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Governo quer construir túnel sob o Rio Tejo

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A nova ponte sobre o Rio Tejo está prometida há muito. Agora, o Governo vai mais além e quer construir um túnel rodoviário debaixo de água – que ligará Algés à Trafaria.

O Governo vai anunciar nas próximas semanas um megapacote de infraestruturas para o país, no qual se inclui um a nova ponte sobre o Tejo e um túnel rodoviário imerso no Rio.

De acordo com o Jornal Económico, este túnel ligará Algés (Oeiras, Lisboa) à Trafaria (Almada, Setúbal).

A par de uma nova travessia sobre o Tejo (a terceira, depois das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama), este túnel é uma obra suplicada há muitos anos, especialmente pelos autarcas e habitantes da Margem Sul.

Num investimento que pode superar os mil milhões de euros, o grande objetivo deste túnel é aliviar o trânsito diário nas pontes que ligam Lisboa à Margem Sul.

Este plano incluirá um um novo plano estratégico portuário para Portugal, anunciou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na conferência “Portugal 2030: Futuro Estratégico para o Setor da Construção”, organizada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Na conferência organizada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Miguel Pinto Luz referiu também que atenderá à “vontade incessante” de garantir a existência de ligação por autoestrada entre Portalegre, Beja e Sines.

Questionado pelo Económico quanto ao túnel rodoviário debaixo do Rio Tejo, o Ministério das Infraestruturas recusou-se a comentar e remeteu o assunto precisamente para a apresentação de “um grande pacote rodoviário” que nas próximas semanas, o primeiro-ministro e o próprio Governo irão fazer.

ZAP //

9 Comments

  1. E os eixos rodoviários aguentam um maior fluxo de transito a entrar em Lisboa ??? já sei mais mil milhões para alargar autoestradas. Aumentem o numero de comboios e carruagens a fazer as travessias e deixem-se de ideias megalómanas….

    • Há muitos anos que este túnel está previsto e prometido, mas não houve vontade política para avançar. A CRIL e a A33 foram projectadas para ficar interligadas entre si desta forma. Ao nível dos acessos já está tudo pronto há muito tempo. Este túnel desviará muito trânsito, que actualmente atravessa Almada e Lisboa, reduzindo efectivamente o tráfego em ambas as cidades.

  2. Não esquecer que existe uma falha tectónica que entra em Lisboa e desce até ao Algarve e continua. O ano 1775 foi prova disso, quem estuda sobre o assunto diz que vai vir outro …
    Tenho 80 já no papo e ouvia dizer que Portugal era Lisboa e que o resto são paisagens, e continua… o resto do pais que se lixe, saúde, educação. habitação, transportes desenvolvimento no interior do país etc etc, Viva Portugal e o CHEGA.

    • A falha tectónica é algo que também me preocupa, mas penso que temos de confiar nos engenheiros. Toda a gente sabe que ela lá está (a ponte também tem um pilar assente lá bem no meio).
      De resto, penso que não leu o texto até ao fim: «Miguel Pinto Luz referiu também que atenderá à “vontade incessante” de garantir a existência de ligação por autoestrada entre Portalegre, Beja e Sines.».

  3. Já advogo essa solução há anos.
    Basta prolongar o IC17 (CRIL).
    “Mergulha” em Algés e saí na Trafaria.
    E já agora, uma vez que está planeado a prolongamento do metro de superficie da margem Sul até à Trafaria e à Costa da Caparica, poderiam aproveitar o túnel e trazer o metro até Algés.
    Estavam assim reunidas as condições para ser criado um Interface intermodal com ligações à linha de Cascais e à Carris.
    Seria em tudo semelhante ao que já existe na Estação do Oriente.
    Basta um pouco de visão e de vontade política.

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