Crise na ferrovia. Governo vai recuperar comboios encostados

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo quer reabrir as oficinas de Guifões para recuperar dezenas de comboios que estão parados e resolver assim a crise no setor gerada pelo aumento da procura deste serviço.

O Governo quer recuperar dezenas de veículos ferroviários encostados, de forma a evitar mais supressões de comboios e pôr fim à crise deste setor, podendo responder ao aumento de procura de passageiros da CP (Comboios de Portugal). Segundo a edição desta quinta-feira do Público, a primeira medida será a reativação das oficinas da EMEF em Guifões, no Porto.

O material a recuperar em Guifões vai desde as carruagens Shindler, até locomotivas a diesel e comboios suburbanos da linha de Sintra. O objetivo é modernizar antigas carruagens Sorefame e as automotoras de via estreita da linha do Vouga.

O ministro Pedro Nuno Santos terá de convencer as Finanças de que este investimento é inteligente e, para isso, defenderá as poupanças proporcionadas pelo fim dos alugueres de automotoras a Espanha e as vantagens da criação de um cluster ferroviário português que, no limite, levaria à conceção e produção de um comboio nacional.

O pólo da EMEF de Guifões, no Porto, abriu em 1993 como oficina de grande reparação de material circulante. Encerrou em 2011, durante o período da troika, quando se decidiu não avançar com um projeto que previa modernizar a frota de UDD (Unidades Duplas Diesel).

Além disso, o Ministério das Infraestruturas e Habitação quer também criar um centro tecnológico ferroviário que permita relançar esta indústria no país e criar, a prazo, um comboio português, beneficiando de uma parceria com a empresa Nomad Tech, que é detida em 35% pela EMEF.

Atualmente, pretende-se garantir que a montagem dos 22 comboios regionais que a CP vai comprar seja realizada em Portugal nas oficinas da empresa pública – algo que já está contemplado no caderno de encargos e que até tem sido uma prática em concursos públicos anteriores para a compra de material circulante.

As soluções do Governo contrariam a gestão da CP que se tem mostrado contra a reutilização de material antigo, sobretudo por este não estar dotado de ar condicionado. No entanto, para o ministro, a falta de entusiasmo da CP é o menos dos problemas.

Pela frente, tem uma missão mais difícil: convencer o ministro das Finanças, Mário Centeno, a apadrinha a sua proposta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 4 anos nunca deram soluçōes agora por milagre aparece abertura da oficina que por sinal vai levar tempo a estar a laborar a 100% porque e preciso mao de obra …e depois da propaganda que iam comprar novos comboios e agora querem recuperar os velhos??? Existe aqui alguma historia mal contada …

  2. Anos e anos de desinvestimento e abandono de material um pouco por todo o país, à mercê do vandalismo e dos roubos de cobre, venda de outro material e também de carris de várias linhas para sucata ao preço da chuva.
    Agora, parece que finalmente, muito tarde e depois de anos, décadas a alertar para o problema, fez-se luz dentro das cabeças que decidem, porque os “cavalos” estão a tombar. Agora a factura será mais pesada…

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …