Governo lança plano para trazer de volta emigrantes desempregados

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira o Plano Estratégico para as Migrações, que inclui o programa Valorização do Empreendedorismo Emigrante (VEM), que incluiu medidas para ajudar os emigrantes portugueses a regressar e criar negócios em Portugal.

O pacote, que faz parte do Plano Estratégico para as Migrações (2015-2020), irá apoiar o empreendedorismo, criar estágios e atribuir bolsas, apoiando também as empresas que contratem portugueses que se encontrem desempregados no estrangeiro.

Em entrevista ao Público, Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, explicou que o programa VEM vai “facultar uma subvenção não reembolsável, que vai ter um limite máximo de financiamento por projeto”.

A verba para cada projeto deverá ficar entre os 10 mil e os 20 mil euros, e numa primeira fase é expectável que o VEM possa apoiar até 40 a 50 “projetos de criação do próprio posto de trabalho, ou empresa, por parte de emigrantes com intenção de regressar a Portugal”.

Pedro Lomba referiu que a medida será financiada pelo Programa Operacional para a Inclusão Social (POISE), com uma dotação global superior a dois mil milhões de euros, mas cujo regulamento ainda está por publicar.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que esta gente inventa em ano de eleições
    1º mando-nos emigrar, depois quer que voltem para criar negocios e eu sei lá que mais.
    Uma coisa eu tenho a certeza, se ganharem as eleições, no dia a seguir revogam tudo e voltam á carga com toda a ferocidade para acabar com o pouco que ainda resta

      • Espero bem que não ganhem. Até porque nunca ganharam nenhuma eleição antes!
        Independentemente do que ainda possa ocorrer este já ficará para a história como o pior governo de sempre. Será sempre relembrado com o governo que mais portugueses mortos terá na sua consciência; o mais irresponsável, o que tinha toda uma conjuntura internacional favorável e que não a soube aproveitar; o que aumentou o número de funcionários públicos em 10 mil; o que nomeou profundos incompetentes para cargos de responsabilidade com as consequências fatídicas que todos nós conhecemos; o que comprometeu o futuro do país ao aumentar as responsabilidades e os encargos futuros do Estado.
        Isto tudo foi muito mau. Só não percebo é como ainda lá estão. Noutro qualquer país minimamente desenvolvido e com uma população culta e informada já tinham sido postos a andar.

  2. Só quem for parvo é que regressa a Portugal. Enquanto não houver uns quantos (muitos) na prisão o país não avança. Com tanta corrupção é impossível.

  3. Se não deixassem entrar indiscriminadamente centenas de milhares de imigrantes(a maioria brasileiros,mas também de leste,Ásia e África ,a grande maioria dos portugueses não emigrava.Mas os estrangeiro vêm fazer o que os portugueses não querem,totalmente mentira…!Os portugueses fazem esses trabalhos mas em outros países, onde ganham salários mais dignos.A esquerda é hipócrita ao querer salários melhores quando são a favor da entrada desregulada de imigrantes(todos entram como turistas,aumentando ainda ,falsamente, os dados relativos à entrada de turistas no nosso país).Os salários como em tudo, estão indexados à lei da oferta e da procura ,havendo muita mão de obra(muitos dispostos a trabalhar por qualquer valor) os salários não poderão aumentar,é lógico! E não pensem que apenas se refer a salários de trabalhos não qualificados,todos, mesmo os qualificados serão afectados!O segredo para os subir os salários de trabalhos qualificados também é fazer subir os não qualificados,os outros sobem por acréscimo.

RESPONDER

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …