Governo investiga caso da criança perdida na rua por “lapso” de casa-abrigo

55Laney69 / Flickr

O Governo já está a investigar o caso da criança que foi encontrada sozinha na rua, de pijama, depois de ter saído de uma casa-abrigo para vítimas de violência doméstica, onde vive com a mãe, sem que os funcionários do espaço se tenham apercebido.

O menino foi encontrado numa rua da Amadora, perto das oito da manhã de domingo, por um funcionário de uma cadeia de supermercados.

“Vi a criança de pijama, perguntei-lhe onde ia e ela agarrou-se a mim a chorar e a pedir comida”, conta o funcionário do Pingo Doce, Nério Gonçalves, ao jornal Diário de Notícias (DN), notando que o menino, com idade entre 3 a 4 anos, teria um pijama vestido e pantufas calçadas.

“Estava a fazer a descarga [dos produtos para o supermercado] e vi-a”, refere o funcionário, contando ao DN que a criança não sabia dizer o nome da mãe e que tinha fome.

Fiquei chocado. Fui a um café e comprei-lhe comida”, refere ainda Nério Gonçalves, sublinhando que o “menino estava desorientado” e que “a fralda transbordava”, mas que “não parecia ser maltratado”.

A Polícia de Segurança Pública foi chamada para resolver o caso e já entregou a criança à mãe que continua a residir na mesma casa-abrigo de onde o filho saiu, enquanto ela trabalhava.

Um “lapso”, alegam fontes policiais

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens já foi notificada para avaliar o caso e o Governo está também a averiguar o que aconteceu, conforme refere o Correio da Manhã (CM).

A Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que tem um protocolo com a casa-abrigo visada, está “a acompanhar a situação e a apurar as circunstâncias em que ocorreram os factos”, conforme refere uma fonte da entidade ao CM.

Fontes policiais disseram ao jornal que está em causa um “lapso” dos funcionários da casa-abrigo que não se aperceberam da saída da criança para a rua.

A mãe foi trabalhar, no domingo de manhã, e ele ficou a dormir e, quando acordou, saiu para a rua, sem que a responsável pela sua guarda, nem as outras utentes da casa-abrigo o tenham visto, relata o CM.

O jornal apurou também, que a casa-abrigo já está a mudar “procedimentos” para que nada do género se volte a repetir.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um lapso que podia ter custado a vida a uma criança e pronto assim se dá a volta o problema um lapso que já estão a mudar para não voltar a acontecer noutro pais ou fechavam a casa que de acolhimento tem muito pouco ou demitiam quem lá trabalha por incompetência, mas aqui foi só um lapso coisa normal

  2. Caso isto tivesse acontecido a um qualquer pai ou mãe já estariam a contas com a justiça e a apreensão da criança para uma dessas casas que afinal também falham e logo quanto a mim com insegurança a tal ponto de uma criança sair de lá sem que ninguém se aperceba o que demonstra falta de vigilância e portas abertas à vontade do freguês.

  3. LAPSO???? Se fosse com o governo anterior era abertura de telejornais, 1ª página dos diários, e vinha a casa abaixo. Como é com este governo… acontece, é um lapso, tudo se abafa, tudo se cala… e está tudo bem, e a culpa morre solteira.
    Provavelmente tem falta de meios, tem pouco pessoal e querem aumentos de ordenados.
    É GRAVE é muito GRAVE, não tem como se desculpar. Se tivesse acontecido alguma coisa à criança ainda gostava de saber quem é que responsabilizavam… provavelmente o Passos Coelho

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …