Resiliente, verde e digital. Os pilares do Plano de Recuperação que conta com 16.643 milhões

Rodrigo Antunes / Lusa

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise de covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, de transição climática e digital, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português coloca a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em consulta pública, no qual estipula “19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos”.

Tudo somado, o governo conta com €13.944 milhões de subsídios e €2.699 milhões de empréstimos europeus para sair da crise pandémica mais resiliente, verde e digital.



O executivo justifica que, “com base no diagnóstico de necessidades e dos desafios”, foram definidas três “dimensões estruturantes” de aposta, a da resiliência, da transição climática e da transição digital, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido das verbas europeias pós-crise.

No documento estão também previstos 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, mas fonte do Executivo garante que “ainda não está assegurado” que Portugal irá recorrer a esta vertente do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do novo Fundo de Recuperação da União Europeia.

Este valor é quase metade do que estava previsto no rascunho do Plano entregue em Bruxelas em outubro, mas as áreas que deles beneficiarão continuam as mesmas: habitação social, capitalização das empresas e do Banco de Fomento e comboios.

Está previsto que a maior fatia (61%) das verbas do PRR se destine à área da resiliência, num total de 8,5 mil milhões de euros em subvenções e de 2,4 mil milhões de euros em empréstimos.

As subvenções destinam-se, por exemplo, à habitação (1,6 mil milhões), ao investimento e inovação (1,4 mil milhões), às qualificações e competências (1,35 mil milhões), ao Serviço Nacional de Saúde (1,3 mil milhões) e às respostas sociais (583 milhões).

Por seu lado, a dimensão da transição climática equivale a 21% do montante global do PRR e prevê a mobilização de 2,8 mil milhões de euros em subvenções e 300 milhões de euros em empréstimos.

Como exemplos de apostas das subvenções estão a mobilidade sustentável (1,03 mil milhões de euros), a descarbonização (715 milhões de euros) e a eficiência energética dos edifícios (620 milhões de euros).

Já para a transição digital, que concentra os restantes 18% do montante global do PRR, o Governo estipulou 2,5 mil milhões de euros em subvenções (sem recurso a empréstimos) para questões como a digitalização das empresas (650 milhões) e da administração pública (631 milhões) e a escola digital (559 milhões).

A publicação surge depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito no final da semana passada em Bruxelas que o PRR seria colocado em audição pública esta segunda-feira, adiantando esperar que a versão final do documento possa ser entregue à Comissão Europeia no início de março.

Dotado com 672,5 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência é o principal elemento do pacote de recuperação acordado em 2020 pela UE para fazer face à crise social e económica provocada pela pandemia de covid-19, o NextGenerationEU, com uma dotação total de 750 mil milhões de euros, entre subvenções e empréstimos.

A necessidade de executar as verbas do PRR até 2026 levaram as autoridades nacionais a evitar incluir quaisquer grandes investimentos para evitar atrasos que se pudessem traduzir em perdas de dinheiro. Por isso, a ligação ferroviária Lisboa-Porto não consta do plano, por exemplo.

Contudo, de acordo com a mesma fonte governamental, Portugal não teve de retirar nenhum projeto da lista inicialmente apresentada, refere o ECO.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De salientar que grande parte da verba já era. Muito já foi gasto no apoio a empresas e famílias durante este período. Outra grande fatia foi para a TAP, que muito provavelmente levará outra fatia como aquela que já recebeu (ou seja só na TAP vamos enterrar pelas minhas contas mais de 3 mil milhões). Depois há a ferrovia. Os Portugueses nem vão cheirá-lo…

  2. Ora ora dinheiro sempre maldito dinheiro… nunca chega para esta gente gananciosa….
    Jogo ja a muito foi dominado quando comecaram falar na brazuca foi o c..aralho apareceram grandes projectos para mudar o pais… eu nao vi nada… estes pilantras ja enganaram o ze continuam o jogo do apanha….

    A europa tem parar com estes dinheiros….tudo mal gasto so aparecem burocracias e politicos a mistura e amigos e familiares…resto a conta vem sempre para geracoes que veem….vergonha na cara precisam senheores politicos… sejam uma vez na vida mais honestos….ja estamos fartos das aldrabisses e roubos e desvios, processos nos tribunais sem fim a vista….

  3. Só vejo estes milhões na comunicação social! O resto do país é miséria, fechos de empresas, desemprego, Covid e confinamento. Os milhões não aparecem, ou já foram gastos nào se sabe onde, ou já foram roubados pelos ladrões do costume. Aturar este Costa aldrabão militante, é tarefa digna de paciência!

  4. Nunca geriram nada de valor na vida.
    Até os próprios partidos aos quais presidem estão financeiramente falidos. Não fossse o nepotismo e corrupções até esses já tinham fechado.
    Achar que este alguém vai saber investir o dinheiro é para enganar tolos!

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …