Governo lança plano para trazer de volta emigrantes desempregados

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira o Plano Estratégico para as Migrações, que inclui o programa Valorização do Empreendedorismo Emigrante (VEM), que incluiu medidas para ajudar os emigrantes portugueses a regressar e criar negócios em Portugal.

O pacote, que faz parte do Plano Estratégico para as Migrações (2015-2020), irá apoiar o empreendedorismo, criar estágios e atribuir bolsas, apoiando também as empresas que contratem portugueses que se encontrem desempregados no estrangeiro.

Em entrevista ao Público, Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, explicou que o programa VEM vai “facultar uma subvenção não reembolsável, que vai ter um limite máximo de financiamento por projeto”.

A verba para cada projeto deverá ficar entre os 10 mil e os 20 mil euros, e numa primeira fase é expectável que o VEM possa apoiar até 40 a 50 “projetos de criação do próprio posto de trabalho, ou empresa, por parte de emigrantes com intenção de regressar a Portugal”.

Pedro Lomba referiu que a medida será financiada pelo Programa Operacional para a Inclusão Social (POISE), com uma dotação global superior a dois mil milhões de euros, mas cujo regulamento ainda está por publicar.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que esta gente inventa em ano de eleições
    1º mando-nos emigrar, depois quer que voltem para criar negocios e eu sei lá que mais.
    Uma coisa eu tenho a certeza, se ganharem as eleições, no dia a seguir revogam tudo e voltam á carga com toda a ferocidade para acabar com o pouco que ainda resta

      • Espero bem que não ganhem. Até porque nunca ganharam nenhuma eleição antes!
        Independentemente do que ainda possa ocorrer este já ficará para a história como o pior governo de sempre. Será sempre relembrado com o governo que mais portugueses mortos terá na sua consciência; o mais irresponsável, o que tinha toda uma conjuntura internacional favorável e que não a soube aproveitar; o que aumentou o número de funcionários públicos em 10 mil; o que nomeou profundos incompetentes para cargos de responsabilidade com as consequências fatídicas que todos nós conhecemos; o que comprometeu o futuro do país ao aumentar as responsabilidades e os encargos futuros do Estado.
        Isto tudo foi muito mau. Só não percebo é como ainda lá estão. Noutro qualquer país minimamente desenvolvido e com uma população culta e informada já tinham sido postos a andar.

  2. Só quem for parvo é que regressa a Portugal. Enquanto não houver uns quantos (muitos) na prisão o país não avança. Com tanta corrupção é impossível.

  3. Se não deixassem entrar indiscriminadamente centenas de milhares de imigrantes(a maioria brasileiros,mas também de leste,Ásia e África ,a grande maioria dos portugueses não emigrava.Mas os estrangeiro vêm fazer o que os portugueses não querem,totalmente mentira…!Os portugueses fazem esses trabalhos mas em outros países, onde ganham salários mais dignos.A esquerda é hipócrita ao querer salários melhores quando são a favor da entrada desregulada de imigrantes(todos entram como turistas,aumentando ainda ,falsamente, os dados relativos à entrada de turistas no nosso país).Os salários como em tudo, estão indexados à lei da oferta e da procura ,havendo muita mão de obra(muitos dispostos a trabalhar por qualquer valor) os salários não poderão aumentar,é lógico! E não pensem que apenas se refer a salários de trabalhos não qualificados,todos, mesmo os qualificados serão afectados!O segredo para os subir os salários de trabalhos qualificados também é fazer subir os não qualificados,os outros sobem por acréscimo.

RESPONDER

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …