Governo quer manter pontes com a esquerda, mas só as constrói com o PCP. Bloco e PAN queixam-se

António Cotrim / Lusa

O Bloco de Esquerda defende a necessidade de um Orçamento Retificativo, o PCP diz que não há necessidade e a esquerda vai desalinhando aos poucos. O Executivo vai mantendo conversas com os comunistas, enquanto BE e PAN se queixam das portas fechadas.

O Expresso avança, esta sexta-feira, que há divisões à esquerda no que respeita ao Orçamento Retificativo e quanto à velocidade da aplicação dos apoios sociais e económicos. Apesar do desalinho, o PCP tem sido informado sobre as medidas incluídas no Orçamento, ao contrário do BE e do PAN, que se queixam da falta de contacto com o Governo.

O Bloco de Esquerda considera óbvia a necessidade de recorrer a um Retificativo, uma vez que “é evidente que o Orçamento não tem estrutura para enfrentar o que está à nossa frente”, segundo explicou ao semanário um dirigente do partido.

Segundo o BE, a necessidade torna-se ainda mais clara depois das correções já feitas pelo Governo (nos apoios a desempregados ou a pais em teletrabalho), que “confirmam a razão” do partido ao votar contra o último Orçamento do Estado.

Ao Expresso, vários dirigentes disseram não haver quaisquer conversações a decorrer, uma tese que é contrariada pelo Governo. Ao mesmo semanário, um governante explicou que o Bloco já foi chamado pelo Executivo para reuniões, uma delas na semana passada. Da parte do Bloco, sustentou, não tem havido “nenhuma solicitação” para que tal aconteça.

O PCP não concorda com o partido de Catarina Martins e descarta a necessidade de recorrer a um Retificativo. Segundo João Oliveira, líder parlamentar, é preciso que o Governo “recorra à base” que já tem prevista no OE2021.

Sobre o Orçamento Retificativo, “não abordámos o Executivo nem fomos abordados”, confessou ao Expresso, adiantando que o partido questiona o Governo quinzenalmente sobre o andamento das medidas e apoios previstos, usufruindo de um ponto de situação sempre atualizado.

O PAN queixa-se de não ter a atenção do Executivo, com quem procura reunir-se para apresentar propostas de alteração no âmbito das apreciações parlamentares. Segundo o matutino, o partido aponta uma falta de abertura do Governo.

Tanto André Silva como Inês Sousa Real têm insistido na necessidade de os apoios chegarem às famílias e às empresas e de se reforçar a área da Saúde Mental face aos impactos da covid-19. O PAN tem também apresentado várias propostas nas áreas da Educação, Saúde e contexto laboral.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …