//

Governo tem de pagar 23,5 mil milhões em dívida de Sócrates até 2019

41

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa, José Sócrates

António Costa, José Sócrates

A totalidade da dívida pública, de médio e longo prazo, que Portugal tem que pagar a Bancos e Fundos de Investimento, até 2019, foi contraída durante o Governo de José Sócrates, ascendendo a 23,5 mil milhões de euros.

Estes números são avançados pelo Diário de Notícias que sustenta que o actual Governo do PS carrega a pesada herança da dívida pública contraída durante o Executivo de José Sócrates, entre 2005 e 2011.

Portugal tem ainda que pagar 66 mil milhões de euros aos credores da chamada Troika, que inclui o Fundo Monetário Internacional e os mecanismos de ajuda da União Europeia.

Mas o maior problema, em termos de dívida, são estes 23,5 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro que é preciso pagar até meados de 2019, conforme dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo DN.

Este valor equivale “a mais de 12% do Produto Interno Bruto deste ano“, sublinha o jornal, notando que “é quase tanto como a dívida contraída junto do FMI ou do fundo da Zona Euro no âmbito do resgate”.

Acresce a isto o facto de que estão em causa credores de mercado, maioritariamente privados, o que constitui um problema “crescente”, fruto do consecutivo aumento das taxas de juro, repara o DN.

A título de exemplos, o jornal refere que, no próximo 16 de Outubro, o Governo tem que pagar 6,1 mil milhões de euros de uma OT emitida em Outubro de 2007, a uma taxa de juro de 4,35%; a 15 de Junho de 2018, será preciso desembolsar mais 7,3 mil milhões de euros com uma taxa de juro de 4,45%; em 2019, espera-se o pagamento de mais 10,1 mil milhões de euros com juros a 4,75%.

E “para pagar em 2020, o governo de Sócrates deixou uma OT de 11,2 mil milhões de euros (emitida em 2010 com um juro de 4,8%)”, repara o DN, notando que “em 2021 cai outra de 13,6 mil milhões de euros (emitida em 2005, com cupão de 3,85%)”.

A situação actual só não é mais complicada porque “o IGCP fez operações de troca de dívida (que adiaram o pagamento de parte das obrigações) e de recompra (que antecipou reembolsos)”, sustenta o DN.

O Governo conseguiu adiar o pagamento de cerca de 733 milhões de euros para 2025 e de mais 279 milhões de euros para 2037, considera ainda o DN.

ZAP //

41 Comments

  1. Mas, é divida “de Sócrates” ou divida que “foi contraída durante o Governo de José Sócrates”?!!
    É que são coisas bem diferentes e, mais uma vez, o titulo e o subtítulo contradizem-se-se!!
    O titulo da fonte (DN) é bem diferente:
    “Governo terá de pagar 23,5 mil milhões em dívida toda ela contraída por Sócrates”!
    Ou informam ou “fazem de conta”, e, para isso, já temos o CM…

    • Estes tipos são discípulos da “pós verdade”.
      A verdade conta pouco, o que conta são títulos como este – que alguns asininos adoram – e o alarido que provocam.

  2. “Governo tem de pagar …..”
    qual governo?
    os membros do governo vao tirar dinheiro do bolso deles para pagarem a divida?
    porque nao alteram o titulo da noticia?
    ficava melhor assim “contribuintes têm que pagar 23,5 mil milhões em dívida de Sócrates até 2019”
    no fundo quem paga esta dívida sao os contribuinte e nao o governo

  3. Somando o que temos que pagar até 2021, a dívida contraída durante o governo de Sócrates ascende a 48,3 mil milhões de euros.
    Quase 50 mil milhões de euros. Sócrates fez um trabalho notável e conseguiu penhorar as contas do país durante cerca de duas décadas.

  4. Título da notícia completamente descabido. Denota um mau profissionalismo no seu grau máximo. Isto é jornalismo pobre! A dívida não é de Sócrates, mas sim contraída pelos governos de Sócrates, nem é o Governo o pagador de qualquer dívida, mas antes os contribuintes!

  5. Quanto ao Sr. Eu!: Quem é o responsável máximo de um governo? O Sr. Primeiro Ministro. Portanto, se esta dívida foi assumida durante o governo do Sr. Primeiro Ministro Sócrates é naturalmente uma dívida cuja responsabilidade inicial é deste Sr. e não… do Pai Natal. Portanto, fazer como Pilates, já era…, embora muitos persistam em pensar que convencem que os outros não pensam.
    por outro lado, foi uma tremenda irresponsabilidade assumir-se tantos encargos, não se pensando no futuro das gerações mais novas. Isto, apenas com o intuito de populismo e demagogia, pois verdadeiro crescimento produtivo deste país, há décadas que não se vê. Infelizmente, o actual primeiro ministro, muito habilidoso, escamoteia certas realidades, como as dívidas que não estão a ser pagas e acumular-se no sector da saúde, para depois vir dizer-se que se teve um deficit de 2%!!!

    • Certo, mas dívida é dele (Sócrates) ou do país?!
      Que foi contraída no governo dele já nós sabemos e, até se percebe logo lendo o subtítulo da noticia – o titulo é que foi um bocado “ao lado”!
      A minha questão não era a origem/responsabilidade da dívida, mas sim do titulo duvidoso da noticia!
      Irresponsabilidade é pouco; foi um crime, mas a própria UE “ajudou” e incentivou a caminhar nesse sentido… o resultado (em Portugal e na UE) está à vista!…
      No fundo, quem ganhou (e continua a ganhar) com tudo isto é a máfia da alta finança (para onde foi o Furão Barroso “trabalhar” depois de um desempenho “excelente” à frente da UE)!…

  6. mais uma para juntar ás outras da acusação Marquês .
    Então um tipo nomeado para governar o País, governa-se a si próprio e deixa os portugueses para pagar as suas asneiras , não será um crime ?
    Ou será antes uma conduta merecedora de uma condecoração ?

      • Nunca? Que tal todos os dias? Até tiveram um relógio com contagem decrescente… Onde é que estava nesse quatro anos e meio de desgraça? Foram castigados? Como? Foram presos? Deve estar a gozar comigo.

      • E até houve um ministro do Passas que disse que a crise, por alturas de 2012, que a crise estava a acabar.

      • Não só ainda não acabou, como ainda vai durar muitos e muitos anos! Mas há quem prefira viver na ignorância… E de forma voluntária!

  7. É a pescadinha de rabo na boca !
    Agora é Costa que vai aos mercados sacar milhares de milhão para pagar a herança de Sócrates.
    Um próximo governo, quando Costa se sentir no atoleiro, terá de pagar a dívida agora contraída.
    Será que só as agências de rating perceberam que o país está falido e vale Lixo ?

    • “a herança de Sócrates”? Já nem vou falar nos que antecederam o Sócrtaes. E que tal tudo aquilo que se passou na traquitana do Passos e Portas? Ou acha que “eles” também não se endividaram (memso com a troika à perna?)? Quem o ouvir falar, até acrdeita que a divida nacional (toda, desde o início dos tempos) é da responsabilidade do PS (mais especificamente do Sócrates). Talvez seja melhor aterrar. Vive num mundo de fantasia. Acorde para a realidade!

  8. O título da notícia devia ser assim. Os contribuintes têm de pagar 23,5 mil milhões dos tempos do socas e dos seus correligionários.

    • Sim… Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” passos/portas “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” cavaco “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” guterres “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” santana “e dos seus correligionários”. Assim como “Os contribuintes têm de pagar x mil milhões dos tempos do” barroso “e dos seus correligionários”. Chega? É que há mais…

      • Até que enfim estamos de acordo! Só foi pena não ter referido “isso” no primeiro comentário. Anyyway…

  9. de quem são os 100 mil milhões do tempo do passas caçapo o tal que ignora que se paga segurança social. sabendo nós o Modus operandi do manhoso é fácil de advinhar, antes a coisa vai ser um desastre vai vir o diabo bla bla bla depois se a coisa funciona o mérito é dele. ex: a crise da divida grega, desemprego/emprego etc.

  10. “A totalidade da dívida pública, de médio e longo prazo, que Portugal tem que pagar a Bancos e Fundos de Investimento, até 2019, foi contraída durante o Governo de José Sócrates, ascendendo a 23,5 mil milhões de euros”. Querem-me dizer que o Barroso não contraiu qualquer dívida. Querem-me dizer que o cavaco não contraiu qualquer dívida. Querem-me dizer que o Guterres não contraiu qualquer dívida, Querem-me dizer que o Passos/Portas não contrairam qualquer dívida… Não quero saber quem publicou esta notícia! Assim, como está escrita, só posso dizer… Não! Afirmar!… Que é uma grande mentira! Se o Diário de Notícias publicou esta tamanha mentira, então só posso concluir que é mais um jornal que segue o “caminho” de um jornaleco que anda praí… Qualquer coisa da Manhã. Sinceramente espero que esteja errado e que seja mais uma manipulação da “imprensa”…
    Mas… perguntam-me: Como sabes que é mentira? Bem… É só usar o senso comum (que poucos aqui têm…).

  11. Ainda bem que os mortos não ressuscitam porque caso contrário se Salazar cá viesse e visse uma desgraça destas até ia imaginar que já ninguém aprende a fazer contas e morreria de ataque cardíaco de seguida.

    • Vaca Voadora pois esse senhor nada fez para evitar o atraso em que deixou o país. Não era guardando o ouro que melhorava a vida das pessoas. Todas as dívidas feitas para melhorar o país estão justificadas. Claro que se exagerou mas estando feitas obras, elas servirão para de algum modo desenvolver o país. O problema foram os maus negócios em que muitos senhores de grandes empresas privadas se aproveitaram.

  12. Queridos!
    Recentemente ouvimos falar que o Banco Central irá baixar a taxa de juros Selic, ouvimos também que os juros do crédito rotativo nos cartões irão diminuir em 50% com as novas regras. Mas afinal, o que são juros? Como são calculados? Quando é bom ou ruim? Quando é abusivo? Você que comprou uma casa ou um carro, pegou um empréstimo ou investiu, quanto irá pagar ou render no final? Entenda a diferença de juros e aprenda sobre os calculos de juros simples e juros compostos. Tenho certeza que você verá a matemática de outra forma, aproveitando inclusive, para avaliar o seu perfil financeiro. Não percam novo artigo no blog Café&Finanças! http://cafeefinancas.blogspot.com.br/…/entenda-as-diferenca…
    Aproveitem a leitura!
    Bjocas Carinhosas!!!
    #palestrafinanceira
    http://www.palestrafinanceira.com.br
    http://cafeefinancas.blogspot.com.br

  13. Ninguém faz nada e o povo paga mas onde estamos? Algum país de África? A UE não faz nada? Colocá-los todos na prisão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.