Governo pondera manter rendas antigas congeladas

No âmbito da elaboração do Orçamento do Estado para 2022, o Governo admite um novo congelamento das rendas habitacionais celebradas antes de 1990.

O período de transição para a atualização dos contratos de arrendamento celebrados antes de 1990 termina em novembro de 2022, depois de já ter sido prorrogado por duas vezes desde que entrou em vigor a lei que ficou conhecida por “Lei Cristas”.

Agora, o Governo admite incluir no Orçamento do Estado (OE) para 2022 um novo congelamento dessas rendas. Em declarações ao site Dinheiro Vivo, a secretaria de Estado da Habitação revela que o Executivo está a avaliar os diversos cenários de intervenção.



“Tendo em consideração estes prazos, o Governo está a avaliar os diversos cenários de intervenção no âmbito da elaboração do OE 2022″, declarou Marina Gonçalves, sem querer adiantar mais pormenores.

“O NRAU [Novo Regime do Arrendamento Urbano] prevê um período transitório, atualmente de 10 anos, com regras específicas para a atualização das rendas dos contratos de arrendamento habitacional” anteriores a 1990. Terminado esse prazo, “os contratos podem transitar para o NRAU, sendo certo que a real eficácia apenas se verifica no final de 2022”, adiantou ainda a governante.

Em declarações à rádio TSF, a Associação Lisbonense de Proprietários disse que vê com “apreensão” esta intenção do Governo, acusando-o de “assédio”.

A vice-presidente da associação, Iolanda Gávea, considerou que “estas alterações legislativas constantes, e sempre com vista a restringir os direitos dos proprietários, já mais parecem uma questão de assédio” e pediu por isso “estabilidade legislativa”.

Do outro lado da questão, a Associação dos Inquilinos Lisbonenses aplaude esta notícia. Romão Lavadinho, o seu presidente, explicou que, caso este período não seja alargado, muitas famílias vão ficar em maus lençóis.

“Devem restar entre 80 a 100 mil famílias nessas condições, se o pedido não for prolongado, será muito difícil para essas famílias. Achamos que o período deve ser prolongado para evitar despejos e evitar complicações”, afirmou.

Tal como lembra o Dinheiro Vivo, os beneficiários deste regime transitório são inquilinos que comprovem que o rendimento anual bruto corrigido (RABC) do agregado familiar é inferior a cinco retribuições mínimas nacionais anuais (RMNA).

Segundo dados facultados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, no ano passado, foram emitidas 3073 declarações a certificar que o RABC era inferior a cinco RMNA.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diocese de Viseu está a investigar duas suspeitas de abuso sexual

A diocese de Viseu está a investigar dois casos de suspeita de abuso sexual de menores cometidos por membros da Igreja Católica. De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira, um dos …

Pessoas num mercado chinês

OMS armada com plano ousado e nova equipa para encontrar origens da covid-19. China pode atrapalhar

A Organização Mundial da Saúde anunciou esta quarta-feira a composição da equipa que irá passar a investigar novos vírus infecciosos que possam provocar pandemias e que terá como uma das missões estudar a origem do …

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal

Gouveia e Melo foi à TV japonesa revelar os segredos do sucesso da vacinação em Portugal

Esta quarta-feira, a TV Asashi emitiu uma reportagem sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19 um pouco por todo o mundo. Portugal e o sucesso da sua estratégia mereceram destaque. Com 85% da população vacinada …

Ataque com arco e flecha na Noruega com cinco mortos confirmados. Suspeito mostrava sinais de radicalização

Polícia acredita que o suspeito terá agido sozinho, pelo que não estão a ser feitas buscas para localizar mais envolvidos. Durante a detenção, agentes também terão sido atingidos. O cidadão dinamarquês de 37 anos que as …

Rendeiro trocou de advogados durante a fuga (e agora tem na defesa o assessor do pai do motorista)

João Rendeiro tem uma nova equipa de defesa depois de ter trocado de advogados quando já tinha saído do país, para escapar à prisão. Agora, um dos seus advogados é Abel Marques, secretário-geral da ANTRAL …

Ruas cheias e impaciência. O "cocktail" que explica a violência nas noites de Porto e Lisboa

As autoridades policiais estão preocupadas com a escalada de violência nas noites de Porto e Lisboa. A euforia pós-pandemia e a impaciência nas filas de espera podem explicar este fenómeno. A vida noturna regressou quase totalmente …

Rangel aconselhado a dar já o passo que falta. Carreiras diz que Rio não se recandidata

O eurodeputado foi aconselhado por vários apoiantes a assumir já esta quinta-feira, no Conselho Nacional, que está disponível para ser candidato à liderança do partido. Na noite desta quarta-feira, e pouco depois de a direção do …

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na apresentação das propostas da UE para a Irlanda do Norte

Às turras com o Reino Unido, UE propõe criar "via rápida" no protocolo da Irlanda do Norte

A União Europeia mostra-se aberta a mudar partes do acordo e facilitar as trocas comerciais, mas continua a rejeitar uma renegociação geral do protocolo. O ex-conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, revelou também que o …

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …