Governo tem de pagar 23,5 mil milhões em dívida de Sócrates até 2019

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa, José Sócrates

António Costa, José Sócrates

A totalidade da dívida pública, de médio e longo prazo, que Portugal tem que pagar a Bancos e Fundos de Investimento, até 2019, foi contraída durante o Governo de José Sócrates, ascendendo a 23,5 mil milhões de euros.

Estes números são avançados pelo Diário de Notícias que sustenta que o actual Governo do PS carrega a pesada herança da dívida pública contraída durante o Executivo de José Sócrates, entre 2005 e 2011.

Portugal tem ainda que pagar 66 mil milhões de euros aos credores da chamada Troika, que inclui o Fundo Monetário Internacional e os mecanismos de ajuda da União Europeia.

Mas o maior problema, em termos de dívida, são estes 23,5 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro que é preciso pagar até meados de 2019, conforme dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo DN.

Este valor equivale “a mais de 12% do Produto Interno Bruto deste ano“, sublinha o jornal, notando que “é quase tanto como a dívida contraída junto do FMI ou do fundo da Zona Euro no âmbito do resgate”.

Acresce a isto o facto de que estão em causa credores de mercado, maioritariamente privados, o que constitui um problema “crescente”, fruto do consecutivo aumento das taxas de juro, repara o DN.

A título de exemplos, o jornal refere que, no próximo 16 de Outubro, o Governo tem que pagar 6,1 mil milhões de euros de uma OT emitida em Outubro de 2007, a uma taxa de juro de 4,35%; a 15 de Junho de 2018, será preciso desembolsar mais 7,3 mil milhões de euros com uma taxa de juro de 4,45%; em 2019, espera-se o pagamento de mais 10,1 mil milhões de euros com juros a 4,75%.

E “para pagar em 2020, o governo de Sócrates deixou uma OT de 11,2 mil milhões de euros (emitida em 2010 com um juro de 4,8%)”, repara o DN, notando que “em 2021 cai outra de 13,6 mil milhões de euros (emitida em 2005, com cupão de 3,85%)”.

A situação actual só não é mais complicada porque “o IGCP fez operações de troca de dívida (que adiaram o pagamento de parte das obrigações) e de recompra (que antecipou reembolsos)”, sustenta o DN.

O Governo conseguiu adiar o pagamento de cerca de 733 milhões de euros para 2025 e de mais 279 milhões de euros para 2037, considera ainda o DN.

ZAP //

PARTILHAR

41 COMENTÁRIOS

  1. Mas, é divida “de Sócrates” ou divida que “foi contraída durante o Governo de José Sócrates”?!!
    É que são coisas bem diferentes e, mais uma vez, o titulo e o subtítulo contradizem-se-se!!
    O titulo da fonte (DN) é bem diferente:
    “Governo terá de pagar 23,5 mil milhões em dívida toda ela contraída por Sócrates”!
    Ou informam ou “fazem de conta”, e, para isso, já temos o CM…

  2. “Governo tem de pagar …..”
    qual governo?
    os membros do governo vao tirar dinheiro do bolso deles para pagarem a divida?
    porque nao alteram o titulo da noticia?
    ficava melhor assim “contribuintes têm que pagar 23,5 mil milhões em dívida de Sócrates até 2019”
    no fundo quem paga esta dívida sao os contribuinte e nao o governo

  3. Somando o que temos que pagar até 2021, a dívida contraída durante o governo de Sócrates ascende a 48,3 mil milhões de euros.
    Quase 50 mil milhões de euros. Sócrates fez um trabalho notável e conseguiu penhorar as contas do país durante cerca de duas décadas.

  4. Título da notícia completamente descabido. Denota um mau profissionalismo no seu grau máximo. Isto é jornalismo pobre! A dívida não é de Sócrates, mas sim contraída pelos governos de Sócrates, nem é o Governo o pagador de qualquer dívida, mas antes os contribuintes!

  5. Quanto ao Sr. Eu!: Quem é o responsável máximo de um governo? O Sr. Primeiro Ministro. Portanto, se esta dívida foi assumida durante o governo do Sr. Primeiro Ministro Sócrates é naturalmente uma dívida cuja responsabilidade inicial é deste Sr. e não… do Pai Natal. Portanto, fazer como Pilates, já era…, embora muitos persistam em pensar que convencem que os outros não pensam.
    por outro lado, foi uma tremenda irresponsabilidade assumir-se tantos encargos, não se pensando no futuro das gerações mais novas. Isto, apenas com o intuito de populismo e demagogia, pois verdadeiro crescimento produtivo deste país, há décadas que não se vê. Infelizmente, o actual primeiro ministro, muito habilidoso, escamoteia certas realidades, como as dívidas que não estão a ser pagas e acumular-se no sector da saúde, para depois vir dizer-se que se teve um deficit de 2%!!!

    • Certo, mas dívida é dele (Sócrates) ou do país?!
      Que foi contraída no governo dele já nós sabemos e, até se percebe logo lendo o subtítulo da noticia – o titulo é que foi um bocado “ao lado”!
      A minha questão não era a origem/responsabilidade da dívida, mas sim do titulo duvidoso da noticia!
      Irresponsabilidade é pouco; foi um crime, mas a própria UE “ajudou” e incentivou a caminhar nesse sentido… o resultado (em Portugal e na UE) está à vista!…
      No fundo, quem ganhou (e continua a ganhar) com tudo isto é a máfia da alta finança (para onde foi o Furão Barroso “trabalhar” depois de um desempenho “excelente” à frente da UE)!…

  6. mais uma para juntar ás outras da acusação Marquês .
    Então um tipo nomeado para governar o País, governa-se a si próprio e deixa os portugueses para pagar as suas asneiras , não será um crime ?
    Ou será antes uma conduta merecedora de uma condecoração ?

  7. É a pescadinha de rabo na boca !
    Agora é Costa que vai aos mercados sacar milhares de milhão para pagar a herança de Sócrates.
    Um próximo governo, quando Costa se sentir no atoleiro, terá de pagar a dívida agora contraída.
    Será que só as agências de rating perceberam que o país está falido e vale Lixo ?

    • “a herança de Sócrates”? Já nem vou falar nos que antecederam o Sócrtaes. E que tal tudo aquilo que se passou na traquitana do Passos e Portas? Ou acha que “eles” também não se endividaram (memso com a troika à perna?)? Quem o ouvir falar, até acrdeita que a divida nacional (toda, desde o início dos tempos) é da responsabilidade do PS (mais especificamente do Sócrates). Talvez seja melhor aterrar. Vive num mundo de fantasia. Acorde para a realidade!

  8. O título da notícia devia ser assim. Os contribuintes têm de pagar 23,5 mil milhões dos tempos do socas e dos seus correligionários.

    • Sim… Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” passos/portas “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” cavaco “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” guterres “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” santana “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” barroso “e dos seus correligionários”. Chega? É que há mais…

  9. de quem são os 100 mil milhões do tempo do passas caçapo o tal que ignora que se paga segurança social. sabendo nós o Modus operandi do manhoso é fácil de advinhar, antes a coisa vai ser um desastre vai vir o diabo bla bla bla depois se a coisa funciona o mérito é dele. ex: a crise da divida grega, desemprego/emprego etc.

  10. “A totalidade da dívida pública, de médio e longo prazo, que Portugal tem que pagar a Bancos e Fundos de Investimento, até 2019, foi contraída durante o Governo de José Sócrates, ascendendo a 23,5 mil milhões de euros”. Querem-me dizer que o Barroso não contraiu qualquer dívida. Querem-me dizer que o cavaco não contraiu qualquer dívida. Querem-me dizer que o Guterres não contraiu qualquer dívida, Querem-me dizer que o Passos/Portas não contrairam qualquer dívida… Não quero saber quem publicou esta notícia! Assim, como está escrita, só posso dizer… Não! Afirmar!… Que é uma grande mentira! Se o Diário de Notícias publicou esta tamanha mentira, então só posso concluir que é mais um jornal que segue o “caminho” de um jornaleco que anda praí… Qualquer coisa da Manhã. Sinceramente espero que esteja errado e que seja mais uma manipulação da “imprensa”…
    Mas… perguntam-me: Como sabes que é mentira? Bem… É só usar o senso comum (que poucos aqui têm…).

  11. Ainda bem que os mortos não ressuscitam porque caso contrário se Salazar cá viesse e visse uma desgraça destas até ia imaginar que já ninguém aprende a fazer contas e morreria de ataque cardíaco de seguida.

    • Vaca Voadora pois esse senhor nada fez para evitar o atraso em que deixou o país. Não era guardando o ouro que melhorava a vida das pessoas. Todas as dívidas feitas para melhorar o país estão justificadas. Claro que se exagerou mas estando feitas obras, elas servirão para de algum modo desenvolver o país. O problema foram os maus negócios em que muitos senhores de grandes empresas privadas se aproveitaram.

  12. Queridos!
    Recentemente ouvimos falar que o Banco Central irá baixar a taxa de juros Selic, ouvimos também que os juros do crédito rotativo nos cartões irão diminuir em 50% com as novas regras. Mas afinal, o que são juros? Como são calculados? Quando é bom ou ruim? Quando é abusivo? Você que comprou uma casa ou um carro, pegou um empréstimo ou investiu, quanto irá pagar ou render no final? Entenda a diferença de juros e aprenda sobre os calculos de juros simples e juros compostos. Tenho certeza que você verá a matemática de outra forma, aproveitando inclusive, para avaliar o seu perfil financeiro. Não percam novo artigo no blog Café&Finanças! http://cafeefinancas.blogspot.com.br/…/entenda-as-diferenca…
    Aproveitem a leitura!
    Bjocas Carinhosas!!!
    #palestrafinanceira
    http://www.palestrafinanceira.com.br
    http://cafeefinancas.blogspot.com.br

  13. Ninguém faz nada e o povo paga mas onde estamos? Algum país de África? A UE não faz nada? Colocá-los todos na prisão.

RESPONDER

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …

Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em "ataque"

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez …

Jesus foi abordado por clubes portugueses (mas só volta para disputar títulos)

O treinador português Jorge Jesus, que em janeiro deixou o comando técnico do  Al Hilal da Arábia Saudita, confirmou ter sido abordado por dois clubes portugueses, não adiantando os nomes dos emblemas.  Em declarações à SportTV …

Maduro vai reforçar investimento da Venezuela em tecnologia da Huawei

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira que ordenou reforçar os investimentos em projetos que usam a tecnologia da Huawei, empresa chinesa que foi recentemente sancionada pelos Estados Unidos (EUA). "Ordenei que se faça …