Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

António Pedro Santos / EPA

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais.

Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que os centros de saúde, a criação de equipas locais para coordenar respostas sociais e as novas medidas que possam adiar a institucionalização dos mais idosos são dimensões “prioritárias”.

“As dimensões que decorrem mais de ganhar resiliência no pós-pandemia tendem a ser as que têm uma dimensão de urgência maior. Ainda que este plano seja de resiliência e preparação para o futuro também tem dimensões de reforço e de resposta à pandemia que era aliás a primeira recomendação específica a que tínhamos de responder”, disse.

A governante explicou que na saúde “há sinais claros de necessidade de reforço da resposta de proximidade”, como é o caso da rede de cuidados primários, da saúde mental e da saúde digital.

“Diria que as respostas de proximidade têm condições para avançar mais rapidamente do que alguns grandes investimentos e importantíssimos para o país, por exemplo, nas regiões transfronteiriças, que aqui também estão previstos”, afirmou também a ministra, acrescentando que “os investimentos de base mais local são mais fáceis de concretizar nos primeiros anos”.

Porém, segundo o diário, a fase da execução deste PRR está prevista apenas para o verão, depois de Portugal receber a primeira tranche europeia. Até lá, ainda decorrem negociações com a Comissão Europeia e falta a ratificação dos 27 Estados-membros.

Habitação: Comparticipação máxima às câmaras

Segundo o mesmo jornal, os municípios poderão receber taxas de comparticipação de 100% nos investimentos que fizerem no âmbito do programa de apoio ao acesso à habitação, um anúncio que surpreendeu os próprios autarcas.

“Temos de construir 26 mil fogos nesta primeira leva. Será muito difícil, se olharmos para o nosso histórico. Mas temos já muitas Estratégias Locais de Habitação com acordos assinados, e atualmente todos os municípios estão já a desenvolver a sua estratégia. Temos boas perspetivas de que o país vai aproveitar esta oportunidade”, afirmou o ministro da Habitação, Pedro Nuno Santos, na sessão pública de debate sobre os temas da habitação no âmbito do PRR.

De acordo com o diário, em causa está um financiamento de 1251 milhões de euros que o Executivo pretende ir buscar em subvenções no PRR para fazer face à situação de pelo menos 26 mil famílias que vivem em situação indigna.

“É um grande desafio para o país, porque teremos de o executar num prazo muito curto. É um prazo onde todos – Estado, administração central, autarquias, cooperativas, associações –, todos temos de nos mobilizar para executar a totalidade da verba”, afirmou ainda o governante.

Segundo o jornal, esta pressa explica-se pelo facto de a execução do programa poder ser feita até 2026, mas os investimentos terem de estar todos programados e contratualizados até 2023.

O PRR que Portugal apresentou para aceder às verbas comunitárias para fazer face às consequências da pandemia prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, correspondentes a um total de 13,9 mil milhões de euros de subvenções. Na próxima segunda-feira, termina a fase de consulta pública.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Assustador !! ” criação de equipas locais para coordenar respostas sociais” não sendo vidente pressinto um boom de jobs for the Boy’s teremos assim milhões desperdiçados pelo nepotismo politico e filiados do partido, e mais uma vez resultados negativos. triste sina deste país……

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …