/

Governo quer injectar mais dinheiro na TAP (para acelerar a venda)

7

O Governo prepara uma nova injecção de capital, com fundos públicos, na TAP SGPS, a empresa que detém a TAP. O objectivo é passar a controlar 100% da companhia de aviação para poder negociar a venda de forma acelerada, sem ter que discutir com outros accionistas.

Actualmente, o Estado tem 72,5% do capital da empresa que detém a TAP e o empresário Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro, é dono de 22,5%. Os trabalhadores da TAP ainda são proprietários de 5% do capital da empresa.

Mas o Estado pretende ficar com a totalidade das acções e sem pagar qualquer compensação a Pedrosa, nem aos trabalhadores, como avança o Jornal de Negócios.

Em preparação está uma “operação harmónio” em que o Estado pretende passar dos actuais 15 milhões de euros de capital para os 239 milhões de euros, de modo a segurar 100% da estrutura accionista da TAP SGPS, segundo o Negócios.

O objectivo é “acelerar a venda da empresa ficando com liberdade total para negociar sem ter que se sentar à mesa com outros accionistas”, aponta ainda o jornal.

A Lufthansa e o grupo Air-France/KLM têm sido apontados como potenciais interessados na compra da TAP.

O aumento de capital do Estado na empresa vai ser votado em Assembleia Geral (AG) no próximo dia 11 de Novembro.

Este reforço de capital será feito “por entrada em espécie, com a conversão das prestações acessórias na TAP SGPS de que é titular a República Portuguesa, representada pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças [DGTF]”, conforme refere o Negócios citando a convocatória para a AG.

Após votarem o aumento de capital, os accionistas vão discutir e votar “uma redução do capital social da sociedade no montante de €239.093.530,00, “correspondente à totalidade do capital social após o aumento” das verbas do Estado, “destinada à cobertura parcial de prejuízos da sociedade“, frisa a mesma convocatória citada pela dita publicação.

Para que esta redução ocorra será preciso que haja um “novo aumento de capital de 10 milhões de euros, com a extinção de 23.909.353 acções representativas da totalidade do capital social da sociedade”, aponta ainda o jornal.

Estes 10 milhões de euros em dinheiro “vão ser subscritos pelo Estado através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, no montante de 9,9 milhões a que se somam cem mil euros da Parpública“, constata também o Negócios.

Assim, o Estado ficará com 99% da TAP e a Parpública com 1% da companhia.

Em Dezembro deste ano, a TAP vai receber a última injecção de dinheiro, 990 milhões de euros, no âmbito do plano de reestruturação da empresa, o que somará um total de 3,2 mil milhões de euros em ajudas estatais.

No âmbito do acordo firmado com a Comissão Europeia para o apoio à TAP, o Estado português comprometeu-se a não voltar a financiar o capital da empresa durante 10 anos a partir de Janeiro do próximo ano. Assim, o eventual aumento de capital avançado pelo Negócios terá que ser aprovado antes disso.

ZAP //

 

7 Comments

  1. Bravo… a resposta era a nacionalização e assim foi feito pelo PS. Agora depois de 3,2 mil milhões vamos vender a TAP com jeito a custo zero ou pelo valor de uma parte das dividas…
    ver se o mesmo que a EFACEC que o estado adquiriu e agora está em falencia técnica…

    • 3,2 mil milhões?!! Meta lá mais 900 milhões que já estão anunciados. A festa vai acabar bem acima dos 4 mil milhões. O que vale é que os portugueses, as portuguesas e as empresas estão cheias dele.
      E ainda estes bandalhos queriam comprar uma frota de bmw’s.

  2. Não percebo como a UE “obrigou” a vender a EDP, uma verdadeira empresa bandeira, quando deveria ter sido a TrAmPa. Inclusive a UE “obrigou” o governo a não ter golden shares, e agora autoriza “deep shit” shares.
    Os argumentos que o governo dá para a TAP deveria também ter dado para a EDP.
    Desde que me conheço (50 anos) a TAP só funciona com o prejuízo dos portugueses.
    Anda um hospital para ser feito há 20 anos, muito mais importante para “socorrer” os contribuintes, vamos vender a TAP mas pelo menos por 4+4+4 billions.

  3. Porra só a TAP é que faz comichão aos portugueses então e a injeção que o estado mete milhões nos bancos e eles também vão á falência também é do dinheiro dos contribuintes e ainda roubam e São perdoados assim como outras empresas do estado que saem dos nossos bolsos e ninguém fala.Porra querem meter tantos trabalhadores no desemprego sem culpa nenhuma.A culpa é dos grandes lá de dentro que não sabem dirigir bem a empresa.

  4. Continua o desastre TAP. Quando é que correm com este “doente”, espécie de ministro, que anda a dar cabo do dinheiro dos esforçados contribuintes? Nem o pai o quis na sua empresa porque sabia que o filho era uma desgraça. Ele o que gostava era passear-se com os dois carros de luxo (Porche e Maserati), pela cidade de S. João da Madeira.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.