeira medida será a reativação das oficinas da EMEF em Guifões, no Porto.

O material a recuperar em Guifões vai desde as carruagens Shindler, até locomotivas a diesel e comboios suburbanos da linha de Sintra. O objetivo é modernizar antigas carruagens Sorefame e as automotoras de via estreita da linha do Vouga.

O ministro Pedro Nuno Santos terá de convencer as Finanças de que este investimento é inteligente e, para isso, defenderá as poupanças proporcionadas pelo fim dos alugueres de automotoras a Espanha e as vantagens da criação de um cluster ferroviário português que, no limite, levaria à conceção e produção de um comboio nacional.

O pólo da EMEF de Guifões, no Porto, abriu em 1993 como oficina de grande reparação de material circulante. Encerrou em 2011, durante o período da troika, quando se decidiu não avançar com um projeto que previa modernizar a frota de UDD (Unidades Duplas Diesel).

Além disso, o Ministério das Infraestruturas e Habitação quer também criar um centro tecnológico ferroviário que permita relançar esta indústria no país e criar, a prazo, um comboio português, beneficiando de uma parceria com a empresa Nomad Tech, que é detida em 35% pela EMEF.

Atualmente, pretende-se garantir que a montagem dos 22 comboios regionais que a CP vai comprar seja realizada em Portugal nas oficinas da empresa pública – algo que já está contemplado no caderno de encargos e que até tem sido uma prática em concursos públicos anteriores para a compra de material circulante.

As soluções do Governo contrariam a gestão da CP que se tem mostrado contra a reutilização de material antigo, sobretudo por este não estar dotado de ar condicionado. No entanto, para o ministro, a falta de entusiasmo da CP é o menos dos problemas.

Pela frente, tem uma missão mais difícil: convencer o ministro das Finanças, Mário Centeno, a apadrinha a sua proposta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 4 anos nunca deram soluçōes agora por milagre aparece abertura da oficina que por sinal vai levar tempo a estar a laborar a 100% porque e preciso mao de obra …e depois da propaganda que iam comprar novos comboios e agora querem recuperar os velhos??? Existe aqui alguma historia mal contada …

  2. Anos e anos de desinvestimento e abandono de material um pouco por todo o país, à mercê do vandalismo e dos roubos de cobre, venda de outro material e também de carris de várias linhas para sucata ao preço da chuva.
    Agora, parece que finalmente, muito tarde e depois de anos, décadas a alertar para o problema, fez-se luz dentro das cabeças que decidem, porque os “cavalos” estão a tombar. Agora a factura será mais pesada…

RESPONDER

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …