Governo lança plano para trazer de volta emigrantes desempregados

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira o Plano Estratégico para as Migrações, que inclui o programa Valorização do Empreendedorismo Emigrante (VEM), que incluiu medidas para ajudar os emigrantes portugueses a regressar e criar negócios em Portugal.

O pacote, que faz parte do Plano Estratégico para as Migrações (2015-2020), irá apoiar o empreendedorismo, criar estágios e atribuir bolsas, apoiando também as empresas que contratem portugueses que se encontrem desempregados no estrangeiro.

Em entrevista ao Público, Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, explicou que o programa VEM vai “facultar uma subvenção não reembolsável, que vai ter um limite máximo de financiamento por projeto”.

A verba para cada projeto deverá ficar entre os 10 mil e os 20 mil euros, e numa primeira fase é expectável que o VEM possa apoiar até 40 a 50 “projetos de criação do próprio posto de trabalho, ou empresa, por parte de emigrantes com intenção de regressar a Portugal”.

Pedro Lomba referiu que a medida será financiada pelo Programa Operacional para a Inclusão Social (POISE), com uma dotação global superior a dois mil milhões de euros, mas cujo regulamento ainda está por publicar.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que esta gente inventa em ano de eleições
    1º mando-nos emigrar, depois quer que voltem para criar negocios e eu sei lá que mais.
    Uma coisa eu tenho a certeza, se ganharem as eleições, no dia a seguir revogam tudo e voltam á carga com toda a ferocidade para acabar com o pouco que ainda resta

      • Espero bem que não ganhem. Até porque nunca ganharam nenhuma eleição antes!
        Independentemente do que ainda possa ocorrer este já ficará para a história como o pior governo de sempre. Será sempre relembrado com o governo que mais portugueses mortos terá na sua consciência; o mais irresponsável, o que tinha toda uma conjuntura internacional favorável e que não a soube aproveitar; o que aumentou o número de funcionários públicos em 10 mil; o que nomeou profundos incompetentes para cargos de responsabilidade com as consequências fatídicas que todos nós conhecemos; o que comprometeu o futuro do país ao aumentar as responsabilidades e os encargos futuros do Estado.
        Isto tudo foi muito mau. Só não percebo é como ainda lá estão. Noutro qualquer país minimamente desenvolvido e com uma população culta e informada já tinham sido postos a andar.

  2. Só quem for parvo é que regressa a Portugal. Enquanto não houver uns quantos (muitos) na prisão o país não avança. Com tanta corrupção é impossível.

  3. Se não deixassem entrar indiscriminadamente centenas de milhares de imigrantes(a maioria brasileiros,mas também de leste,Ásia e África ,a grande maioria dos portugueses não emigrava.Mas os estrangeiro vêm fazer o que os portugueses não querem,totalmente mentira…!Os portugueses fazem esses trabalhos mas em outros países, onde ganham salários mais dignos.A esquerda é hipócrita ao querer salários melhores quando são a favor da entrada desregulada de imigrantes(todos entram como turistas,aumentando ainda ,falsamente, os dados relativos à entrada de turistas no nosso país).Os salários como em tudo, estão indexados à lei da oferta e da procura ,havendo muita mão de obra(muitos dispostos a trabalhar por qualquer valor) os salários não poderão aumentar,é lógico! E não pensem que apenas se refer a salários de trabalhos não qualificados,todos, mesmo os qualificados serão afectados!O segredo para os subir os salários de trabalhos qualificados também é fazer subir os não qualificados,os outros sobem por acréscimo.

RESPONDER

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …

Variante inglesa em 29 países europeus. Estirpe do Brasil mais transmissível (e ilude sistema imunitário)

A variante britânica do SARS-CoV-2, presente em 29 países da União Europeia, é responsável por mais de metade das infeções totais. A estirpe detetada no Brasil, apesar de pouco prevalecente na Europa, pode ter uma …